Precisamos falar sobre consumo consciente



Vira e mexe, quando mostro algumas roupas que uso no dia a dia,  a palavra “consumo consciente” aparece por aqui. Mas afinal, o que é consumo consciente para mim?

Eu não me sinto segura e ainda estou aprendendo sobre a perspectiva da produção, do mercado, das pessoas por trás de uma peça de roupa. Por isso, hoje eu trago um pouquinho sobre a minha perspectiva desse tema. Eu como consumidora, ignorante sobre aspectos que movem a indústria da moda.
E, uma das minhas grandes inspirações para tratar desse tema é a Carla Lemos, idealizadora do Modices, vale a pena conhecer. Os posts produzidos lá me deram esse start aqui <3

Nos últimos dois anos a minha vida mudou drasticamente. Isso incluiu a minha relação comigo mesma e com o meu estilo. Eu passei a me aceitar mais, a me permitir mais e a tentar mostrar para o mundo a verdadeira Thais.
Com essas mudanças, o armário também mudou. Afinal, eu tento deixar bem claro o que eu gosto e o que me faz bem quando me visto.
Por isso, eu precisei desapegar de coisas que não me representavam e precisei adquirir novos itens que combinassem com esse novo eu.

CONSUMO CONSCIENTE
No entanto, o consumismo exagerado sempre me incomodou e é difícil pesar a balança quando tocamos nesse assunto. Foi então que eu comecei a ler sobre o assunto e passei a verbalizar essas palavras: “Não preciso disso, sou uma consumidora consciente!”.
Só que o desconforto gerado por essa frase é grande. Tanto meu, quanto das outras pessoas: “Ué, comprou uma bota nova? E essa história de consumo consciente?”.
Por isso, precisamos falar sobre consumo consciente!

Hoje eu vou contar um pouquinho sobre o que é consumo consciente para mim e nas próximas semanas conversamos sobre como eu aplico ele na minha vida!

Consumo consciente para mim é:

- É pensar em se, como e com o que eu vou usar esse novo item. Isso já até gerou posts do tipo 1 peça vários looks.  
- É refletir sobre um novo salto divo, que vai ficar no armário pra sempre, ou uma sapatilha mais simples, que vai sair comigo todo dia. Ou seja, esse novo item combina com as minhas necessidades e com a minha rotina?
- É avaliar se eu já não tenho nada parecido com o que pretendo comprar;
- É identificar se é necessidade, ansiedade ou impulsividade que me levaram a querer comprar;
- É avaliar se esse item me representa, ajuda a construir a minha identidade.
- Principalmente, não é deixar de consumir e sim consumir com consciência;

Com base nisso eu tento controlar minhas atitudes. Com base nisso eu tento refletir sobre o meu consumo! E não, não é fácil!

Vou tentar trazer um pouco mais sobre a minha inserção no consumo consciente. Serão 4 posts nesse mês e em Julho trarei um desafio que promete abalar meus conceitos.
Fique de olho, vamos falar sobre reutilizar peças, comprar em brechós, desapegar, otimizar looks...

Me conta ai nos comentários: você pensa sobre consumir com consciência? O que faz para conseguir isso?

Além do Modices, vou deixar aqui uns links úteis, caso você queira saber um pouco mais sobre esse tema:

Beijos...





1 comentários:

  1. Amo esse assunto ..
    Há um ano e pouco tenho colocado isso em minha vida, principalmente com os livros! Pois amo livros mas depois de lidos ficavam ali, empoeirados e parados.
    Obrigada e amei mesmo saber que tem esse tipo de consciência *-*
    Adorei seu blog!

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir