Já
pensou ter a possibilidade de apresentar e vender seus
produtos em tempo real, para várias pessoas ao mesmo tempo e sem a
necessidade de ter uma loja física? Assim, você vende mais e mais rápido e ganha dinheiro de uma forma otimizada. O formato live shop torna
isso real e tem crescido no Brasil e no mundo.
Live
Shop pode ser uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro realizando vendas
de forma online e ao vivo, mas será
que fazer live shop para alavancar seu negócio ainda
vale a pena?
Nesse
post você confere as vantagens e desvantagens desse formato de
vendas. Também vou te contar sobre a minha experiência com o
formato live shop, faturamento, desafios e mudanças ao longo
dos últimos anos.
Live
shop: o que é?
Live
Shop
é uma transmissão ao vivo, via
internet,
que tem como objetivo apresentar e vender os seus produtos ou
serviços.
Além disso,
é uma
ótima ferramenta para gerar conexão com o cliente, mostrar a sua
credibilidade e contribuir com o entretenimento e
engajamento.
As
lives podem ser feitas em redes sociais, como o Instagram
e Tik
Tok,
ou mesmo em plataformas de e-commerce, como
a Shoppe.
Independente
da plataforma utilizada, o formato live
shop
tem crescido e já faz parte da rotina de muitos consumidores.
❤ No E-book Fature mais com Live Shop você tem todas as informações que precisa para começar ou mesmo aprimorar as suas lives.
Durante
a pandemia comerciantes e lojistas viram a necessidade de alcançar
seus clientes além das lojas físicas. Por outro lado, consumidores
em isolamento
estavam ansiosos em consumir e saber o que havia de novidades. Assim,
a live
shop
surgiu como uma ótima oportunidade e unia a necessidade de vender
com a vontade de comprar.Naquele
momento a novidade estava fazendo sucesso, o
que gerou aumento na
quantidade de vendas, lives com alta duração, fidelização de
clientes e um rendimento excelente. Eu
mesma, durante a pandemia, já fiz live de mais de 6h de duração
com faturamento de mais de 8k. Mais de mil reais por hora!
De
lá pra cá muita coisa mudou: a
concorrência aumentou, as pessoas mudaram seus
hábitos
de consumo
e o rendimento das lives também teve alterações.
E
hoje? Será
que ainda
vale a pena fazer live shop?
Antes
de saber se vale a pena ou não aderir a live
shop dentro do
seu negócio, é importante entender que há vantagens e desvantagens
em utilizar essa ferramenta de vendas.
Vantagens
em fazer live shop
-
Engajamento em Tempo Real:
A
live shop permite interagir com os clientes em tempo real,
respondendo perguntas, quebrando objeções e fornecendo
informações adicionais sobre os produtos. Assim, esse formato
permite que você melhore o seu engajamento: além de estarem ao vivo
te acompanhando, seus clientes interagem, esperam pelo momento da
live e até compartilham com amigos e familiares.
-
Aumento das Vendas:
No
formato live shop você consegue expor e
apresentar seus produtos ou serviços para um grande número de
pessoas ao mesmo tempo.
É
claro que o número de espectadores depende de outros fatores como
conhecer seu público-alvo, horário de realização da live,
atrativos, entre outros. Mas, não podemos negar que você pode se
comunicar com um maior número de clientes no mesmo momento: se tiver
5 espectadores na live já é mais do que você conseguiria atender
ao mesmo tempo no formato presencial.
Durante
a live, você utiliza diferentes estratégias para demonstrar todas
as características, vantagens e o valor do seu produto. Além disso,
pode tirar qualquer dúvida que surgir dos seus espectadores. Isso
aumenta a possibilidade de vender e de vender em massa, já que há
várias pessoas acompanhando.
A
interação em tempo real com o seu cliente também pode criar um
senso de urgência e incentivar os espectadores a fazerem compras de
uma forma mais impulsiva.
Além
das vendas durante a live shop, em muitos segmentos os
clientes continuam comprando no pós-live, seja assistindo ao vídeo
que ficará salvo ou mesmo na hora de retirar o produto.
