Como ter um blog de sucesso - 5. Interação



Muitas pessoas sonham em ter um Blog que deixe de ser hobby e passe a ser profissão. O Adivinha Honey é mais hobby do que profissão, mas nem por isso eu deixei a tal da profissionalidade de lado e sempre tentei construí-lo da forma que eu achava ser a mais correta.

E é por isso que eu comecei a dividir com vocês alguns pontos que acho importante na hora de colocar a mão na massa.

Essas dicas fazem parte de um post maior. Se você não viu ainda é só clicar aqui, são 15 dicas que eu vou explicando melhor ao longo do tempo.
Nós já falamos sobre identidade visual, divulgação e tantas outras coisas. Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre como interagir com o seu blog!


12- Troque ideias com os seus leitores:
Peça a opinião dos leitores e RESPONDA aos leitores!
Pediu sugestão, faz um post com o que te enviaram...

Você pode até dizer que escreve para você! Para você se desenvolver, para você se conhecer, porque você gosta. Mas sempre vai ter alguém além de ti para ler. Conheça essas pessoas.
Interaja, saiba do que elas gostam, saiba o por que elas acompanham seu trabalho.
Uma forma de conseguir isso é realizar perguntas no final do post: o que acharam sobre o assunto? Já experimentaram esse produto? Tem algum dica sobre isso?
Mas não se esqueça de responder! Se o leitor se deu ao trabalho de comentar, tire um tempinho para interagir e responder.
Se o leitor pediu post sobre um tema específico, faça um esforcinho para conseguir atender!

Não se esqueça de responder também nas redes sociais. Muita gente acompanha por lá e é tão educado quanto o autor responde!

13-Interaja, mas não faça spam:
Retribua visitas, comente em Blogs que gostar, curta páginas...Mas só se você gostar, só se você tiver interesse, só se você se identificar.
Não minta dizendo: “Adorei sua página, já curti! Vem conhecer a minha?”.
Se a pessoa gostar do seu trabalho ela irá te visitar e se ela achar válido irá curtir, mas não como forma de retribuição.
Seja inteligente, comente coisas pertinentes ao post da pessoa. Mostre que se interessou, acrescente com sua experiência e, assim, automaticamente a pessoa irá querer conhecer o seu trabalho.

Além de interagir com seus leitores, interaja com outras blogueiras. Juntas somos mais e, além disso, você pode ter muito o que contribuir com o post dela e até mesmo encontrar uma inspiração. 
Mas, presta atenção: é muito chata quando recebemos spam.

"Thais, o que é spam?"
Aquela mensagem que você manda pra todo mundo! "Lindo blog, conheça o meu!"; "Já tô seguindo, retribui?"; "Tem post novo, vem ver?!"

Entrou num blog, viu uma foto legal no instagram/facebook, comente algo pertinente. Seja educado, dê sua opinião, responda caso haja alguma pergunta. 
Eu tenho certeza que a pessoa vai ficar curiosa para saber mais sobre você e vai entrar no seu blog pra te conhecer. 
Vai que rola uma amizade ai e quem sabe até uma parceria




Na próxima semana vou contar um pouquinho sobre as parcerias que já realizei e como consegui. Fique de olho!

Me conta ai? Você costuma interagir com seus leitores e com outras blogueiras?

Beijos...

1 comentários:

  1. Heeya, adorei as dicas, e também sendo blogger acho muito importante a interação entre a pessoa que escreve e a pessoa que lê , cria-se meio que um laço de amizade :)
    Beijinhos,
    http://i-dreamer-girl.blogspot.pt/2017/08/ja-conheces-o-3-livro-da-zoella-nao.html

    ResponderExcluir