Roteiro de Paris: duas noites e três dias!




Seguindo nossa viagem, hoje trago para vocês um pouquinho de PARIS.

Hotel reservado, passagem comprada, é hora de se divertir. Se você não sabe como chegamos até aqui, confere o primeiro post dessa série que irá te ajudar a planejar e organizar a sua viagem.

Eu já mostrei tudinho sobre Amsterdam e de lá, depois de curtir 3 dias, embarcamos para Paris. Nós viajamos de ônibus e gastamos aproximadamente 15 euros com a passagem. Saímos de Amsterdam perto das 22h e chegamos em Paris de madrugadinha (perto das 6h).

Gente esse momento foi mágico! Descemos do ônibus e eu sabia que o hotel ficava longe (aproximadamente 9km), mas decidimos ir andando porque não sabíamos nada sobre o transporte na cidade. O Arco do Triunfo ficava pertinho do ponto de parada do ônibus, mas eu não sabia para qual lado ir. Fiquei parada encarando o mapa quase chorando no escuro quando um senhor surgiu do nada e me ofereceu ajuda. Demorei um tempinho para explicar aonde queria ir e ele disse: “É fácil, só seguir esse caminho (apontando) que você vai ver, é enorme”. 
#francesesnãosãomaleducados! 
Achamos o Arco, atravessamos a Champs-Elysées ainda escura. Andamos, andamos, passamos por um Mc fechado, andamos, andamos, tomamos café em outro Mc que tinha recém aberto, andamos, passamos pelo Louvre, andamos e enfim encontramos nosso hotel (já morta! Tudo por medo de não saber usar o metrô ou gastar todos os meus eurinhos com táxi) .

Os gastos em Paris foram de aproximadamente 285 euros (na época 850 reais). Isso incluiu tudinho! Transporte, estadia, alimentação, turismo, lembrancinhas, etc.


O nosso hotel era no Louvre (detalhe: pior hotel da viagem!)! Mas no final do Louvre (longe)! 
Depois dessa longa jornada até o Hotel, resolvemos nos aventurar no metrô. Gente, Paris é enorme! Não dá para querer andar por lá! Os tickets são comprados na máquina e se você ficar mais de dois dias compensa comprar 10 tickets de uma vez (sai mais barato). Tem buraco de metrô em qualquer canto e, depois que você entende o mapa, fica fácil se locomover!

O roteiro seguiu uma lógica: seguir o caminho pensando na menor distância possível.
Foram três dias, hoje vou mostrar os lugares que conhecemos no nosso primeiro dia! Qualquer esquina que você olhe tem alguma coisa para conhecer. Vamos ver?

 Dia 1:
1- Hotel > 2- Porte Saint-Denis > 3- Igreja Saint Laurent > 4- Gare de L’est > Hotel > 5- Torre Eiffel
Gastos estimados = 35 euros, incluindo transporte, alimentação, atrações e souvenirs.
Distância percorrida = 2km caminhada
                                    10km metrô

1- Nós chegamos ao hotel muito cedo e não pudemos fazer check in, apenas deixamos as malas e fomos conhecer a vizinhança.
Estava muito frio e o que queríamos era um lugar quentinho para descansar depois da enorme caminhada (com malas) até o hotel.
Saindo do hotel já demos de cara com um arco!
  

2- O Porte Saint-Denis foi construído em 1672 e foi encomendado por Luiz XIV em comemoração as suas vitórias na guerra. É encantador ver um monumento tão antigo no meio de um lugar tão agitado, nós não sabíamos da sua existência até darmos de cara com ele. As pessoas (parisienses) passam e nem o “percebem” ali no meio.

3- Estava muito frio e demos uma paradinha em uma igreja que estava no caminho, a Saint Laurent (que começou a ser construída no século XV). Confesso que não reparei muito na arquitetura, só na calorzinho que estava lá dentro.  