-
Demonstração de Produtos:
É
possível oferecer seus produtos de uma forma muito dinâmica,
demonstrando as características, benefícios e o valor que aquele
produto vai ter na vida do seu cliente.
Aqui
você também pode usar outras estratégias de venda, como o gatilho
da escassez, da novidade e até mesmo da prova social. Isso sem
contar a facilidade em tirar qualquer dúvida de quem está
acompanhando a live shop, garantindo assim a quebra de
objeções e abrindo espaço para vender.
❤ Você pode querer ler: O que são objeções❤ Você pode querer ler: Gatilhos de vendas
-
Construção de Relacionamento e prova social
As
transmissões ao vivo proporcionam uma oportunidade para construir um
relacionamento mais próximo com os clientes, humanizando a marca.
Durante a live, a interação entre quem apresenta e quem assiste
pode gerar uma conexão e o público passa a se sentir em casa,
fazendo parte de algo.
Além
dessa conexão, a live shop é uma ótima estratégia para
gerar prova social. É comum durante a live os clientes expressarem
seus sentimentos em relações a compras passadas, com
comentários do tipo “minhas compras chegaram e eu amei”. Isso
demostra para novos espectadores a confiança e qualidade da loja.
Quem
está apresentando também pode usar e abusar desse gancho. Ao
perceber que tem alguém na live que recebeu seu pedido recentemente
abra espaço para perguntar: “Fulana, deu tudo certo com a sua
compra?”. Isso também demostra cuidado com o cliente e faz parte
tanto da experiência pós-venda quanto incentiva novos clientes a se
sentirem seguros em efetuar a compra.
-
Personalização
As
live shops permitem que a experiência de compra para cada
consumidor seja única. Isso pode ser feito por meio de perguntas
sobre as necessidades e os interesses dos espectadores, finalizando
com a oferta de produtos relevantes para aquela pessoa.
A
interação é a chave para o sucesso de uma live shop e quem
está apresentando pode usar de perguntas do tipo “o que vocês
estão procurando?” “quais são os planos para esse fim de
semana?” “que tamanho você precisa”, entre outras. Com as
respostas, é possível recomendar os produtos mais relevantes e
guiar a live para aumentar as vendas e torná-las significativas para
aquele público.
-
Aumento da confiança por parte do público
Além
das provas sociais e da sua disponibilidade em responder a todas as
dúvidas, durante uma live shop os espectadores podem ver os
produtos ao vivo, sem edições ou filtros. Isso traz a sensação de
transparência e aumenta a confiança.
É
importante que isso seja levado a sério e que você não faça
vendas apenas por fazer, omitindo informações sobre o produto ou
ainda vendendo algo que não vai servir para aquele cliente. Entenda
que a live shop faz parte da construção da marca e uma venda
forçada pode comprometer todo o futuro do seu negócio.
Trabalhar com transparência e seriedade renderá bons frutos, seja
com uma base de clientes fiéis ou mesmo na hora de conquistar novos
clientes.
Desvantagens
em fazer live shop:
-
Falta de identificação com quem está apresentando:
Nem
todo mundo vai gostar de você (e tá tudo bem). As pessoas se
identificam de maneiras diferentes e cada apresentador vai ter uma
forma de conduzir a live, gerando sentimentos específicos em quem
está acompanhando.
Isso
faz com que os espectadores desenvolvam preferências na hora de
assistir live shop. Alguns gostam de mais agilidade, outros
preferem que haja mais detalhismo; tem quem goste de um ar mais
engraçado, outros preferem uma apresentação mais séria...
A
sua live não vai agradar a todos, mas ao longo do tempo você vai se
consolidar como marca e construir uma base de público fiel, que se
identifica com o seu trabalho.
Outra
opção que pode ser utilizada na hora de apresentar uma live shop
é a contratação de pessoas específicas, como influencers ou
pessoas especializadas em apresentar live shops. Aqui, é importante
que isso seja feito com cautela, respeitando a identidade da sua
marca e contratando alguém que seja relevante para o seu
público-alvo.
