Hidratação, nutrição ou reparação?




Na hora de cuidar dos cabelos alguns processos são essenciais! Mas, você sabe qual é a diferença entre hidratação, nutrição e reparação

Nesse mês eu vou por em prática um cronograma capilar (não sabe o que é isso? Fica de olho que em breve vem um post repleto de dicas e respostas sobre Cronograma Capilar) e, pra começar, fui selecionar quais produtos eu irei utilizar.  

Antes de escolher os produtos é preciso entender qual é o objetivo de cada etapa do cronograma capilarAlém disso, você deve levar em conta o tipo do seu cabelo (liso, enrolado, crespo, colorido, descolorido?).  Eu, por exemplo, procuro por produtos que não desbotem o meu laranjinha e que tentem controlar a oleosidade.

CABELO RUIVO


 Hidratação: o principal objetivo é hidratar, ou seja, repor água. Assim, o cabelo ficará macio e com mais brilho.
Mas, cuidado: uso em excesso pode prejudicar (tudo pode ser veneno ou remédio, depende da dose, né não?). Não respeitar o intervalo entre uma hidratação e outra (no mínimo 48h) e não respeitar o tempo indicado na embalagem (ficar no máximo com tantos minutos no cabelo) pode aumentar a oleosidade e causar escamação do couro cabeludo.
Os produtos sempre tem indicado no rótulo para que servem, mas confira também a composição. Glicerina, bepantol, elastina, colágeno, panthenol, aloe vera, são indicativos de que esse creme irá atuar hidratando as madeixas.
Selecionei alguns produtos indicados para hidratação e, clicando no nome, você pode descobrir aonde compra-los. 

hidratação cabelos

 Aussie     MorteSubita    Pantene     Revlon 

 Nutrição: o principal objetivo é nutrir normalmente repondo lipídios.
Essa etapa é essencial para fios ressecados, opacos e sem movimento e o resultado será um cabelo mais sedosos, alinhado e com peso. Lembre-se que mesmo cabelo oleoso precisa de nutrição, porque o fato da raiz estar oleosa não significa que as pontas estão nutridas.
O uso em excesso pode causar aumento de oleosidade, deixando os cabelos pesados.
As substâncias que prometem nutrir os fios são: ceramidas, manteigas (de karité, cacau cupuaçu, abacate, macadâmia), óleos (de argan, abacate, oliva, óleo de coco).
Selecionei alguns produtos indicados para nutrição e, clicando no nome, você pode descobrir aonde compra-los. 

nutrição cabelos

Elseve       Keune          Eternity'Liss         Dove 

  Reconstrução: vai repor a massa e proteínas nos fios, fornecendo força aos cabelos. Uma forma de reconstruir é utilizando queratina (você pode adicionar queratina ou usar uma máscara reconstrutora. NÃO ADICIONE queratina líquida em uma máscara que já é de reconstrução), os cabelos ficarão mais encorpados e resistentes.
A reconstrução é essencial para fios porosos e quebradiços. Mas, eu acho que é o passo mais difícil, porque pode deixar o cabelo “duro” demais, degradando-o.
É muito importante respeite um intervalo de no mínimo 15 dias entre uma reconstrução e outra e algumas substâncias que atuam na reconstrução são: queratina, arginina, colágeno, cisteína, creatina,


restauração cabelos


Sabendo qual etapa irá fazer o que no seu cabelo, que tal selecionar alguns produtinhos e aproveitar esse mês de "férias" para dar um up na saúde dos fios? 
Fica de olho por aqui que em breve eu vou contar como estou montando meu cronograma capilar
Agora me conta, você costuma cuidar dos cabelos em casa? Quais produtos usa?

Espero que tenha gostado... Me segue lá no insta que sempre tem novidades...
Beijos...

0 comentários:

Postar um comentário