Resenha Outros Jeitos de Usar a Boca



Eu não costumo trazer resenha de livros aqui para o blog pela razão de que quase não consigo ler coisas além da minha área de atuação. Nunca dá tempo, porque sempre tem um livro texto ou um artigo na fila.

Mas, esse pequenininho aqui me chamou atenção! Eu vi algumas poesias rolando pelas redes socais e resolvi conferir o livro Outros Jeitos de Usar a Boca (título original Milk and Honey), da Rupi Kaur. Não é que eu me apaixonei e devorei-o em minutos.

A autora traz temas polêmicos e reflexões sobre situação cotidianas que envolvem abuso, dependência, amor, aceitação, entre outros. Cada página nos traz uma sensação diferente e é quase impossível você não se identificar com alguma das tantas situações tratadas no livro.

outros jeitos de usar a boca


Sinopse: ‘outros jeitos de usar a boca’ é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

 DOR: A primeira parte do livro é marcada pela dor. A autora aborda aspectos femininos com temas relacionados à violência doméstica, abuso sexual, relacionamentos familiares, falta autoestima, entre outros.

“Você me diz para ficar quieta porque
minhas opiniões me deixam menos bonita
mas não fui feita com um incêndio na barriga
para que pudessem me apagar
não fui feita com leveza na língua
para que fosse fácil de engolir
fui feita pesada
metade lâmina metade seda
difícil de esquecer e não tão fácil
de entender.”

outros jeitos de usar a boca


 AMOR: O amor retratado em todas as suas facetas: sexo, satisfação, companheirismo, paixão, segurança... Aquele sentimento de poder que temos sobre nós mesma e sobre o mundo quando estamos apaixonadas.

“Não quero ter você
para preencher minhas partes vazias
quero ser plena sozinha
quero ser tão completa
que poderia iluminar a cidade
e só aí quero ter você
 porque nós dois juntos
botamos fogo em tudo.”

 RUPTURA: Esse foi o capítulo que mais me envolveu, pois retratada fins de relacionamentos. Muita emoção nos mostra as tentativas em se manter algo que já não existe mais, o afastamento, as brigas, a tristeza, as coisas que esse término pode levar de você!

Você é como pele de cobra
e eu vou te arrancando sempre que dá
minha cabeça vai deixando pra lá
cada detalhe exótico
do seu rosto
o desapego se
transformou em esquecimento
e isso é a coisa
mais triste e deliciosa
que já me aconteceu.”

outros jeitos de usar a boca

 CURA: Para terminar, a cura. Fechando ciclos e se reencontrando, trazendo a tona um novo nascimento (um renascimento). Amor próprio e empoderamento vão tomando conta das páginas e uma força nos mostra que há uma luz e que você será feliz quando se encontrar e se respeitar! Confie!

eu sei que é difícil
acredite
eu sei que parece
que o amanhã não vai chegar nunca
e que hoje vai ser o dia
mais difícil de aguentar
mas eu juro que você vai aguentar
a dor passa
como sempre
se você der tempo à dor e
deixar só deixar
pra lá
devagar
como uma promessa que se quebra
deixa pra lá”


Outros Jeitos de Usar a Boca traz por meio da poesia temas atuais que abordam a vivência feminina nos lembrando de que, independente de quão escuro e difícil seja, a cura está em você mesma e na rede de suporte que você pode encontrar em outras mulheres!

Título Original: Milk and Honey
Autor: Rupi Kaur
Tradução: Ana Guadalupe
Editora: Planeta
Número de páginas: 208

Me conta, você já leu? O que achou da narrativa?
Me acompanha no instagram, sempre tem novidades por lá.
Beijos...

1 comentários:

  1. Olá
    Eu não li o livro, mas só tenho vistos elogios a ele até o momento. Adoreis os poemas que compartilhou conosco

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir