Como ter um blog de sucesso: estabelecendo metas


Você já pensou em ter seu próprio blog? Os blogs estão em alta e trazem inúmeras benefícios. É claro que eles exigem dedicação e paciência, mas podem dar ótimos frutos.

Para te ajudar a ter um blog de sucesso, criei uma lista de 15 dicas especiais para ter um Blog.  Hoje vamos falar um pouco sobre estabelecer e cumprir metas para alcançar o sucesso (seja ele qual for).

metas para blogs


4. Metas.
O que eu sempre vejo em grupos de divulgação de blogs são pessoas gritando ao mundo: “Faltam 30 curtidas na minha página para eu atingir a minha meta de hoje, me ajuda?!” “Faltam 5 visualizações para a minha meta do mês!”
 “Minha meta é ter 2 milhões de seguidores até o fim do ano!”.

Para mim, essa não é a melhor forma de criar metas, por algumas razões:

 Primeiro: muitas vezes esses números serão fantasmas. São pessoas que veem números como sucesso e vão te seguir ou curtir apenas para que você faça o mesmo por elas, sem se preocupar ou gostar de você e do seu conteúdo. 
Resultado? Baixo número de visualizações, de comentários e de interação. Serão seguidores fantasmas e não pessoas reais que gostam do seu trabalho.

 Segundo: essas metas independem de você e do seu trabalho e isso podem gerar grandes frustrações - sem que a “culpa” seja realmente sua. 
Como assim? Suponhamos que sua meta seja juntar dinheiro para ter um domínio próprio (um .com.br) e você gasta tudo no Burger King. No fim você sabe exatamente o porquê não alcançou a meta e o que deve fazer na sua nova tentativa, como melhorar e conseguir alcança-lá. 
Agora, se sua meta é ter 50 curtidas e não consegue você não aprende muito com isso,  já que não sabe o porquê ou como melhorar- sabe lá o que passa na cabeça das pessoas na hora de curtir ou não e isso  independe de você (claro que um bom trabalho levará a aumento no nº, mas disso falaremos mais pra baixo).

 Terceiro: elas são muito vagas e fica quase impossível criar uma estretégia para alcança-las.

Mas, então: qual a melhor forma de criar metas?

Estabeleca pequenos objetivos e crie estratégias para alcança-los. Nada como a sensação de cumprir algo que você tanto sonhou.

Você pode criar metas como:
❤ Ter um domíni próprio; 
❤ Postar duas vezes por semana; 
❤ Participar de uma blogaguem coletiva;
❤ Responder todos os comentários que recebeu na ultima semana;  
❤ Criar uma lista de e-mail;
❤ Entre inúmeros outros...

Quando você cumpre suas metas (esse tipo de pequenos objetivos cotidianos) sobe degraus no sucesso e bom trabalho. Isso irá resultar no quê? NÚMEROS REAIS, QUE INTERAGEM! 
Seguidores reais que gostaram do seu trabalho e decidiram te acompanhar.

Metas numéricas, que refletem parâmetros de desempenho, são as variáveis avaliadas pelo Google Analitycs (vai ter um post só dele). Lá você pode, por exemplo, ver o número de visualizações do seu blog no mês. Eu sempre anoto e deixo um objetivo para o próximo mês. Consegui 5? No próximo quero 10! Com minhas anotações eu consigo ver se o blog cresceu, estabilizou ou desandou e então consigo reformular minhas estratégias e pensar em melhorias... Mas, sempre lembrando que esses números refletem as suas metas diárias de cuidado e manutenção do blog!

E quais foram as metas que eu já alcancei
Comprei meu domínio, tenho meu mídia kit, comecei meu canal, interagi mais no instagram, fechei várias parcerias... Consequentemente consigo manter um bom número de acessos no blog, alcancei meu 1K no face sem trocar curtidas num tempo pequeno...

Lembre-se:
Crie metas para você! Para o seu desempenho.
Os números serão boa consequência.
Nunca fique sem metas, sempre queira mais. Elas irão te impulsionar.
Não dá pra ter metas surreais (já tive, confesso, queria postar todo dia): é melhor começar com metas pequenas e ir alcançando com sucesso do que estabelecer uma super meta e se decepcionar.

Se gostou, siga o Blog aqui e curta nossa página do Facebook. Não deixe de nos acompanhar pelos instagram.

Compartilhe com suas amigas blogueiras!

Não se esqueça de contribuir com o post deixando um comentário: quais metas você já alcançou e quais pretende alcançar em um futuro próximo?

Beijoos..


6 comentários:

  1. Adorei o post♥ Quase nunca estabeleço metas prefiro ir deixando acontecer e só ir divulgando meu trabalho :)
    http://blog--dagabrielarodrigues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem um jeitinho né? Se funciona pra vc esta ótimo! Eu preciso das metas, se não me perco nas minhas ideias e coisas para fazer :)

      Excluir
  2. Ótimo post! Eu já fui do tipo que definia metas, mas atualmente ando com tão pouco tempo para me dedicar ao blog que acho que as chances de me frustrar fazendo-as é maior do que a mínima porcentagem de conseguir alcançá-las.
    www.lagrimasdediamante.com

    ResponderExcluir
  3. Meninas! Obrigada pela visita <3 que bom que gostaram do post!

    ResponderExcluir
  4. Amei o post. Imprimi um planner e no alto dele tem um espaço para metas do mês. Vou seguir seus conselhos. Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  5. Metas <3 O que faz minha vida andar, SÉRIO! Sou muito desorganizada, então preciso estipular metas mensais para poder fazer as coisas funcionarem hahahahahha. Tento colocar tudo no papel, até simples pesquisas que preciso fazer, ou quantas fotos quero tirar para postar no instagram do blog, interações para fanpage... Nem sempre cumpro todas, mas, a culpa é toda minha hahahaha As metas pessoais, gosto de fazer anuais fica mais claro o que quero fazer para conquistar cada coisa. <3

    // Beijoss

    ResponderExcluir