Você já parou para enxergar o mundo hoje?



Já dizia O Pequeno Príncipe: “O essencial é invisível aos olhos”.
Essa frase abre portas e nos inunda de sentimentos. Podemos divagar horas e horas sobre seu significado.
Hoje quero destacar um ponto que pode passar despercebido: o enxergar não apenas com os olhos ou com o coração, mas enxergar visceralmente, com todas as células que movem o seu viver!
Nós vemos tudo o que passa pelo nosso alcance, mas será que estamos enxergando minimamente o essencial? E além do essencial?


Não enxergar faz com que você tome formas que não lhe cabem, que não correspondem ao seu ser.
Talvez seja hora de abrir os olhos, enxergar e sair das formas pré-fabricadas, tornar-se inconformado.

Quando você passa a enxergar aos poucos se torna sensível ao mundo e empático as pessoas a sua volta, permitindo-se alterar sua forma quantas vezes forem necessárias.

E assim você desperta!
E assim o mundo se reorganiza.

Não aceite conformações, não aceite prisões, não acredite em tudo o que lhe falam, lembre-se que aquilo que é certo nem sempre é o melhor.
Por isso, questione: será que esse mundo cego, com ideias conformadas, não está impedindo que eu consiga enxergar?
  
Para cada pessoa com dificuldade em reconhecer a sua identidade há várias outras, manipuladoras, querendo-lhes socar uma verdade de mundo goela abaixo. E isso torna-se extremamente perigoso. 
Quando acatamos ao pensamento de um grupo, sem questioná-lo, podemos acabar ignorando os nossos próprios. Pior, podemos não saber diferenciar qual é o nosso pensamento e qual é o do grupo.

Mas será que é possível que esse seu conceito, tão bem definido; essa sua opinião, tão cheia de si; esse seu eu, tão real, terem sidos inseridos no seu ser? Sem você ao menos perceber e, assim, negando-te o direito de se defender?  
Num mundo onde informação viaja na velocidade da luz, sim, isso não só é possível como acontece diariamente. Você já foi averiguar se aquilo que viu nas redes sociais era real antes de compartilhar? Você deu a opção de defesa para aquela pessoa que foi martirizada em alguma situação num vídeo por ai?

Pensar igual ao grupo pode trazer vantagens. Quem vai assumir o erro, eu ou o grupo? Escondemo-nos atrás de outros pensamentos e diminuímos nosso risco de falhar. Não precisamos enfrentar nossas contradições, não precisamos nos desconstruir, não precisamos assumir que erramos, não precisamos justificar nossa mudança de opinião, jogamos tudo nas costas dos outros, fechamos nossos olhos.

Mas lembre-se, "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
Então pense... Isso faz sentido? Esse grito exalta o meu modo de ser, respeita a minha liberdade individual e a das pessoas ao meu redor?
Por tanto, pare por um momento, abra seus olhos, olhe ao seu redor, olhe para você mesmo, perceba, enxergue, INconforme-se.
Sim, vai ser assustador, vai cansar e pode até ser desconfortável, mas depois que você enxergar não irá mais conseguir imaginar como seria viver às cegas!
  
“Nunca é tarde demais para abandonar nossos preconceitos. Não se pode confiar às cegas em nenhuma maneira de pensar ou de agir, por mais antiga que seja. O que hoje todo mundo repete ou aceita em silêncio como verdade, amanhã pode se revelar falso; mera bruma de opinião, que alguns tomam como uma nuvem de chuva que fertilizaria seus campos.” – Henry David Thoreau



Aperta o play no vídeo e confere o que Sandy e Júnior tem a ver com essa história!









0 comentários:

Postar um comentário