Como ter um Blog: 15 dicas especiais!




Como ter e manter um blog de sucesso? Essa pergunta vem mexendo com várias cabecinhas por aí!

Eu sei, eu sei, o meu Blog é novo, tem apenas 7 meses, mas eu sou velha.
Devido a minha profissão, tenho algumas habilidades que contribuem muito para manter (apesar dos apesare) o Blog em pé. Persistência, organização, busca pelo novo, metas... Tudo isso me ajuda a, mesmo com imprevistos, ver aquele numerozinho amado de visitas sempre subir (sem contar outras conquistas, que incluem até grandes amizades).

Muitas pessoas tem o sonho de ter um Blog que deixe de ser hobby e passe a ser profissão. E é por isso que vou começar a levantar alguns pontos que acho importante na hora de colocar a mão na massa.
Futuramente irei falar mais especificadamente e discutir direitinho cada item, mas vamos ao Top 15?

como ter um blog

1. Planeje:
Antes de começar postando loucamente por ai, “perca” um tempinho planejando como o seu blog será.
Estabeleça itens e responda algumas perguntas: sobre o que eu posso falar? Sobre o que eu sei falar? Eu vou ter tempo para fazer isso? Quais ferramentas vou usar? Os temas serão amplos ou vou falar de algo específico? quantos dias na semana vou postar?

2. Organize:
Básico! Se você não se organizar ou o Blog desanda ou o resto da sua vida. 
Ter um Blog dá trabalho e requer muita disciplina, o fato de você organizar faz com que você economize tempo e tenha um desempenho superior.
Por isso, faça um calendário editorial (ou um Blog Planner), separe quais as categorias que irá criar, quais dias da semana irá postar, o que irá postar.
Além de facilitar a sua vida, facilita a do leitor. Ele vai saber, por exemplo, que você fala sempre sobre viagens ou que “todas as terças tem dicas de filmes no Blog da Joana”!.
Inclua também dias para interação, dias para a criação do conteúdo, dias para a divulgação.

3- Atualize com frequência:
Com base no calendário que criou, tente atualizar com frequência. Muitas vezes é difícil, temos outras prioridades, mas o essencial é ter estabelecido e sempre tentar.
Dois dias por semana? Ok. Vou me esforçar para isso e meu público saberá que dois dias por semana tem post novo. 
Caso contrário as pessoas desistem de te visitar: “nunca tem nada de novo aqui!”

4. Estabeleça Metas:
Crie metas. E eu não estou falando de número de curtidas ou visualizações.
Crie metas para você! Para o seu desempenho.
"Eu tenho como meta postar 3 vezes por semana! Eu tenho como meta comprar meu próprio domínio. Agora a minha meta é ir atrás do meu mídia kit."
Os números serão uma consequência boa das suas metas.
Nunca fique sem metas, sempre queira mais. Elas irão te impulsionar.
Só que não dá pra ter metas surreais (já tive, confesso, queria postar todo dia): é melhor começar com metas pequenas e ir alcançando com sucesso do que estabelecer uma super meta e se decepcionar.

5.Crie conteúdos:
Planejou tudo? Tem calendário, metas? Hora de sentar o bumbum e começar a escrever.
Antes de lançar o blog tente escrever alguns posts para você se conhecer, ver o que consegue fazer e saber quais são suas limitações.
Lembre-se: o conteúdo precisa de qualidade para atrair as pessoas.

6. Faça Diferente e deixe sempre sua marca:
Seja no jeito de escrever, seja na fonte, seja nas fotos...
Não acho que o conteúdo precisa ser inédito, mas ele tem que ter um diferencial.
Lembre-se, você está começando agora! Precisa atrair o seu público. Se for para escrever igual a Fulana (que tem 3456432k), nem perca seu tempo porque as pessoas irão preferir ver o post da Fulana e não o seu. Coloque os seus detalhes, a sua ginga, o seu diferencial e com certeza você irá atrair e conquistar o seu público, que irá se identificar com as coisas que você posta.

7- Cuide do seu português:
Acontece, claro. Ninguém é perfeito e muitas vezes de tanto a gente ler, aquele errinho chato passa despercebido. Mas tente e se não tem certeza pesquise!
É chato e cansativo ler um texto com muitos erros.

8- Use fotos no post:
Suas, claro! Ou use as chamadas imagens free, aquelas cujo dono autorizou a reprodução.
Mesmo que não tenha a melhor câmera ou que isso não seja seu forte: dê o seu máximo!
Capriche na iluminação, deixe as fotos padronizadas e do mesmo tamanho. Isso contribui para o visual e para a identidade do blog.

9- Tenha um layout e visual legal e crie sua identidade:
Tente deixar as coisas mais cleans, com fácil acesso, bonitas, mas sempre levando em conta a identidade que você quer dar ao Blog. Não faça porque Fulana fez, encontre seu jeitinho e tudo irá ficar lindo e aconchegante.

10- Não faça plágio:
Primeiro: é crime!!
Segundo: é feio!
Já pensou que deselegante se todos os seus leitores descobrirem que você “é uma farsa” e que aquele texto/foto não era seu.
Se for usar algo de outra pessoa, dê os créditos. Isso engrandece não só o autor, mas a você mesmo!

