Óleos essenciais: o que são e quais marcas são confiáveis?



Você já ouviu falar sobre óleos essenciais? Será que funciona ou é só história pra boi dormir?


De um tempo pra cá a DoTerra prometeu revolucionar o mercado de óleos essenciais e os colocou em pauta. Muitas pessoas que nunca haviam ouvido falar sobre óleos essenciais entraram em contato com esse tipo de produto. No entanto, com a mesma força de sua chegada veia a tona toda uma problemática em relação a forma como os produtos estravam sendo disponibilizados pela marca.


Isso fez com que muita gente duvidasse da idoneidade dos óleos essenciais.


Fica comigo nesse post que vou te contar um pouco mais sobre o que são e quais as vantagens em utilizar óleos essenciais. E não, não vou tentar te vender nada, inclusive vou te apresentar outras marcas tão ou até mesmo melhores do que a DoTerra.


Eu sou uma amante e usuária de óleos essenciais há anos e já estudei muito sobre a sua ação física e terapêutica. Mas afinal: o que são óleos essenciais?


As plantas produzem vários compostos com diversas finalidades, como proteção a estresses abióticos e bióticos. Esses compostos podem possuir valores nutricionais e farmacológicos importantes para os seres humanos. Os óleos essenciais nada mais são do que tipos diferentes de compostos originados de plantas.

Por isso, um bom e puro óleo essencial é natural. Mas fica comigo até o final que vamos entender que nem sempre um produto natural é seguro para uso.


Tecnicamente falando, óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis extraídos de plantas, geralmente através de processos de destilação a vapor ou prensagem a frio. Eles capturam a "essência" da planta da qual são extraídos, incluindo seu aroma característico e propriedades terapêuticas.


Os diferentes óleos podem ser extraídos de diferentes partes da planta, como a casca, a folha ou até mesmo a flor. Por isso, é possível ter um óleo essencial de uma mesma planta, mas com características diferentes (canela casca e canela folha, por exemplo).

óleo essencial


Qualidade dos óleos essenciais

Marcas que disponibilizem óleos essenciais precisam ter laudo e respaldo técnico. Só assim você saberá que está comprando um produto puro e confiável.

Até porquê óleos essenciais não são baratos: tanto o processo de produção quanto a quantidade de material necessária para produção incrementam o valor do produto final.

Por isso é comum vermos vidrinhos tão pequenos e com um valor tão alto.


Vantagens dos óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ter inúmeras vantagens, mas nem todas tem a devida comprovação científica. O que sabemos é que eles podem ter efeitos na aromaterapia, para promover o bem-estar emocional e físico, e propriedades terapêuticas, como propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, entre outras.

Portanto, podem ser utilizados em cosméticos, dermocosméticos e até mesmo produtos para cuidado com a casa e ambiente.


Cuidados ao usar óleos essenciais

Como eu falei, não é porque um produto é natural que é seguro. Há vários cuidados em relação ao uso dos óleos essenciais.

Alguns cuidados são iguais para todos os óleos, já outros são específicos para determinados óleos e situações. Uma grávida, por exemplo, não pode utilizar óleo essencial de canela, pois ele pode ter efeito nas contrações uterinas estimulando um parto precoce.


Por isso, ao escolher usar um óleo essencial converse com um especialista e mais pesquise em fontes seguras sobre a segurança do óleo que você escolheu.

Separei alguns pontos de destaque ao usar óleo essencial:

-Diluição Adequada: os óleos essenciais são altamente concentrados e geralmente devem ser diluídos em um óleo transportador antes de aplicar na pele (um óleo de girassol, por exemplo).

- Teste de Sensibilidade: antes de usar um novo óleo essencial na pele, é importante fazer um teste de sensibilidade para evitar reações alérgicas.

- Armazenamento Seguro: devem ser armazenados em recipientes escuros e em local fresco para evitar a degradação dos óleos.

- Evite Ingestão: a maioria dos óleos essenciais não deve ser ingerida sem orientação médica adequada.Na verdade quase todos.

- Cuidado ao contato direto com apele: alguns óleos essenciais são corrosivos e podem causar queimaduras.


Marcas que comercializam óleos essenciais

Essas são algumas marcas que produzem/comercializam óleos essenciais de confiança. Você também pode consultar no site da Anvisa e liberação de cada uma delas.

- Via Aroma

- By Samia

- Cativa Natureza

- BioEssência

- Terra Flor

- Phytoterápica


Em caso de dúvidas sobre o uso terapêutico dos óleos essenciais, é recomendável consultar um profissional qualificado, como um aromaterapeuta ou um médico especializado em medicina integrativa.

Usados com cautela e sabedoria, os óleos essenciais podem proporcionar uma série de benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente.

0 comentários:

Postar um comentário