Desapegar faz bem para a alma!




É preciso ter equilibrio entre o que consumimos e o que desapegamos. Consumir com consciência significa pensar como aquilo vai agregar na sua vida; desapegar significa parar para refletir se aquilo ainda cabe na sua vida!

Esse texto não é apenas sobre coisas!

Em 2017 eu inicie a minha jornada praticando o desapego e consumindo com mais consciência. O objetivo era começar com coisas físicas e partir para ideias, sentimentos, projetos, pessoas...
Até aqui foi um longo caminho, com muita mudança. Pude sentir na pele a dificuldade de desapegar, especialmente quando se diz respeito aos meus ideais (fiz uma transição de carreira e abri mão do cargo que tanto sonhei).

O nosso apego pode se refletir nas coisas que acumulamos, mas não está relacionado só a bens materiais: se você não consegue desapegar daquela blusinha que ganhou quando tinha 15 anos, quem dirá daquele sentimento de culpa por não ter tido um bom desempenho na prova!

Eu acredito que o que e como acumulamos se reflete em como guiamos nossas vidas e como nos apegamos a determinados sentimentos. E hoje vejo o hábito de desapegar como um caminho que te leva a conhecer mais sobre si mesma.  

Ao longo da minha jornada praticando o desapego eu entendi que ter muitas coisas não significa estar satisfeito.  Foi com base nisso que consegui aplicar alguns passos na minha vida, que hoje contribuem muito durante as minhas crises de ansiedade.
Pensa comigo, se há um sentimento que te faz mal não tem porquê você fica apegada e remoendo. Desapega! Deixa fluir!
Se alguém disse algo que te magoou, não fica sofrendo por dias. Desapega!
Se você fez algo que não deu certo, não fique se culpando. Deixa ir. Desapega!


 "Tá Thais, mas como eu começo a desapegar?".  Vou te contar como eu comecei!
Além de alguns projetos como o Julho em 31 Looks, voltado para bens materiais, e deixar meu cabelo crescer muito para então cortar bem curtinho, eu comecei com alguns passos:

1.  Identifique no que você é mais apegada? São seus livros? Seus sapatos? Seus likes no instagram? 
2. Identificou? Agora foque nisso e tente, aos poucos, substituir os valores: é mais importante deixar seu livro na estante ou emprestar pro seu amigo que tá precisando? Mais vale aproveitar o momento ou se preocupar com como as pessoas vão interagir ao postar aquela foto dequele passeio legal?

E ai vão alguns pontos para você começar a praticar o desapego:

- Empreste seus livros; dobre as pontinhas das páginas que você gosta; já pensou em sublinhar algum trecho legal?
- E aquele colar que você quase nunca usa, mas que sua amiga adora? Que tal dar pra ela? 
- Você não imagina sua vida sem maquiagem? Que tal sair sem ela um dia?
- E as redes sociais? Já pensou em passar um final de semana sem wifi? Impossível? Te desafio então a desligar por uma noite e não religar logo cedinho!
- Organize suas coisas. Separe-as por grupo e veja o quanto você tem do mesmo item e o que você realmente precisa. Faça uma lista e avalie o que você realmente usa dentro disso tudo.
Venda o que precisar, doe o que puder.
Ao me mudar eu percebi que tinha 20 copos (morando sozinha), óbvio que era desnecessário.
- Não tenha medo de não ter mais, abra espaço para o novo. 
- Faça uma viagem sem luxo e na qual você não consiga levar muitas coisas. Passe uns dias só você, uns miojos, muita areia e uma barraca. No fim das contas você pode acabar percebendo que aquele creme de cabelo é muito importante, mas que todos aqueles brincos, que você costuma carregar em viagens, não fazem falta.
- Participe de um desafio de looks para refletir se todas as suas roupas estão realmente sendo aproveitadas. 


E principalmente: experimente e descubra o que funciona pra você!





O “destralhe” também me ajuda muito. Sempre que me sinto sufocada com coisas aqui em casa tiro um tempo para organizar: tira tudo do lugar, limpa, observa, separa, doa, organiza.
E nesse vai e vem de arrumação as ideias se desenrolam e alguns sentimentos vêm à tona. Por isso é bom lembrar: se você precisa jogar fora não perca tempo organizando!
O que você tirou do armário e  não usa mais - ou não te representa- não precisa ser organizado lá dentro. Além das coisas, o mesmo vale para sentimentos, hábitos e pessoas: te machuca? Faz você se sentir mal? Então joga fora, não perde seu tempo e energia tentando organizar algo que já não faz mais sentido guardar!

Desapegar faz bem pra alma! Desapego não significa que não devemos ter certas coisas; desapego significa que devemos nos libertar das amarras que nos fazem acreditar que sem aquilo jamais poderíamos ser felizes!
desapegar


Contribua, deixe seu comentário sobre o assunto. Você é boa em praticar o desapego?
Tem alguma dica de como consegue fazer isso?

Beijos...

0 comentários:

Postar um comentário