-
Clientes que não honram a compra:
A
compra durante uma live shop pode ocorrer apenas com um
contrato verbal: o cliente indica que quer o produto e a venda é
finalizada após o encerramento da live. Pode acontecer de alguém
sinalizar que vai comprar e, após a live, não efetuar o pagamento.
Isso
gera consequências como o desgaste em entrar em contato e tentar
finalizar a venda, o fato de você deixar de vender para outras
pessoas que estavam na live e demonstraram interesse e até mesmo o
fato de você “queimar a peça” (as pessoas procuram o que é
inédito. Vamos supor que você tenha um único vestido exclusivo,
que você apresenta na live e todos amam. Se esse vestido foi
“vendido”, mas quem “comprou” não finalizou o pagamento e
você trouxer a mesma peça na próxima live é possível que os
espectadores já tenham perdido o interesse).
-Dependência
de Conexão à Internet e problemas técnicos:
Tanto
para quem está apresentando quanto para quem assiste, uma conexão
de internet instável pode prejudicar a experiência e a eficácia da
live shop.
Questões
como falhas técnicas, queda de energia, atrasos na transmissão e
até mesmo mudanças na plataforma que você utiliza para apresentar
a sua live podem ocorrer, afetando negativamente o desempenho da sua
live shop. Por
isso é importante que você use live shop como uma ferramenta de
venda, mas sempre esteja cercada de outras opções, como site,
whatsapp e outros.
-
Custo e Complexidade Técnica:
Você
não precisa ter a melhor câmera do mundo para realizar uma live
shop, mas é importante que a sua live tenha o mínimo de
qualidade. Isso pode incluir um bom celular, um tripé, iluminação
correta e até mesmo um cenário adequado. Assim, realizar
transmissões ao vivo pode exigir investimentos.
-
Competição por Atenção:
Com
tantas opções de entretenimento online, pode ser difícil capturar
e manter a atenção dos espectadores durante toda a transmissão.
Assim, é comum que o número de espectadores flutue durante o tempo
em que você permanece ao vivo.
Desenvolver
estratégias que agradem ao público, oferecer vantagens em consumir
durante a live (como desconto ou mesmo um mimo) e fazer desse momento
uma forma de entretenimento podem ajudar a consolidar o seu público
e manter os novos espectadores.
-
Exclusão de Público Offline:
Nem
todos os clientes podem estar disponíveis para assistir à
transmissão ao vivo, o que pode excluir parte do público.
Entender
os melhores dia e horários para fazer sua live shop, manter
um cronograma de lives, considerar o seu público-alvo, tornar a live
dinâmica, oferecer vantagens em consumir durante esse momento e
considerar a capacidade técnica da sua empresa torna-se crucial para
garantir uma experiência positiva para os clientes.
Isso
sem contar o fato de oferecer outras formas para que o cliente possa
ter acesso ao seu produto/serviço e todas as informações
necessárias para efetuar uma compra.
-
Capacidade técnica e habilidades emocionais de quem apresenta
Lidar
com público pode não ser uma tarefa fácil. Com as lives não é
diferente: é preciso ter jogo de cintura para lidar com alguns
comentários e situações que podem ocorrer durante a live shop.
Além
disso, desenvolver a habilidade técnica de apresentar, entreter,
vender e responder aos comentários, tudo isso falando com uma
câmera, pode ser um desafio para muitos. Isso sem contar com
sentimentos que podem surgir ao se preparar ou mesmo durante a live,
como medo ou ansiedade.
Por
isso, é importante que você entenda algumas coisas: a prática leva
a perfeição e, com o tempo, você vai aprimorando as suas
habilidades; não se compare nem com outras lives que estão
acontecendo e nem com as suas próprias lives já realizadas, pois o
número de espectadores e vendas pode variar de acordo com o momento;
respeite seu limite e não se sobrecarregue.
Vale
a pena fazer live shop?
