Seja como hobby, ou como profissão, blogs estão em alta e trazem inúmeras benefícios. É claro que eles exigem dedicação e paciência, mas podem dar ótimos frutos.
Para te ajudar colocar no ar o seu próprio blog, iniciei uma categoria de posts que irá trazer dicas para conseguir ter e manter um blog, fazendo com que
ele se desenvolva com sucesso, com que você encontre leitoras e e feche muitas parcerias.
Hoje vamos ir um pouquinho mais além nos três
primeiros itens que estavam na lista de 15 dicas especiais para ter um Blog.
Além disso, eu vou compartilhar com você uma versão gratuita do post planner que eu utilizo. Nele você poderá anotar vários pontos importantes sobre o seu post.
1. Planeje:
Antes de começar postando loucamente por ai, reserve um tempo para planejar como o seu blog será.
Estabeleça itens e responda algumas perguntas:
- Sobre o que eu posso falar?
- Sobre o que eu sei falar?
- Eu vou ter tempo para fazer isso?
- Quantos dias na semana vou postar?
- Quais ferramentas vou usar?
- Os temas serão amplos ou vou falar de algo específico?
Estabeleça itens e responda algumas perguntas:
- Sobre o que eu posso falar?
- Sobre o que eu sei falar?
- Eu vou ter tempo para fazer isso?
- Quantos dias na semana vou postar?
- Quais ferramentas vou usar?
- Os temas serão amplos ou vou falar de algo específico?
Se você decidir que realmente quer ter um Blog, “gaste”
um tempo planejando e pesquisando sobre qual é a melhor maneira de
começar.
Anote e pontue! Esse passo inicial de organização fará toda a diferença, pois você vai começar o seu blog mil passos a frente do que quem não tem a menor ideia do que e por quê está fazendo!
Anote e pontue! Esse passo inicial de organização fará toda a diferença, pois você vai começar o seu blog mil passos a frente do que quem não tem a menor ideia do que e por quê está fazendo!
Faça uma lista de temas sobre os quais você que falar. Pesquise na blogosfera e veja com
quais trabalhos você se identifica e quais são as blogueiras que te inspiram.
Uma dica importante é conhecer um pouco mais desse
mundo virtual, observando estratégias, instrumentos e até mesmo temas quentes que podem render bons posts.
Sugiro os vídeos da lindíssima Karol Pinheiro. Ela fez tem uma série de vídeos sobre o tema “Quero ser Blogueira" e em cada episódio houve a participação de uma blogueira famosa...Tem dicas incríveis nessa jornada.
Sugiro os vídeos da lindíssima Karol Pinheiro. Ela fez tem uma série de vídeos sobre o tema “Quero ser Blogueira" e em cada episódio houve a participação de uma blogueira famosa...Tem dicas incríveis nessa jornada.
Eu, após planejar, fui atrás de alguém que me ajudasse
com o layout. Já falei disso aqui nesse post.
2. Organize.
Básico! Se você não se organizar ou o Blog vai desandar ou o resto da sua vida ficará perdido.
Ter um Blog dá trabalho e requer muita disciplina! A organizazão faz com que você economize tempo e tenha um desempenho superior.
Por isso, faça um calendário editorial (ou um Blog Planner), separando quais as categorias que irá criar e em quais dias da semana irá postar.
Além de facilitar a sua vida, facilita a do leitor. Ele vai saber, por exemplo, que você fala sempre sobre viagens ou que “todas as terças tem dicas de filmes no Blog da Joana”!.
Inclua também dias livres para você interagir com seus leitores (respondendo comentários), dias para a criação do conteúdo, dias para a divulgação.
Ter um Blog dá trabalho e requer muita disciplina! A organizazão faz com que você economize tempo e tenha um desempenho superior.
Por isso, faça um calendário editorial (ou um Blog Planner), separando quais as categorias que irá criar e em quais dias da semana irá postar.
Além de facilitar a sua vida, facilita a do leitor. Ele vai saber, por exemplo, que você fala sempre sobre viagens ou que “todas as terças tem dicas de filmes no Blog da Joana”!.
Inclua também dias livres para você interagir com seus leitores (respondendo comentários), dias para a criação do conteúdo, dias para a divulgação.
O Blog Planner me ajudou e ainda me ajuda
muiiiiiiiito na hora de organizar minhas ideias. Normalmente essa ferramenta
tem inúmeras categorias para que você se organize: espaço para anotar ideias; montar seu calendário, identificando quais posts serão postados em quais dias; salvar dados referentes ao crescimento do Blog; anotar suas senhas...
Existem diversos modelos, impressos e/ou arquivos
para download. A melhor parte é que existem opções gratuitas para
você baixar.
