Playlist dia das Mulheres



Março é o mês das mulheres e por isso vou trazer vários posts associados a temática feminina.
A ideia dessa playlist já estava na minha cabeça há muito tempo e achei esse o melhor momento para mostrar para vocês. 

O sucesso das cantoras sertanejas no Brasil reacendeu a discussão sobre feminismo na música. Apesar de muitas não se intitularem feministas, a luta está presenta nas letras, no show, nos desafios.

"Ai Thais. Não vem com mimimi. Não vem com isso não!"
Não é mimimi minha amiga. É representatividade! É empatia! É encontrar a nossa voz! 
Dá uma chance pro post e lá no final você me diz se concorda com ele!

Essa seleção ressalta o empoderamento feminino e rompe esteriótipos, cada qual a sua maneira. Cada qual com o seu jeito de lutar!
Cada letra ressalta, sutilmente ou não, algo que incomoda, algo que prende, algo que não concordamos mais. Eu separei um resuminho das músicas com base na minha interpretação sobre elas... Então aperta o play!

Pra começar separei algumas músicas que rompem com a ideia de seguir um padrão, ou um estilo único de vida. Rompem as famosas normas impostas: "senta como uma menina", "encolhe essa barriga", "vai por uma roupa mais bonita"... 

"Mas essa sou eu! Eu gosto de ser bela, recatada e do lar." Ótimo! As artistas a seguir, e o feminismo como um todo, não estão dizendo que só se é feliz da forma que elas propõem e que você deve mudar a sua vida. Pelo contrário: podemos ser feliz da forma que quisermos, incluindo a sua ou a minha, sem que isso seja um único padrão a ser seguido!

1 de Julho – Cássia Eller

Muito provavelmente essa foi a primeira música que eu ouvi e senti que poderia ser o que eu quisesse! Esse mistura de feracidade da Cássia com a sutileza da letra me encanta muito... Ainda adolescente, no auge dos meus 14 anos, gritava em alto e bom som que eu sou fera, sou anjo e sou mulher...Mas sou minha, só minha! E não de quem quiser!



Girls just want to have fun – Cyndi Lauper

Um dia o inglês passou a fazer sentido e a fita gravada e esquecida pela minha tia em uma caixa se tornou muito mais do que uma música só para dançar. Afinal eu posso ter meu cabelo do jeito que eu quiser e usar as roupas que eu quiser, porque as garotas só querem um pouco de diversão. 


Man, I feel like a woman – Shania Twain
E foi dessa forma que eu também percebi que por trás da agitação da Shania havia muito a ser dito. Só quero sair um pouco da linha, deixar de agir de forma politicamente correta e ter um pouco de diversão.


Pagu – Rita Lee e Zélia Duncan
Só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão. Por isso, não lhe cabe julgar uma realidade que não te pertence, que você não vivenciou. E nem achar que só a sua realidade é válida.


Try – Colbie Caillat
Seja sexy! Use maquiagem! Corra uma maratona! 
O que precisamos fazer para que gostem de nós? Até onde devemos ir?
Mas e quando você está sozinha? Você gosta de você?


Don't let me get me – Pink
A carreira que propuseram para ela não representava quem ela realmente era! 
¨Você vai fazer sucesso! Só precisa mudar absolutamente tudo em você!"
E assim ela mandou todos para aquele lugar.  E o sucesso?  Dá uma espiada na próxima música.

Fucking Perfect – Pink
A Pink cresceu. Ganhou seu espaço e voltou para reafirmar que você é perfeita exatamente do jeito que é e que não deve ligar para o que os outros pensam de você! Não seja tão dura consigo mesma! Se aceita menina! 



Everybody's Fool – Evanescence
Outra que veio para dizer que não dá pra seguir essa vida perfeita que todos esperam foi a Amy. Você nunca será o que as pessoas querem, você precisa ser o que você quer!



Próprias Mentiras – Deborah Blando
Eu não sei nem onde encaixar essa música. Ela simplesmente cansou de tentar ser o que esperavam dela e percebeu que a culpa das coisas não acontecerem da forma esperada não era dela! Esculachando tudo e aprendendo a dizer não, porque já chegou a hora de se libertar!




Ella– Bebe
A Bebe chamou mulheres reais, com corpos reais, belezas reais, para dizerem : hoje eu sou a mulher que eu sempre quis ser! 



Hard Out Here – Lily Allen
A Llily detonou mostrando como é difícil romper com as expectativas do mundo. E que quando isso acontece você pode ser taxada como louca, bitch e outras coisas... É difícil para mulheres como a gente! 





Quem é que nunca chorou por um babaca? Nunca se sentiu usada? Nunca se sentiu manipulada e até pensou estar ficando louca? Nunca perdeu o chão? É justamente sobre isso que as meninas protestaram! Cada qual a sua forma, algumas mais sutis, algumas mais irônicas... O resultado? "Cara, isso tá errado! Você não é mais homem por me trair e me enganar e aquele seu lugar de melhor do mundo acaba de ser perdido".
Nessas música há criticas relacionadas aos relacionamentos abusivos que tanto ouvimos falar (ou sentimos na pele). Com associação a agressão física e verbal, traição, manipulação e até estupro. 