4- O resto do tempo passamos em uma Estação, Gare de L’est. Lá tomamos um café e observamos a movimentação (todos os dias a vida se repete na estação....tem gente que veio só olhar...tem gente a sorrir e a chorar...e assim chegar e partir♫ ♩ ♫ ♭ ♪ )
A estação era linda e estava tendo uma feirinha de natal com várias lojinhas de produtos artesanais locais!


Na volta passamos por um Carrefour.
Você já deve ter ouvido: “Em Paris tudo é caro! Paguei 5 euros em uma latinha de refrigerante”. Gente, se deixar para comprar dentro do Louvre ou em cima da Torre vai ser caro mesmo.
Nós paramos no mercado, compramos comidinhas e bebidas para toda a estadia na cidade e  gastamos apenas uns 10 euros

Voltamos para o Hotel e desmaiamos!
No fim da tarde seguimos rumo à grandiosa!

5- Torre Eiffel.


*Dá uma olhada no caminho entre o Arco do Triunfo e o hotel. Acho que andamos hein?!

Seguimos de metrô e descemos em uma estação bem perto da Torre (estação Trocadero). Saindo dela você estará no Jardins du Trocadero e a vista é de tirar o fôlego.
*Existem 4 estações próximas a Torre: “Trocadéro” (linha 6 do metrô), “Bir-Hakeim” (linha 6 do metrô),  “École Militaire” (linha 8 do metrô) e “Champ de Mars Tour Eiffel” (rede ferroviária que liga a periferia de Paris).

Era aproximadamente umas 16h, mas já estava escurecendo. Assim que chegamos perto ela começou a piscar, transformando Paris na cidade luz.


Atravessamos o rio Sena e chegamos na nossa queridinha!
A Torre é toda de ferro (são 324m) e foi construída em 1889 como símbolo da revolução industrial. É umas das estruturas mais reconhecidas no mundo, por ano aproximadamente 7 milhões de turistas a visitam e seu nome deriva do engenheiro que a construiu (Gustavo Eiffel).


Obviamente queríamos subir. A fila era enorme e por isso eu aconselho a comprar o ticket antes (você “corta” fila - pode comprar aqui). Ficamos quase duas horas esperando (em baixo de chuva) e não deu para subir até o topo por causa do tempo.
O ticket custou 7 euros (era metade da tarifa devido a nossa idade – 12 a 24 anos) e incluía patinação em uma pista de gelo lá em cima!
Apesar de estar escuro, a sensação e a vista eram sensacionais!


*O horário de funcionamento da Torre é de 9:30h às 23h no inverno e das 9 às 00h no verão, todos os dias. Há três andares: o 1º, com 57 metros, onde existem lojas oficiais da Torre, que vendem lembranças do monumento (caríssimas); o 2º piso, altura de aproximadamente 115, onde estava a pista de patinação e do qual é possível avistar (se o tempo colaborar) a Catedral Notre-Dame, a Pirâmide do Louvre, o Arco do Triunfo e o 3º que chega a 324 metros.

Saindo da Torre, compramos uns souvenirs ali pertinho e seguimos procurar um lugar para comer!
Comemos sushi em um restaurante muito bom, o Planet Sushi! Além de ser lindo, futurístico e charmoso, era barato (aproximadamente 15 euros) e o atendimento foi ótimo! A atendente se esforçou muito para conversar com o meu inglês.
#francesesnãosãomaleducados! 


Na próxima quarta irei postar o próximo roteiro! Tem muita coisa por vir ainda!
Gostou? Visitaria Paris? Já visitou? Conte-nos a sua experiência.
Beijos...


2 comentários:

  1. Ooi, xará! heheh
    Nossa, muito bom seu post, tudo detalhadinho e cheio de informações legais. Um dia ainda quero fazer uma viagem dessas! *-* hahaha
    beijão ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Linda! Obrigada de <3. Com certeza irá fazer! Beijos..

      Excluir