Mais é mais: saiba como usar o maximalismo na decoração da sua casa



O termo maximalismo pode se referir a uma ampla variedade de ideias e estilos que compartilham a característica de buscar o máximo em algum aspecto específico, seja na arte, na moda, na decoração.

Vira e mexe vemos tendências maxis por ai e a bola de vez são as casas. Nas redes sociais, somos inundados por casas decoradas repletas de cores, objetos, estampas, texturas e referências.

O clean e tradicional tem dado espaço ao ousado e criativo. Mas, será que o maximalismo é mesmo pra você?


O QUE É MAXIMALISMO NA DECORAÇÃO?


Antes de mais nada é preciso ter consciência do que você gosta e do que te faz bem. Não dá pra mudar toda a sua casa porque virou modinha. Antes de aderir ao maximalismo pense comigo: eu vou me sentir confortável e vou gostar de estar nesse ambiente?


O Maximalismo é um estilo de decoração que permite maior liberdade criativa, misturando tendências e personalizando seu ambiente de uma forma única. Aqui, o exagero mistura cores, estampas e texturas para trazer personalidade e irreverência aos ambientes.


Ao contrário dos estilos minimalistas e contemporâneos, que estavam em alta nos últimos anos, a decoração maximalista se destaca pela exuberância, prioriza o exagero, o vibrante e a sobreposições de estilos e tendências. Beirando a loucura e a cafonice, o maximalismo permite incluir itens que você gosta na decoração, gerando combinações únicas.

Aqui não há regras e o que move a construção dos cômodos é o desejo por expressão individual e liberdade de criativa, criando histórias por meio do design: você adiciona aquele quadro estranho que ganhou do seu amigo, a porcelana da sua avó, o tapete que comprou em uma feirinha e aos poucos molda a sua casa como um livro de memórias sem se preocupar com o “será que combina?”.


❤ Você pode gostar de ler:Cozinha maximalista: aposte nessa tendência repleta de personalidade


QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MAXIMALISMO?


Apesar de ser personalizável, único e criativo, podemos destacar alguns padrões desse estilo:

- Mais é mais: quanto mais itens, efeitos, cores, texturas, melhor. Ter espaços vazios não é uma opção;

- Alternância de padrões: a mistura entre florais, geométricos, xadrez entre outros traz uma sobrecarga de sensações e compõe o ambiente;

- Muitos itens: quadros, jarros, mobília… Diferentes itens com diferentes características compõe um espaço maximalista;

- Bagunça organizada: apesar da quantidade de informação e de objetos, o maximalismo não é bagunça e cada item tem seu respectivo lugar;

- Mistura de estilos: aqui você pode usar elementos de diferentes estilos no mesmo cômodo;

- Sobreposição: móveis grandes, sobreposição de tapetes, objetos espalhados, papéis de parede estampados e cortinas coloridas trazem uma explosão de sensações ao espaço.


COMO APLICAR O MAXIMALISMO NA SUA CASA?


Antes de mais nada, tenha certeza que esse estilo de decoração está relacionado a sua personalidade e que você realmente quer morar numa casa maximalista.

Então, você pode criar os espaços de acordo com a sua personalidade e com os seus desejos.

Em relação as paredes, você pode mistura cores ou ainda manter uma base neutra e caprichar nos outros itens de decoração, como nichos, quadros, esculturas. Tem também a opção de pinturas free hand ou papéis de paredes decoradas e chamativos.

Você pode optar por uma paleta de cores única, tons sobre tons ou ainda abusar do círculo cromático e trazer uma variedade de cores.

A mobília não precisa ornar entre si e você pode perpassar por vários estilos para compor os móveis da sua casa.

Os itens de decoração não precisam seguir um único padrão. Assim você pode escolher vasos de estilos diferentes, quadros, artefatos e uma série de outras possibilidades. O importante é deixar a criatividade fluir e contar a sua história, deixando visível a sua personalidade na sua casa.



CONFERE ALGUMAS INSPIRAÇÕES DE AMBIENTES MAXIMALISTAS

decoração maximalista

decoração maximalista

decoração maximalista

decoração maximalista
Se alguma foto for sua, me avise para dar os devidos créditos.



A decoração maximalista torna possível construir uma casa criativa, ousada e com personalidade, ainda assim mantendo o aconchego. 

Me conta nos comentários se você usaria esse estilo na sua casa?

Quero aproveitar para divulgar um perfil repleto de achadinhos para casa. Lá você encontra itens para decoração, limpeza, organização e, claro, itens para começar a sua casa maximalista.

0 comentários:

Postar um comentário