As
live shops são uma excelente forma de ampliar o seu
faturamento, conquistar clientes e gerar engajamento. Apesar das
mudanças nos últimos anos, esse formato ainda está sendo
utilizado, tem tido um crescimento em várias plataformas e tem
desperta o interesse dos espectadores. No entanto, fazer live shop
é cansativo: há toda uma preparação pré-live, na qual você
separa as peças, organiza o ambiente, se prepara; tem o trabalho
durante a live e que pode necessitar do envolvimento de mais de uma
pessoa; e também o trabalho pós-live que inclui cobrar, conferir,
embalar, entregar.
No nosso e-book, além do passo a passo e estratégias para fazer live shop, você também recebe bônus como a ficha de controle de vendas e ideias sobre como quebrar objeções dos seus clientes.
Por
isso, para arrasar nas live shops é preciso que você:
- Entenda as vantagens e desvantagens em fazer live shop;
- Entenda seu público alvo;
- Tenha uma linha de desenvolvimento dentro da live shop que respeite
os valores da sua marca;
- Teste diferentes formatos de apresentação;
- Esteja atenta as tendências e mudanças que ocorrem no mercado;
- Traga vantagens para os seus clientes;
- Esteja preparada para desistências ou mesmo para baixa audiência em
alguns momentos;
- Não baseie seu faturamento apenas no desempenho da live shop e
busque outras ferramentas de vendas.
A
minha experiência com o formato live shop.
Meu negócio começou online e me trouxe até uma loja física. As lives tem uma grande importância dentro dessa jornada, mas elas mudaram muito ao longo dos anos.
Inicialmente eu tive muita vergonha
e medo da rejeição ou ainda de não conseguir espectadores.
Bobagem, logo eu me soltei e entendi e lógica, os clientes também
foram chegando e ficando. Com o isolamento, a relação e engajamento
construídos durantes as lives foi muito positiva, o que gerou lives
com alta duração e grande número de vendas. Foi nesse momento que
aprendi e estudei sobre técnicas para melhorar tanto o pré, o
durante e pós-live. Além disso, construí minha base de clientes e
grande parte desse público me acompanha até hoje.
O
tempo passou e muita coisa mudou em mim, no mundo e nos hábitos de
consumo. O brechó cresceu, surgiu a necessidade de ter outras
ferramentas de vendas, como o site e a loja física. Aos poucos a
demanda de trabalho mudou e eu não conseguia mais realizar as lives
com a mesma frequência e duração que antes.
Nesses
quase 4 anos eu tive fases em que realizava lives toda a semana e
também hiatos, em que fiquei sem realizar lives para respeitar as
necessidades do meu corpo e saúde mental.
Atualmente
eu utilizo do formato live shop como uma das minhas ferramentas de
venda. Para o meu negócio, a live shop é o momento de conexão com
os clientes e de apresentar as novidades da semana.
Hoje
o meu foco com live shop não é apenas vender e, por isso mudei
algumas estratégias e utilizo de várias estratégias para manter os espectadores interessados. Tudo isso e muito mais eu te conto no E-book Fature mais com Live Shop
Eu
não me preocupo mais com a quantidade de espectadores, mas sim com a
qualidade de quem me acompanha: não adianta ter 100 pessoas e
ninguém comprar ou ainda efetuarem a compra e não honrarem o
pagamento. Eu valorizo os clientes que sempre me acompanham com
campanhas e vantagens especiais, mas é claro que não deixo de
tentar atrair e fidelizar novos clientes por meio as lives.
Hoje,
o meu faturamento vem em grande parte da live como um todo (o que
inclui o pós-live e a retirada de mercadorias), mas não depende
exclusivamente desse formato. O que torna a live shop muito
mais essencial dentro da construção da minha marca do que do número
de vendas em si.
Lembre-se, o sucesso da sua live shop não está apenas em vender produtos, mas em construir relacionamentos genuínos com seus clientes e criar uma experiência de compra única. Então, vá em frente e arrase na sua próxima transmissão ao vivo!
Agora me conta nos comentário: você, empreendedora, realiza ou tem o desejo de realizar vendas por meio de Live Shop?