Europeando I- Planejando a viagem: terei dinheiro para ir?



Eu prometi que iria trazer dicas para ajudar a tornar a sua viagem dos sonhos real, focando sempre em otimização de tempo e economia de dinheiro

Durante essa série de post, eu vou propor "tarefas de casa". No final, sua viagem vai estar planejada de uma forma fácil e econômica! 
Tá duvidando? Me acompanha então...

A pergunta que mais me atormentou quando a ideia de viajar para a Europa surgiu foi: eu realmente tenho dinheiro pra isso?


Eu não fazia a menor ideia de quanto custava viajar para a Europa e achava que era caro e impossível. Mas, não foi!

Uma coisa que precisamos ter em mente é que não dá pra querer viajar semana que vem. Leva tempo e você precisa de um mínimo de organização, se não o seu sonho pode se tornar um pesadelo.

A minha viagem começou a ser planejada quase 7 meses antes. Durante esse tempo eu  fiz as contas de quanto custava viajar para a Europa e consegui economizar e juntar o dinheiro necessário pra poder embarcar tranquila e sem nenhuma dívida (com exceção da passagem que comprei parcelada - o valor não está incluso nesses 5mil).

Mas afinal, quanto custa viajar
Pra responder essa pergunta você deve listar quais lugares deseja conhecer!
Na viagem para a Europa, optei por países mais clichês. Como eu era turista de primeira viagem escolhi lugares bem atrativos: Bruxelas e Bruges - Bélgica, Amsterdam -Holanda, Paris - França, Roma - Itália e Londres - Inglaterra.

Segredinho: Óbvio que esse momento foi de "piração". A lista de lugares era bem maior, mas é importante colocar os pés no chão.
Eu não iria ter condições de viajar pra muito países...talvez até fosse possível, mas seria estressante e eu ia passar mais tempo no transporte do que no lugar! 

Portanto, a minha escolha foi: poucos países, vários dias!

quanto custa viajar para a europa

Definiu os lugares? Agora é hora de fazer uma pesquisa rápida sobre gastos.
  
Procure na internet dicas de pessoas que já foram e compartilharam suas experiências. Quanto elas gastavam aproximadamente por dia e quanto desse valor foi para cada item importante da viagem: transporte, alimentação, atrações, etc.

Muitas pessoas tem compartilhado na internet dicas de gastos e planejamento de viagem e aos poucos eu fui somando informações até ter uma ideia de quanto eu gastaria para ficar 30 dias na Europa.  
Se você conhece alguém que já viajou para o mesmo lugar que pretende ir fica mais fácil. Peça pra essa pessoa uma estimativa de gastos.

Durante essa pesquisa, você irá perceber que muita gente diz quanto tempo ficou no lugar. Ás vezes elas até comentam se faltou ou sobrou tempo. Essas informações são muito úteis para definir quantos dias você irá ficar em cada cidade e quais são as cidades mais caras.

Na hora de construir seu orçamento, tenha em mente o valor máximo disponível para a viagem (ou a perspectiva de quando consegue economizar). Por isso, inicialmente eu fiz uma estimativa de dias e valores e depois, ao montar meus roteiros, eu mudei. As pesquisas me proporcionaram uma ideia de quais lugares precisavam de mais dias e mais dinheiro e também qual era  melhor forma de economizar.

Além dos gastos durante a viagem, há gastos que a antecedem. Lembre-se que é de extrema importância contratar um seguro viagem (mais pra frente falarei dele). Além disso, como viajei no inverno, precisei comprar algumas roupas adequadas. Assim, eu sabia que em cima do valor estimado da viagem teria um gasto de no mínimo R$500,00.
  
Com o resultado da pesquisa em mãos, eu organizei uma planilha no Excel. Montei a minha planilha em euros e transformei o valor total para reais.
Outro ponto importante: adicionei nessa planilha 50 euros de reserva para cada país (para possíveis emergências)!

Ali estava a minha previsão de gastos e eu trabalhei todo o planejamento da minha viagem dentro daquela faixa.
  
É importante notar que eu não paguei estadia na Bélgica e fiquei indo e voltando para lá (era a minha casa berço). Com isso economizei aproximadamente mil reais! Facilita muito ter amigos! Ou você pode fazer dessa uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas :)





Aconselho que guarde essa planilha e monte outra com seus gastos reais (onde você irá colocar cada valor de acordo com o que for gastando). No final da viagem poderá comparar as duas e verá o quão bom foi o seu planejamento, além de ter uma experiência para suas próximas aventuras.

Outro ponto importante: é aconselhável ter um cartão de crédito internacional, pois para todas as compras feitas pela internet ainda no Brasil esse cartão será utilizado. Além disso, é bom levar o cartão para cobrir eventuais emergências ou imprevistos. Eu aconselho não utilizar, pois a transação acaba saindo muito cara, você deixa de economizar e ainda volta para o Brasil com dívidas.
  
OBS: Eu nunca procurei uma agência de turismo, mas conheci pessoas que tiveram orçamentos até três vezes maiores do que o meu. Então, caso não consiga planejar você mesma e precise de ajuda, fique de olho! Faça vários orçamentos e pergunte-se: “será mesmo que eu não consigo me organizar e realizar uma enorme economia?”.
  
Tarefa de casa:
Definir o tempo disponível para a viagem.
- Definir o/os lugares. Se mais de um, definir quanto tempo em cada lugar.
- Realizar uma pesquisa básica na internet com informações sobre gastos.
- Com essas informações, montar uma planilha inicial no Excel.
- Verificar o se o seu cartão é internacional, caso contrário sugiro que providencie um (não é para agora, mas mais pra frente ele será importante).


Qualquer dúvida referente a essa etapa eu estou a disposição.
Contribua com o post. Deixe seu comentário, sua dica, sua sugestão...
Espero que esteja gostando!

Não perca!


3 comentários:

  1. Da maneira que você escreveu até da vontade de deixar a preguiça de lado e começar a programar a próxima viagem, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhha..Eu acho que essa foi uma das melhores fases!!Aprendi muito planejando a viagem!
      E vc me ajudou! Tenho guardado no meu pc um arquivo com uma conversa sua sobre dicas!

      Excluir
  2. Tou querendo planejar uma 😊 suas dicas têm sido muito úteis 😍

    ResponderExcluir