11-Divulgue:
Venda seu peixe. Divulgue em grupos, tente de todas as formas que souber.

12- Troque ideias com os seus leitores:
Peça a opinião dos leitores e RESPONDA aos leitores!
Pediu sugestão, faz um post com o que te enviaram...

13-Interaja, mas não faça spam:
Retribua visitas, comente em Blogs que gostar, curta páginas...Mas só se você gostar, só se você tiver interesse, só se você se identificar.
Não minta dizendo: “Adorei sua página, já curti! Vem conhecer a minha?”.
Se a pessoa gostar do seu trabalho ela irá te visitar e se ela achar válido irá curtir, mas não como forma de retribuição.
Seja inteligente, comente coisas pertinentes ao post da pessoa. Mostre que se interessou, acrescente com sua experiência e, assim, automaticamente a pessoa irá querer conhecer o seu trabalho.

14-Parcerias:
Interação leva a uma coisa: parceria. 
E não apenas parcerias com o objetivo de ganhar dinheiro ou produtos, mas sim de ganhar sorrisos e incentivos. Já conheci grandes pessoas por meio do Blog, tudo de forma natural.
Pode até ser que vocês acabem contribuindo uma com o trabalho da outra. Eu sei falar sobre isso, você sabe fazer aquilo, vamos trocar essa experiência? Vamos nos ajudar?

15- Avalie:
Depois de tudo isso, com certeza seu Blog irá, passinho por passinho, se desenvolver. Agora é hora de avaliar o desenvolvimento. Acompanhe o crescimento. Assim você saberá o que deu certo e o que precisa melhorar.
Como? Use ferramentas como número de visitas, compartilhamentos, curtidas, comentários.

Bônus:
- Anote tudo: inspiração vem e passa. ANOTE! Não deixe pra depois porque você vai esquecer!

- Não desista: apesar das diversidades e dificuldades, não desista!


-Tente de várias formas: Não tenha medo. Tente de várias maneiras, seja uma metamorfose e esteja em constante mudança focando sempre em melhorias. Antigamente eu fazia assim (foto, fonte, texto, divulgação), mas agora mudei e acho que estou melhor! Essa preocupação  deve ser constante.

E vocês?? Alguma dica a acrescentar? Compartilhe conosco. Deixe seu comentário!
Beijos...

11 comentários:

  1. você disse tudo nesse post, aliás acho que todos que planejam ter um blog deveriam lê-lo, pois narra as responsabilidades e méritos de ter um blog!
    trabalhar continuamente sempre gera bons resultados!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaila! Pretendo continuar a expor a minha visão de "ter um blog" e tentar ajudar outras pessoas! :)

      Excluir
  2. GOSTEI DO SEU BLOG E TENHO UM ARTIGO PARA VOCÊ

    Olá Tudo Bem? Primeiro! Quero me apresentar sou a Professora Rosimeire Feliciano Oliveira.

    A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.

    Escrevo atualmente para o Beleza Blog (beleza.blog.br).

    Achei muito interessante o seu blog, gostaria de colaborar com meu artigo, é atraente e atualmente muito buscado pelo público.

    Para divulgação do meu trabalho o que necessito é um link dentro do artigo.

    Se você aceitar publicar o artigo(grátis) eu divulgo (grátis) na nossa rede que soma mais de 2 milhões de visualizações e ainda te dou link do meu blog.

    Me solicite um artigo para avaliação e um plano de divulgação = locais onde seu blog será divulgado.

    Entre em contato comigo por e-mail prof.rosioliveira@gmail.com

    Gostaria de fazer parte do seu blog através desse artigo!


    Convite Especial!
    Você esta convidado(a) a participar das minhas comunidades como membro moderador!

    https://plus.google.com/u/0/communities/112490298534960350287

    e também dessa

    https://plus.google.com/u/0/communities/108585939054651860940

    Não paga nada e com isso você pode compartilhar todas as suas postagens e ideais sempre que quiser e sem precisar de liberação.

    Aguardo sua resposta e estou a sua disposição! Atenciosamente,

    Professora Rosi Feliciano Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Olá! Te achei pelo grupo Blogueiras Ever. Você deu dicas muito importantes, mas a que mais me chamou a atenção foi da organização em dias certos para postar. Confesso que acabei deixando coisas importantes da minha vida de lado para postar freneticamente. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Sim, é difícil!
      E eu confesso que ainda não achei a melhor rotina para mim! Mas vamos tentando que assim a gente se aperfeiçoa!
      :)

      Excluir
  4. Adorei as dicas sou nova nesse mundo, mas a que mais gostei foi a que fala das metas eu sempre procuro ter metas das quais tu sugeriu e como tu mesma falou os números serão consequências naturais, adoreeei :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...Os números e o sucesso (tenha ele o significado que você dê) são consequência de um boa trabalho! Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Que dicas valiosas! Adorei linda! 😍

    ResponderExcluir
  6. Confesso que tento postar todo dia, e estou conseguindo, mas até hoje não consegui deixar as categorias fixas nos dias, até tentei fazer a segunda da literatura e deixar a semana toda planejada, mas é difícil. Vou tentar melhorar o meu cantinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta :) Obrigada pela visita! Eu acho que as categorias facilitam, pois ai eu já sei no que tenho que "estar pensando"... Beijos...

      Excluir