Como ter um blog de sucesso: Definindo sua identidade visual.



Toda última sexta-feria do mês tiro um tempinho para dividir com vocês dicas que me ajudam a manter o Blog.
Como eu falhei em julho, tô trazendo hoje essas dicas sobre identidade visual pra você arrasar no seu cantinho.

Essas dicas fazem parte de um post maior. Se você não viu ainda é só clicar aqui.


8- Use fotos no post.
Suas, claro!
Mesmo que não tenha a melhor câmera ou que isso não seja seu forte: dê o seu máximo!
Capriche na iluminação, deixe as fotos padronizadas e do mesmo tamanho. Isso contribui para o visual e para a identidade do blog.

Essa é uma das partes que eu mais tenho dificuldade. Eu ainda não tenho bem definido como serão as imagens do meu blog, porque eu ainda estou aprendendo sobre isso. Ainda estou descobrindo ferramentas e vendo até onde eu consigo chegar.
O importante é: tentar!
Tente, poste, mude, procure inspirações... Um dia a gente acha algo que realmente gosta.

*Em breve faço um post sobre como edito minhas fotos, quais cenários já usei...

Ai vão algumas fotinhos das minhas tentativas!
Note que certas coisas não mudam, como as cores e a ideia principal, já outra variam loucamente.

imagem blog sucesso

imagem blog sucesso

imagem blog sucesso

imagem blog sucesso


9- Tenha um layout e visual legal e crie sua identidade
Tente deixar as coisas mais cleans, com fácil acesso, bonitas, mas sempre levando em conta a identidade que você quer dar ao Blog. Não faça porque Fulana fez, encontre seu jeitinho e tudo irá ficar lindo e aconchegante.

Em relação às imagens, o que eu tento seguir é: sempre o mesmo estilo para cada TAG de post.
Assim, quando as pessoas veem aquela foto de unha vão saber que é do meu blog... Identidade Visual florescendo!
Como eu disse, ainda estou descobrindo qual é essa identidade... Mas essa é a vida não é mesmo? Mudanças e busca por melhorias.

Em relação ao Layout: eu não manjo! Por isso contratei alguém para fazer para mim (clica aqui pra ver). Gostei muito do trabalho dessa pessoa e tudo o que existe aqui foi realizado exatamente do jeitinho que eu queria, o estilo do blog me representa.
Essa representatividade é importante para que os leitores te conheçam e associem determinadas "coisas" com você! Isso com certeza vai dar um up na identidade do seu blog.

Dá uma voltinha ai pela blogosfera que você vai ver inúmeros estilos.
E olha que coisa legal: você pode se inspirar nesses estilos! Você só não pode copiar ou usar algo apenas porque a Fulana usa. Use o que te representa, algo que faça com que os leitores fiquem um pouco mais próximos de quem você realmente é.
E como eu disse, a gente muda, cresce, deixa de gostar de certas coisas. Portanto nada impede que um dia você acorde, olhe para seu blog e pense: “Não, não é isso que eu quero!”

Vou deixar aqui algumas inspirações para você dar uma espiada. Esses blogs são lindos, tem uma identidade visual muito bem definida e me encantam sempre que eu passo por eles. Tem o link logo abaixo das fotos ;)


Se gostou, siga o Blog aqui e curta nossa página do Facebook. Não deixe de nos acompanhar pelos instagram.

Não se esqueça de contribuir com o post deixando um comentário: qual a sua dica para tirar boas fotos? Você acha que identidade visual é importante?

Beijoos..


8 comentários:

  1. Eu demorei um pouquinho pra criar uma identidade legal. E como você não tenho muita experiencia com layouts e contratei alguem.
    Uma das coisas que eu mudei é tentar ao maximo usar imagens próprias no blog, e gostei muita de conseguir fazer isso.
    Obrigada pela indicação <3
    beijos
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
  2. Adorei, todos são super lindos. Adorei muuuuito da Book nerd, é daqueles que a gente sabe que é dela, e não tem nenhum igual. Adorei a postagem, dá pra se inspirar muito. Beijos linda.

    www.mundodefany.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei me ver aí no meio aiuheieuh ♥ Adoro esses tipos de posts, porque a gente acaba agregando conhecimento com relação ao blog. Até porque, blogar não é nada fácil, e ter que se ligar com a aparência e com detalhes pequenos dá trabalho também, mas é tão bom ver nosso cantinho bonito. Postagem ótima.

    ResponderExcluir
  4. Ai que amor ver o blog aí em meio a tantos outros que adoro <3 Obrigada linda! Estou sempre acompanhando esses posts que você faz sobre a blogosfera, sempre tem dicas muito úteis, e fico muito feliz em saber que o blog tem uma identidade visual bacana (apesar de ainda não estar do jeito que eu quero haha)
    Muito obrigada, mesmo! *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É uma emoção danada ver o meu filho virtual sendo citado em uma postagem tão bacana e ao lado de blogs que eu sigo e admiro demais! <3 Muito obrigada, mesmo! Quanto a layout e identidade visual, eu me sinto muito orgulhosa em relação ao do Fleur porque sempre fui metida a fazer sozinha, e lutei por um bom um ano e meio para deixar ele do jeito que eu queria. Claro que a identidade visual e uma coisa ou outra vão mudando e evoluindo, mas, como você disse, sempre do meu jeito, de uma forma que me representa e reflete. Isso é muito importante! Gerar uma marca, uma identidade forte e que seja logo identificada pelos leitores <3 Muito obrigada mais uma vez! Amei <3 Um beijo : *

    ResponderExcluir
  6. Primeiro AMEII o post, já indo ler todos o outras dicas para blogs, hahahaha. Fico muito feliz e honrada, de estar nele <3 - Superrr Obrigada <3 <3.
    Eu demorei a achar um estilo para chamar de meu, até comentei no post sobre o novo layout, porque eu fiquei só três meses com o antigo - o que é muitoo pouco - mas, eu não estava feliz com ele! E de repente, surtei e mudei tudo, o lay comprei - já a identidade construi durante o processo de surto hahahaha.
    Amei suas dicas, sou novo em blogs e tenho muito o que aprender se quero continuar crescendo aos pouquinhos, agora vou tentar me dedicar ao máximo para trazer fotos originais - sua dica valeu de indireta da vida. hahahahah

    Beijosss, <3 <3

    ResponderExcluir
  7. Ai suas lindas! Obrigado por virem aqui e contribuírem com o post e ajudar a amiga com suas dicas sobre blogosfera! <3 #gratidão

    ResponderExcluir
  8. Ah, que legal ver o Pequenos Retalhos ali! Fiquei muito feliz mesmo! Desculpe a demora para vir aqui, mas estava viajando e agora que estou colocando os comentários em dia! Eu tive uma ajuda danada para definir a identidade visual do blog, então é ótimo ver que todo o trabalho foi reconhecido!
    Obrigada!
    Mari

    ResponderExcluir