Viajar faz bem pra alma




Quem me acompanha no instagram e facebook sabe que fiquei fora por uns dias e, por isso, o blog ficou parado.

Nas ultimas semanas estivem em uma viagem que foi dividida em duas etapas: Valparaíso, em um congresso da minha área, e San Pedro de Atacama, porque eu mereci um pouquinho de descanço.

Tudo foi ótimo e muito especial, mas o Atacama trouxe uma onda de sentimentos que fizeram com que eu me desligasse de tudo e que ajudaram a me repensar e a me encontrar um pouco mais.

atacama

Há um pouco mais de dois anos um furacão passou por aqui! A minha vida mudou e a Thaís de antes foi, aos poucos, sendo substituída pela Thais que eu sempre quis ser.
Não foi é um caminho fácil. É um passo após o outro, uma conquista por vez... E o Atacama me fez perceber qual foi o meu ponto de partida, onde eu estou hoje e, claro, refletir sobre onde eu quero estar amanhã.

Essa viagem vem sendo planejada há uns 8 meses. Tudo começou com aquela clássica "acho que eu não consigo"... Não sei se terei dinheiro, não sei se darei conta de deixar tudo em ordem por aqui, não sei se conseguirei me virar sozinha. 
Esse medo tem nome e sobrenome, ele é um resquício da Thais insegura do passado (ele ainda está aqui, mas agora consigo me sobrepor e dizer em alto e bom som "Eu consigo fazer isso, bitch!").

Os dias foram passando, a caixinha da grana aumentando... Até que a passagem foi comprada e a semana da viagem chegou.
É real! Foi real!
Não tinha mais como fugir.


O peso da mala (e do mundo) nas costas; os dias de paz, em contanto com a natureza e com o "nada" (que ao mesmo tempo é tudo); as longas caminhadas sozinha, ouvindo apenas o barulho do vento; o nascer e o pôr do sol; a magnitude disso tudo... o eu no meio dessa imensidão me trouxeram muito além de um simples descanço. 

Dia após dia, sem cobranças, eu pude repensar a minha vida, as minhas atitudes, os meus objetivos... 
Percebi que não há limites para o que eu quero, para quem eu quero ser.
Percebi que faço muitas coisas que não gosto, mas que preciso fazer.
Percebi que tenho muitos planos na gaveta, e que preciso coloca-los em prática. Mas que isso precisa respeitar os meu limites, sem cobranças e expectativas.
Percebi que essa fase conturbada da minha vida é agora. Amanhã todos essses desafios terão sidos superados.
Percebi que quero melhorar muito como ser humano.
Percebi que quero uma vida descomplicada.
Percebi que quero amor... Amor por mim, pelo outro, pelo universo.
Percebi que tudo o que ralei muito para plantar (ouvindo muitas vezes que não iria vingar) está dando frutos... E percebi que é normal ter  medo da colheita, mas que ela vale a pena.Ooo se vale.

atacama


Se eu encontrei todas as respostas?
Não, não mesmo!
Mas, entendi que estou no caminho certo e deixo aqui um trecho de um texto meu de 2016. 

"Acontece que depois de cair várias e várias vezes você aprende: talvez eu não tenha encontrado exatamente o que me faz feliz, mas eu aprendi o que acontece quando eu ignoro as chances de buscar a minha felicidade e isso me leva a pensar que eu tenho que tentar, independente do desafio, independente do que os outros digam; talvez eu ainda não tenha descoberto quem eu realmente sou e o que eu realmente quero, mas eu aprendi exatamente quem eu não sou, quem eu deveria parar de tentar ser e o que eu devo fazer para chegar mais perto do que eu quero para mim."

Nunca saberemos sobre tudo de nós mesmos, mas saberemos o mínimo para andar sempre seguindo a felicidade e a paz interior. E nessa jornada, viajar faz bem pra alma!




0 comentários:

Postar um comentário