Eu sugiro que você dê uma olhada em várias opções e
escolha a que melhor combina com o seu estilo. Por exemplo, eu preciso que seja
impresso, adoro rabiscar o papel e não sou muito da coisa no computador,
então planilhas não me agradam muito.
Estou utilizando um feito pela Fran Guarnieri, do
Blog Morando
Sozinha (tem disponível para baixar aqui,
mas há outras opções mundo a fora (destaque para Sernaiotto, Follow Your
Dreams, Paula Guimarães e Fala Dantas).
Também observe que a composição do Planner pode
variar (acabei encontrando páginas que complementam o que eu utilizo).
E nada impede que você crie o seu né?!
Além do blog planner, uma ferramenta muito útil é o post planner.
Ele nada mais é do que uma ficha na qual você irá anotar tudo referente ao seu post, desde um rascunho da ideia principal do assunto e das imagens até o monitoramento do desenvolvimento, publicação e divulgação do post.
O post planner é rápido, prático e muito visual, pois em uma única página você consegue visualizar todo o trajeto do seu post.
Uma dica é manter vários deles espalhados por aí. Conforme as ideias chegam, você já começa a anotar!
Além do blog planner, uma ferramenta muito útil é o post planner.
Ele nada mais é do que uma ficha na qual você irá anotar tudo referente ao seu post, desde um rascunho da ideia principal do assunto e das imagens até o monitoramento do desenvolvimento, publicação e divulgação do post.
O post planner é rápido, prático e muito visual, pois em uma única página você consegue visualizar todo o trajeto do seu post.
Uma dica é manter vários deles espalhados por aí. Conforme as ideias chegam, você já começa a anotar!
Para receber a versão gratuita do post planner e monitorar a criação, desenvolvimento, publicação e divulgação do seu post é só cadastrar o seu email no formulário abaixo:
3-
Atualize com frequência.
Com base no calendário
que criou, tente atualizar com frequência.
Muitas vezes é difícil,
temos outras prioridades, mas o essencial é ter essa meta estabelecida e sempre
tentar cumprir sua rotina de posts.
Dois dias por semana?
Ok. Vou me esforçar para isso e meu público saberá que dois dias por semana
terá post novo.
Caso contrário as
pessoas desistem de te visitar: “nunca tem nada de novo aqui!”
Uma dica minha
de organização e que se relaciona com o fato de eu conseguir manter a
frequência das postagens é que eu tenho uma lista dos grandes temas do Blog -
Dicas para Blog, Resenha de Cosméticos, Play List, Feminismo, Moda
-, com as datas em que devo postar cada tema (por exemplo, todas as quartas
falo de viagem).
Dentro dessa
lista tenho sublistas, com os temas que gostaria de falar dentro de cada
categoria.
Deixo tudo anotado para não esquecer, assim fica mais fácil e quando a criatividade está baixa é só ir na lista e ver o que já havia sido anotado.
Por exemplo,
hoje é dia de postar play list, só que não tô sabendo
pensar... Lá na minha listinha tem várias ideias: músicas felizes, músicas
nacionais, músicas de filmes, músicas dos anos 90... É só escolher uma e
publicar.
Espero que
tenham gostado das dicas e fica de olho porque em breve trago mais dicas
fresquinhas sobre como ter um blog de sucesso!
Não se esqueça
de contribuir com o post deixando um comentário: Quais ferramentas você utiliza para organizar e planejar
o Blog?
Beijoos..
oi Thais, todas as suas dicas são muito válidas, eu pessoalmente creio que para ter um blog de sucesso você tem que estar a vontade com o que esta publicando, falar do que gosta e fazer deste um espaço seu!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Sim Thaila! Concordo com você! Até porque sucesso é relativo né? Para algumas pessoas é ter seguidores, para outras é expressar sua opinião, pra outras treinar a escrita. Enfim, com certeza tem que estar a vontade e fazendo por que gosta! Obrigada pela visita!
ExcluirComo eu queria ser mais organizada - hahahha. Quando o novo layout do meu blog entrou no ar, eu criei um planner para me ajudar - e até disponibilizei no blog <3 - porém, eu continuei nas agendas mais zoneadas da VIDAHHHH! Me organizando do jeito mais desorganizado, eu me empolgo demais quando começo a escrever posts, ai quando vou ver tenho 20 novos e 500 ideias. Estou tentando organizar uma frequência certinha, vendo o que funciona e analisando os dados - vamos ver né hahahaha. Agora vou tentar colocar como meta tudo, que ai não fico no caos da desorganização hahahahaha.
ResponderExcluir// Beijoss <3