Linger – The Cranberries
Você me tem entre os dedos e sabe exatamente o que precisa fazer para me usar.Eu realmente pensei que você fosse bom! E achei que nada ia dar errado! Mas você não é esse céu todo. 


Too little too late – Jojo
E aquele relacionamento em que o cara não te deixar seguir em frente. Ela já tá lá investindo em outra, mas faz questão de dizer que te quer, que vocês precisam estar juntos. A cada passo que você dá pra frente ele te arrasta dez atrás.
Você fala as palavras certas para me convencer, mas eu sei que tem algo errado ai! E pra mim deu!  Por favor, me deixe ir... O tempo me fortaleceu e eu preciso seguir adiante. 


Torn – Natalie Imbruglia
Nesse clipe tão sutil eu enxergo uma violência tão grande. A decepção de quem não reconhece mais o parceiro que dorme ao lado. A dor e a perda de esperança... A vergonha, a solidão e o frio em se viver em um relacionamento conturbado.   


Malo – Bebe
Nós precisamos falar de agressão e é exatamente isso que a Bebe fez nessa música.
Sugiro que você procure a letra dessa música. É de ficar sem ar. Toda a dor do abuso transformada em versos. 
"Uma vez mais. Não por favor, estou cansada. Não grite, vai acordar as crianças!"



Love the way you lie – Rihanna
De uma forma muito pesada surge a interpretação de como é viver nesse tipo de relacionamento. De um lado alguém que "não quis machucar, me desculpe eu não serei mais esse homem" de outro a confusão de quem se acha culpada por tudo isso.
Essa música foi polêmica, mas o que eu quero que você perceba não é apenas a violência contra a mulher, mas sim a forma como ela é imposta. O jogo de domínio e poder, até fazer com que ela acredite que dessa forma é melhor... "eu gosto do jeito que dói"! No meu ponto de vista ela não está fazendo uma apologia a violência, mas sim retratando que o dano de um relacionamento assim vai muito além da dor física e emocional.



If i were a boy – Beyoncé
E se o jogo se invertesse? E se as regras fossem iguis para os dois? Eu faria o que eu quisesse, porque ele estaria preso a mim! 






Survivor– Clarice Flacão
A música foi regravada pela cantora, mostrando todas as sobreviventes. Aquelas que já ouviram um "você nunca vai conseguir viver sem mim!" ou um "pense bem, apesar de tudo sua vida com ele é boa!". Elas vieram para dizer eu sou uma sobrevivente e depois que você saiu da minha vida eu estou bem melhor! 


Irreplaceable – Beyoncé
Nessa vibe de "eu vou ficar melhor sem você" a Beyonce veio pra quebrar!
Coloca as suas coisas nessa caixinha ai e não toque no que é meu! Pare de dizer que eu sou uma tola em te deixar, porque igual a você eu posso achar outro em um minuto! 



So What  – Pink
A Pink segui essa ideia de te dei tudo e você não foi justo comigo! Mas quer saber: e dai? Eu ainda tenho a mim mesma... Eu ainda sou uma estrela! E eu estou bem melhor sem você!



Roar  – Katy Perry
Se tornando a rainha dessa selva a Katy se levantou contando ao mundo o quanto já foi sufocada. 
Enquanto estávamos juntos eu você me colocava para baixo e eu ficava aqui em silêncio. Eu esqueci que tinha uma escolha, eu deixei você me levar até o limite. Mas eu me impus. Não foi fácil, eu fiquei com medo. Mas achei meu caminho e quem manda aqui agora sou eu! E você vai ter que me ouvir comemorar!


E quem é que nunca teve que se justificar porque não queria ficar com alguém... Foi forçada na balada, deve que dar um empurrão em alguém... E depois ainda acabou sendo xingada por não ter dado moral. Prepotentes arrogantes, já dizia Naiara Azevedo

Coitado  – Naiara Azevedo
Nem era aquilo que contava para os amigos... 


U+ Ur Hand  – Pink
Não é não! Então tira essa mão dai e entende de uma vez que eu só quero dançar e curtir a minha noite sozinha! Eu não estou aqui para a sua diversão!



Tombei  – Karol Conka
Já que é pra tombar vamos falar dessa diva, que tem desconstruído horrores por ai. Esse discurso de ódio, misoginia e machismos não convence. E se quiser falar comigo, fala direito!

Meninas, eu espero que tenham gostado da playlist. 
É claro que tem muiiiiiitas outras cantoras por ai, mas eu selecionei com músicas que foram significativas na minha vivência. 
Pode ser que você tenha interpretado de outra forma, comenta ai embaixo...
Me conta o que você achou dessa seleção  qual música acrescentaria na lista.

Beijos...

Não gostou? Pegueis sua opinião, um dois, pisei. E se der palpitação, não dá nada...conta até 3! 

0 comentários:

Postar um comentário