Desafio Julho em 31 Looks: Uma prática para o consumo consciente!



Julho acabou e com ele eu terminei meu desafio  Julho em 31 Looks
Tô muito feliz por ter conseguido e fiquei impactada com essa experiência!

Eu tenho refletido sobre consumo consciente, sobre desapego e sobre o que eu quero para o meu futuro em relação ao consumismo. Pra isso, eu me desafiei a usar um look diferente por dia (esse projeto foi inspirado nas meninas do 365looksx2). 

Nesse mês que passou eu montei 32 looks para usar; não comprei nada novo (economia); exerci a criatividade, senti realmente o quanto eu tenho para repensar o quanto eu preciso e já direcionei as roupas para doação ou venda.

Vamos relembrar as combinações?

No total foram 67 peças distribuídas em 32 looks!


look do dia

look do dia

look do dia

look do dia

look do dia


16 Calças;
♥ 1 Meia-Calça;
♥ 1 Suéter de lã;
7 Blusas de lã;
7 Vestidos;
5 Saias;
10 Blusinhas;
♥ 5  Casacos
♥ 1 Camisa Jeans;
♥ 3 Jaquetas;
2 Camisas;
♥ 2 Macacões;

♥ 4 T-shirts;
♥ 1 Shorts


No final do desafio eu coloquei TODAS AS MINHAS ROUPAS em cima da cama e contei! 197, CENTO E NOVENTA E SETE fucking peças pra uma única pessoinha!

Sim! Fazer esse desafio assustou e me fez perceber alguns pontos:
1) Eu uso peças muito parecidas entre si. Tudo o que é muito diferente do meu estilo e que fica aqui trancando canto;
2) Tem roupa que eu não uso há mais de um ano;
3) Tem roupa que eu nunca usei;
4) Tem roupa guardada por apego sentimental;

E principalmente: Eu tenho muito mais do que preciso!

Eu consegui desapegar de 35 peças. Quero desapegar de mais algumas coisas ainda (mas vou esperar mudar a temperatura para sentir quais são as peças que utilizarei no verão).
A maioria das peças foram doadas para uma casa lar aqui em Curitiba (junto com cosméticos, livro e acessórios que aproveitei pra desapegar) e algumas foram vendidas em um brechó!

Um ponto interessante do desafio é perceber que eu tenho um "estilo" que me agrada e que por mais linda que determinada roupa seja se não for o que eu gosto de usar será perda de dinheiro!


Com isso, acredito que vou conseguir consumir com mais consciência, comprando apenas quando preciso e apenas peças que eu sei que irão se encaixar no que eu costumo usar!

O próximo passo é me desafiar a usar a mesma peça em vários looks diferentes. Assim, eu pretendo conseguir diferentes combinações com as mesmas roupas de sempre!

Agora me conta: achou que eu iria desistir né?!
Você já parou para pensar em quanto você tem e quanto realmente precisa? 
Já parou para pensar em mudar os seus ideias de consumo?

Espero que tenham gostado do desafio...

Lembre-se: Desapegar faz bem pra alma! Desapego não significa que não devemos ter certas coisas; desapego significa que devemos nos libertar das amarras que nos fazem acreditar que sem aquilo jamais poderíamos ser felizes!


12 comentários:

  1. Ola gatona adorei o post ,adoraria fazer como voce mas sou muito apegada as minha roupas,sou daquelas que quando vai arrumar o guarda roupa para tirar para doar fico chorando sabe sei que não e o certo mas quem sabe um dia eu consigo não acumular tanta roupa sem uso!um beijo e sucessi

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Quero fazer também!!! Amei demais seu post e acho acana ser consciente e usar e montar looks com o que já temos em casa.
    Achei maravilhoso.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Desapego é sempre bom, gostei do seu desfio e quero fazer ele. Meu guarda roupa está do mesmo jeito que o seu, preciso urgente disso.

    Beijos
    www.joyceneves.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa que ideia super interessante...não é fácil desapegar das nossas roupas..mas necessário. Adorei todas as suas peças.. muito estilosa ♥

    ResponderExcluir
  5. Guria eu acompanhei teu desafio e primeiramente queria te dar os parabéns por ter conseguido não repetir looks. Eu parei e refleti aqui em casa e estou chocada com a quantidade de coisas que tenho também, por isso decidi que vou desapegar de muitas roupas e tudo isso é graças a você. Eu não tinha noção do quanto eu consumia e fui fazer as contas e estou realmente assustada, mais da metade do que ganho no ano eu gasto com roupas, acessórios e etc. E esse dinheiro poderia ser investido em viagens, passeios e outras coisas.
    Me ajudou muito e esse desapego que vou fazer vai ser graças a você, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Uau rendeu muitos looks!! ai é ótimo fazer uma limpa no guarda-roupa, na mente!! ajuda a priorizar o que realmente é importante!!

    ResponderExcluir
  7. Que legal o post, e deu bastante looks legais, amei os vestidinhos e o ultimo look! Legal repensar mais sobre consumo doq precisamos ou não, eu tenho muitas roupas que não uso mais também. :/ Kissus!

    ResponderExcluir
  8. Não tinha visto ainda um desafio desse estilo. Eu adorei a ideia, faz a gente vê mesmo o tanto que consumimos. Parabéns, ficou incrível o post. Super Beijos!
    www.pausapracriatividade.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse desafio mas achei muito interessante, até porque assim tomamos consciência do quanto temos e muitas vezes sem necessidade, pois usamos aquelas mesmas peças praticamente o ano todo!

    ResponderExcluir
  10. Eu amo esses desafios de desapego! E gostava muito de criar um roupeiro cápsula, já ouviu falar? É mesmo absurdo a quantidade de peças que uma pessoa só tem :o

    beijo, segui vc!

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
  11. 197 peças? Nossa sem hora!
    Já fiz algo parecido ano passado. Peguei cada roupa do meu armário e avaliei se usava ou não. Muita coisa foi pra doação também. E isso que você disse sobre comprar roupas de estilo diferente realmente é verdade, comprei um conuntinho lindo mas que não tem muito a ver comigo e ele está lá parado no meu armário. Adorei a iniciativa, você arrasou ❤

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse desafio mas, tô sempre desapegando de uma roupinha aqui, outra ali. Não tenho problema com isso. Amei o look da calça destroyed com a blusa branca. XOXO

    ResponderExcluir