Europeando: Parte V: Planejamento - Considerações Finais!



Hoje a TAG Europeando trará algumas considerações finais para essa etapa de planejamento e organização. Alguns pontos importantes que eu não poderia deixar de comentar.
Se você não sabe como tudo isso começou, clica aqui.

  Como reservar meu hotel?
Já fiz um post mostrando como escolher o seu hotel (aqui). Agora é a vez de reservar!
Após ter comprado todas as passagens e ter certeza das datas de chegada e saída em cada cidade, você deve começar a se preocupar com a sua estadia!
Existem vários sites que podem te ajudar nesse momento: TripAdvisor, Trivago, Hotel Urbano, Decolar...O que nós utilizamos foi o Booking.
O site é fácil de entender e o que ele te proporciona é facilidade na escolha (exibe inúmeras opções) e segurança na reserva (saber que o hotel existe, que é bom, ver a localização, ver a opinião de outros hóspedes, etc.).

A maioria dos hotéis são apenas reservados pelo Booking (precisa fazer uma cadastro e deixar os dados de um cartão de crédito), mas são pagos apenas no momento em que você chega no hotel. Devido as taxas de transação nós optamos em pagar todos os hotéis em dinheiro, mas eles costumam aceitar várias formas de pagamento.
Outro fato interessante é que a maioria permite cancelar a reserva sem pagar nenhuma taxa por isso. A não ser que você deixe para cancelar no dia, ai eles irão cobrar (o valor integral ou uma parcela, dependendo do hotel) utilizando o cartão que você disponibilizou.
No final da sua reserva você recebe um ticket que deverá levar e apresentar no hotel! FácinFácin!
Lembre-se de conferir opções que são importantes para você: banheiro privado ou compartilhado, cozinha, café da manhã (confesso que isso não foi importante e acabamos conhecendo inúmeros lugarzinhos para saborear pratos típicos!).




Óbvio né, mas monte uma pastinha e vá guardando todos esses tickets, passagens e documentos que irá utilizar na viagem!

❤ Os lugares que quero conhecer são pagos ou gratuitos? É melhor comprar os tickets aqui ou lá?
Muitos lugares são gratuitos e em muitos lugares o preço é tão baixo que não compensa comprar por aqui!
O interessante é comprar as entradas de grandes atrações, pois ai já estará certo que você conseguirá ir, você  entra em uma sem fila especial e não precisa ficar esperando.
Nós só compramos as atrações de Londres (Aquário, Madame Tussauds e London Eye - você pode comprar o combo de atrações aqui-  e Estúdio do Harry Potter) e foi a nossa salvação, pois as filas de quem não tinha ticket eram quilométricas.


Você vai usar seu cartão de crédito internacional para realizar essas compras e eu não preciso nem falar que, comprando aos poucos, fica mais mais fácil controlar o dimdim. Você vai pagando e nem percebe. Não dá aquele susto de fazer tudo em uma única vez e ver sua conta esvaziando.

Nos arrependemos de não ter comprados as entradas da Torre Eiffel e acabamos tendo que ficar 2h numa fila em baixo de chuva!

                                    Olha só essa muvuca na Torre Eiffel. Me senti em casa!

Todos esses países possuem cartões especiais com direito a várias entradas, mas você precisa pensar muito se vai valer a pena (quantas atrações eu vou ter tempo de ir? Se eu pagar por conta própria não vou economizar mais?). O único que a gente comprou foi em Roma e foi muito útil, pois além das entradas gratuitas ou com desconto, não precisávamos pagar o transporte!

Seguro Viagem:
Essencial né?
Mas ó: dá pra fazer as cotações pela internet e eu recebi orçamentos de 700reais e orçamentos de 200. Então pesquise bem!
Nós fizemos pela Allianz. Imprima todos os documentos e apólice e leve junto.
Sempre esperamos não ter que usar, mas vai que...
Ela cobre tudo: roubo, mochila extraviada, acidentes, machucados, etc.

 Compras no Brasil:
Era inverno na Europa e a gente precisava de botas, blusas térmicas, jaquetas...
“Ai, mas eu vou pra Europa e vou comprar lá mais barato!” Será?
Além disso, você vai chegar mais perdido do que azeitona em boca de banguelo, vai ter que achar lojas, vai perder seu tempinho precioso, vai se estressar.
E, acredite se quiser, muitas vezes nem vai fazer economia.
Por exemplo, compramos todas as nossas roupas de inverno na Decathlon. Na bota peludinha, eu paguei R$150,00 reais (parcelado em 3x! hahhaha). Quando fui viajar, ela já estava na minha mala e paga. Lá na Bélgica eu vi a mesma bota por 50 euros (o que daria 150,00) que iriam sair dos meus preciosos dinheirinhos e eu deixaria de gastar com outras coisas exclusivas da viagem (passeios, comidas, souvenirs). Acompanharam o raciocínio?
Comece a comprar o que irá precisar com antecedência. Assim aproveita promoções, escolhe as melhores opções e economiza!

Trocando meu Dinheiro:
Para trocar o dinheiro não tem segredo: escolha as melhores taxas e pimba
A escolha de qual é a forma que você vai fazer é muito pessoal.Nós viajamos com tudo em cash...Se achar necessário, você pode procurar sobre aqueles cartões em que se coloca um valor de crédito e pode usar como débito lá!

 Fazendo as minhas malas e bagagem de mão:
Adivinha? Levei muita coisa que nunca usei. Quem nunca?
Mas, como eu já disse, nós tivemos um ponto fixo e podíamos deixar aquela mala gigantesca na casa de alguém (pra ajudar a fazer essa mala nós usamos aqueles sacos a vácuo). 
Quando saíamos para conhecer outros países levamos só uma bagagem de mão com peças de roupa contadas, toalha e umas comidinhas (pra comer na viagem e para sobreviver por um tempo até nos estabilizarmos no ponto de chegada).
Importante: levar todos os documentos e tickets, creme e protetor labial (porque o frio rachava), seus cosméticos essenciais (essenciais!!! shampoo, condicionador...).

Eu, minha malinha e o Pantheon.

 Ao comprar minha passagem, devo escolher o país de entrada? Vou precisa de visto?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir! Pra entrar na Europa não precisa de visto (mas claro que precisa do passaporte!). 
O único lugar que precisa do visto é a Inglaterra: você vai ser parado na alfândega, vai preencher uns documentos e o atendente vai te fazer algumas perguntas: ”Por que veio pra Inglaterra? Vai ficar aonde? Posso ver sua reserva de hotel? O que você faz no Brasil?....” Nada de mais, bem tranquilo.

Quando você desembarca na Europa, também passa por isso. Então, uma dica: escolha descer em Portugal! Lá todo mundo fala a sua língua e você vai se sentir bem tranquilo para responder as perguntas!


Pessoal!!! É isso! Sua viagem foi extremamente planejada, tudo irá dar certo (esperamos) e agora é só dizer bye bye e embarcar!
Na próxima semana vou começar a postar os roteiros e as dicas de cada país (a melhor parte). Não perca!

Beijos..
Espero que tenha ajudado!
Qualquer dúvida estou a disposição!

E compartilha com a gente: você já fez uma viagem de grande porte? Como foi? Planejou sozinha? Foi com agência? Deu tudo certo? Faria alguma coisa diferente?


0 comentários:

Postar um comentário