Vitamina C para o rosto: será que funciona?



Que usar vitamina C em dermocosméticos é tendência todo mundo já sabe, mas será que realmente funciona?



A indústria dermocosmética tem desenvolvido vários produtos com vitamina C. Os preços variam e o marketing desses produtos faz parecer que eles são milagrosos.

Para não comprar gato por lebre é bom ficar ligada no assunto e buscar fontes confiáveis. Então, para entender um pouco mais sobre a função da vitamina C no rosto e na pele, eu trouxe algumas informações valiosas.


O QUE É A VITAMINA C E ONDE ENCONTRAR

vitamina C (ácido ascórbico – AA) é uma vitamina hidrossolúvel (que se dissolve em água) e termolábil (sofre influência da temperatura). Nós, humanos, não produzimos essa vitamina e, por isso, é fundamental incluí-la na alimentação.

A dose recomendada da vitamina C no organismo é de cerca de 100mg por dia. Podendo variar em algumas situações, como durante a gestação.

vitamina C pode ser incorporada por meio da ingestão de alimentos como mamão, laranja, morango, entre outros.


FUNÇÃO DA VITAMINA C

No organismo, a vitamina C tem papel importante em vários processos, como defesa, integridade de vasos sanguíneos, formação de colágeno e atividade antioxidante.

Nas nossas células, vitamina C é cofator (algo necessário) para a produção do colágeno. O colágeno contribuirá para inúmeras situações, incluindo a melhora da aparência da pele. No entanto, o mecanismo pelo qual vitamina C atua na produção de colágeno é complexo e ainda não esclarecido totalmente.

Como antioxidante, vitamina C tem papel importante no controle do envelhecimentoMas para entende como isso funciona é preciso compreender o que são radicias livres...


VITAMINA C E RADICAIS LIVRES

Os radicais livres são produzidos como resultado de processos e reações que ocorrem no nosso corpo.

O estresse oxidativo é provocado pelo excesso de radicais livres que não são “neutralizados” pelos mecanismos naturais no nosso organismo. Esse estresse está associado à doenças degenerativas crônicas e envelhecimento como um todo (doenças cardiovasculares e inflamatórias, diabetes, obesidade, transtornos neurodegenerativos, câncer, problemas visuais, etc).

Como contribuintes para a geração excessiva de radicais livres podemos citar estresse excessivo, poluição do ar, tabagismo, álcool, comida e água contaminadas, luz ultravioleta, medicamentos e radiação.

Para combater o estresse oxidativo é necessário incorporar ao organismo moléculas antioxidantes (pela alimentação adequada e/ou suplementação - minerais e vitaminas antioxidantes), que irão captar/roubar o elétron solto. A vitamina C é uma substância antioxidante.


VITAMINA C E USO TÓPICO

Além da ingestão, recentemente a vitamina C tem sido usada via aplicação tópica, por meio de produtos dermocosméticos, devido os seus efeitos positivos na pele como a inibição da formação de melasma e a prevenção ao envelhecimento.


O envelhecimento cutâneo é um conjunto de alterações o qual não se consegue evitar, e que tem influência direta do estresse oxidativo. Já se sabe que a vitamina C é eficaz no combate aos radicais livres e na estimulação da produção das proteínas estruturais da pele (colágeno e elastina) responsáveis pela firmeza e elasticidade cutânea.


A literatura científica aponta para efeitos benéficos de produtos tópicos. Um desses estudos, desenvolvido com o uso de vitamina C tópica a 5% durante seis meses demonstrou aumento da expressão do RNAm na derme, que é essencial para a produção de proteínas, incluindo o colágeno. Outro estudo avaliou o efeito da vitamina C a 10%, em 10 voluntários durante 12 semanas, demonstrando melhora clínica e formação de colágeno no exame histopatológico.


♥ Você pode gostar de ver: Comparação entre marcas de Vitamina C


vitamina c para o rosto

Embora os estudos tenham demonstrado benefícios em relação à utilização da vitamina C tópica, é importante avaliar bem qual produto escolher. A vitamina C é solúvel em água (se dissolve facilmente) e sofre com os efeitos da temperatura e pH. Por isso, um produto eficaz deve ser capaz de superar todos esses desafios e fazer com que a vitamina C penetre através do extrato córneo e esteja disponível para as células na sua concentração adequada.


Na próxima semana, irei trazer a comparação entre dois séruns diferentes contendo vitamina C para o rosto. Afinal, já vimos que o uso na pele é benéfico e agora precisamos escolher o melhor produto para a nossa pele.


Muito além da Vitamina C, também é necessário avaliar se o produto que você está utilizando não possui outras substâncias que possam ser maléficas para a sua pele, como petrolatos, parabenos e sulfatos.


No Youtube eu preparei um vídeo comparando duas marcas de vitamina C. Qual será a melhor?

0 comentários:

Postar um comentário