Roteiro de Roma: três noites e quatro dias!



Depois de passar por Amsterdam e Paris, chegou a hora de conhecer a fabulosa Comelândia Roma.

Se você não sabe como chegamos até aqui, confere o primeiro post dessa série que irá te ajudar a planejar e organizar a sua viagem. Após muito planejamento e organização, foram 30 dias, 5 países europeus e 5 mil reais.

De Paris nós voltamos para a Bélgica e pegamos um avião low cost (baratinho - aproximadamente R$200,00). Por ser a passagem mais barata, o aeroporto não ficava tão perto da cidade, mas havia transporte aeroporto-cidade bem barato (6 euros) e a todo momento. Confere aquitodas as dicas sobre o transporte entre países na Europa.

Chegamos em Roma e o nosso hotel ficava em frente ao principal ponto de transporte da cidade, a Estação Termini. Além disso, eu achei a cidade pequena e do local onde estávamos hospedados dava para ir para todos os outros andando (e curtindo as paisagens).

Foram três noites e, confesso, no ultimo dia já estávamos saturados. Óbvio que ainda haviam muiiiiiitos lugares para conhecer, mas naquele momento foi mais do que o suficiente para nós!

Os gastos em Roma foram aproximadamente 400 euros (na época R$1200,00). Isso incluiu tudinho! Transporte, estadia, alimentação, turismo, lembrancinhas, etc.

Roma foi o único lugar que achei que realmente compensa comprar aqueles famosos cartões que dão direito à entrada em atrações e ao transporte. Nós compramos o de 48 horas e ele custou 28 euros. O cartão se chama ROMA PASS e com ele podíamos pegar o ônibus, ganhávamos a entrada para um museu/sitio arqueológico de graça (vale a pena ir no Coliseu, pois custa 16 euros- já quase paga o cartão) e desconto em vários outros (consulte o site). Compramos o nosso na Estação Termini.

Foram 4 dias e hoje vou mostrar os lugares que conhecemos no nosso primeiro dia! Qualquer esquina que você olhe tem alguma coisa para conhecer. Vamos ver?
OBS: É impossível dizer exatamente tudo o que vimos. Roma é extremamente complexa e andando passamos por lugares que eu nem imagino o que exatamente eram. Desafio fazer esse roteiro!


 Dia 1:
Gastos estimados: 20 euros.
Distância percorrida: 8km

2- Basílica de Santa Maria Maggiore > 3- Igreja San Pietro in Vincoli > 4- Coliseu > 5- Monumento Vittorio Emanuelle > 6- Mercado de Trajano: > 7-Piazza Venezia > 8 - Igreja Sant’Ignazio di Loyola > 9- Fontana di Trevi.



Deixamos as nossas coisas no hotel e fomos comer. Não é a toa que a Liz – Comer, rezar e amar- escolheu passar um tempo em Roma.
Dá pra comer muiiiiiito, tudo o que for massa, vinho e gelado você deve experimentar.
O restaurante que fomos era muito bom e a comida muito barata (aproximadamente 10 euros), tanto que fomos quase todos os dias nele. Se chamava Pastarito e havia vários pela cidade.
Logo após o almoço fomos andando até o Coliseu, com várias paradinhas pelo caminho (inclusive para um sorvetinho).


2- Basílica de Santa Maria Maggiore:
Uma das mais importantes de Roma, ainda conserva as características arquitetônicas dos antigos edifícios romanos e preserva partes originais de sua estrutura. Construída, pasmem, no século V. 
Reza a lenda que seu teto do século XV foi folheado com os primeiros carregamentos de ouro que chegaram da América. Quem dera eu entender de arquitetura e história... Poderia falar um pouco mais sobre isso... 

Basílica de Santa Maria Maggiore
A fachada, detalhes do teto, a estátua de Pio IX- Ignazio Jacometti e o arco triunfal

3-  Igreja San Pietro in Vincoli (Basílica de São Pedro Acorrentado):
Havia duas coisas para ver na igreja e óbvio que eu não fotografei nenhuma! Mas fotografei essa "morte" encantadora!
As supostas correntes que São Pedro ficou preso no Cárcere Mamertino e a escultura de Moisés – de Michelangelo. 

 Igreja San Pietro in Vincoli
A segunda foto mostra láaaa na frente o local onde estão as correntes.

4- Coliseu:
Nesse dia nós apenas passamos por ele, só para dar um tchauzinho  e matar a vontade de vê-lo.
Olha o Maximus ali! Quem dera!

Coliseu

Coliseu


5- Monumento Vittorio Emanuelle:
O pomposo e grandioso (dá pra ver ele de vários lugares da cidade) monumento foi inaugurado no século XX em homenagem ao primeiro Rei da Itália, Vitor Emanuel II. 

Monumento Vittorio Emanuelle

6- Mercado de Trajano:
Gosta de shopping? Não pode perder. Hahahah
Ainda bastante preservado ele é considerado o primeiro Shopping Center  da história.
Nós passamos por ele e vimos inúmeras outras coisas no caminho. Sua construção é datada em 100 e 110 d.C.

 Mercado de Trajano

 Mercado de Trajano

7 - Piazza Venezia:
A praça fica em frente ao monumento.  


8 - Igreja Sant’Ignazio di Loyola:
Parada obrigatória!
Construída em 1626, em estilo barroco, ela possui um interior magnífico. Eu fiquei muito tempo deitada em um banco apreciando a sua cúpula. Aquelas imagens parecem ter vida própria, é incrível! As pinturas foram feitas por Andrea Pozzo e, devido a limitações físicas do local, ele dividiu o espaço em pequenas cenas narrando episódios da vida do Santo padroeiro da igreja. 
Igreja Sant’Ignazio di Loyola


9-  Fontana di Trevi: 
A famosinha, a barroca, a exclusiva, a mística...
O lugar onde fica a Fontana di Trevi é usado como reservatório de água desde a antiguidade. Construída no século XVIII, dizem que jogar uma moeda garante mais uma visita a Roma.
Sortuda do jeito que sou a fonte estava em reforma, tinha uma banheira simbólica lá e eu garanti meu retorno acertando a moedinha de primeira!


1


Nosso primeiro dia já foi incrível. Na volta para o hotel paramos em um mercado e compramos comidinhas típicas para o jantar!

Roma foi o país mais barato que visitei, então tudo vale muito a pena!


Ainda tem muiiiita coisa por vir. Na próxima quarta conto tudo o que fizemos no nosso segundo dia (com direito a ver o Papa).
Você já foi para Roma? Contribua com o post, comente os lugares que visitou, o que gostou e o que não gostou... Sua opinião é muito importante!

Beijos...

3 comentários:

  1. Eu fui a Roma já,a verdade é que já fui para 4 países diferentes,mas algo que eu sempre sinto saudade é da comida brasileira
    Nada supera nosso churrasco rsrs
    Bjs 😊

    ResponderExcluir
  2. Thais, babei absurdamente nas suas fotos querida! Sou louca para conhecer a Itália, quero comer muito, beber ótimos vinhos, conhecer as igrejas e museus e respirar história. Amei as fotos <3

    www.robertazanatta.com.br

    ResponderExcluir