Roteiro no Atacama: Salar de Tara




O primeiro dia no Atacama foi marcado por frio absurdo, calor insano e muita aventura e, para balencear, o segundo dia foi de uma calmaria... 

Um dos passeios mais tranquilos e bonitos, daqueles que fazem você repensar toda a sua existência.

 Salar de Tara:
Paradas: Mirante San Pedro de Atacama e Vulcão Licancabur, Paso de Jama, Laguna de Quepiaco, Monges de la Pakara e Catedrais de Tara.
Horário: Das 8h30 às 16h30, aproximadamente.
Alimentação: Café da manhã incluído – à partir das 08:30 no restaurante antes da saída do tour e almoço no Salar de Tara.
Saída: Da Agência
Valor: 95.000 pesos, o que equivale a R$550,00
Temperatura da primera parada: Varia entre 0 e 10 graus
Temperatura no final da excursão: 25 graus
Artigos indispensáveis: Estaremos acima dos 4.000 m.s.n.m., pode ter vento gelado e a temperatura estar bem baixa, deverão usar/levar: Casacos de pluma, gorro, luvas, botas de frio, óculos de sol, protetor solar, água, roupa leve para parte do trajeto, pode ser calor e com bastante sol.Paradas: Campo Geotérmico, Vista de Vizcachas e o Povoado de Machuca.

A saída para o Salar de Tara é um pouquinho mais tarde, por isso a agência oferece um café da manhã maravilhoso.
Em seguida, partimos com um dos guias mais divertidos e prestativos.

ayllu agencia atacama

O local está a cerca de 140 quilômetros de San Pedro de Atacama e a uma altitude de 4.400 metros. Caímos na estrada com o sol nascendo e com aquele friozinho clássico das manhãs no deserto e, poucos minutos depois, fizemos a primeira parada para fotografar o majestoso Licancabur.

Reza a lenda que Licancabur, o vulcão com formato perfeito, e seu irmão, ao lado descabeçado, Juriques se apaixonaram pela mesma "mulher", Quimal. 
Ela e Licancabur eram perdidamente apaixonados e Juriques, num amor não correspondido, morria de ciúmes do irmão. Um dia, com inveja por Licancabur ser o vulcão favorito do povo, de seu pai (Lascar) e ainda ter o amor de Quimal, ele tenta possuir Quimal à força. Isso gerou uma briga épica, na qual Licancabur cortou a cabeça de seu irmão, e Lascar, como punição, afastou Quimal.
O importante é que o amor entre os dois permanece até hoje e uma vez ao ano,  no solstício de inverno, a sombra de Quimal toca Licancabur, mostrando que sua união será eterna <3 Quantoooo amor, mas poderia ter menos sofrência e complicações nessa história, né não?!


deserto do atacama


Seguimos viagem em direção a Reserva Nacional Los Flamencos, onde fica o Salar de Tara.
Logo avistamos as formações rochosas da região Monje de la Pacana, com dunas de areia e imensas pedras formadas pela ação dos ventos ao longo dos anos. 


deserto do atacama

Uma pausa para caminhar, só o barulho do vento nessa imensidão. 
Essa pedra se chama "Guardião", ela tem mais de 18m de altura e fez parte de um vulcão que, ao entrar em erupção, estava a mais de 40 km da região. Absurdo, não?


deserto do atacama

Enfim, chegamos! Um pouco mais de caminhada, vislumbrando o destino final.  Existe um  paredão de rochas que cerca o salar, conhecidas como As Catedrais de Tara, que dão um ar fantástico ao local. 


O salar é um recanto de flamingos. Nesse local eles se alimentam, então pudemos observá-los. Os animais são muito bem protegidos e respeitados, por isso não podemos chegar perto. 



Para fechar com chave de ouro, um almoço nessa imensidão de paz. E que almoço hein!


salar de tara

flamingos atacama

ayllu agencia atacama



Um passeio incrível. Um silêncio absurdo. Uma experiência que vai ficar para sempre na memória.

Nesse dia,não pode faltar óculos, água e várias camadas de roupa... O início da manhã é muito frio e com o passar do tempo a temperatura vai subindo.

Ah, disse que ia contar como era o banhiro... Era, ali.. Simplesmente no meio da imensidão. hahahha Você, sua bunda, o nada e o vento (preste atenção no vento, se não.... hahahah). Experiências...

Aguarde que na próxima semana eu trago o ultimo roteiro no Atacama, um dia foi insano, com direito a banho em salar
Me conta nos comentários: gostou do roteiro? O que achou desse lugar?

Beijos...

0 comentários:

Postar um comentário