Roteiro no Atacama: Geiser e Vale da Morte



Agora que você já sabe o básico sobre San Pedro de Atacama, tá na hora de te contar como foram os passeios que fizemos.
O roteiro será divido em 3 posts, então fica de olho que aos poucos você vai se apaixonar por esse lugar.

Nos tivemos 3 dias completos e fizemos tudo pela agência Ayllu Atacama.

A agência é muito boa, tem passeios incríveis e todos com um lanche (café, almoço...). Os guias são educados e atenciosos, tudo muito pontual e feito com bastante dedicação.
O preço pode ser um pouquinho maior do que outros lugares, mas a qualidade é excepcional.

A região que estávamos é dividida em comunidades indígenas e, ao contrário do que ocorre no Brasil, eles são muito respeitados. Cada comunidade cuida de um local turístico e cobra uma taxa de visitação.  Portanto, os valores dos passeios incluem a taxa de visitação e mais o valor pago para a agência.
Apesar dos passeios terem um nome principal, normalmente eram feitas várias paradas no decorrer do dia.
A agência vai te dizer o que é melhor para o tempo que você tem disponível, quais passeios se encaixam com a sua estadia. Esse foi o roteiro do nosso primeiro dia:

 Geyser el Tatio:
Paradas: Campo Geotérmico, Vista de Vizcachas e o Povoado de Machuca.
Horário: Das 5h30 às 13h00, aproximadamente.
Alimentação: Café da manhã
Saída: Do Hotel
Valor: 80.000 pesos mais a entrada de 10.000 pesos, o que equivale a R$450,00
Temperatura da primeira parada: Varia entre – 5 C e – 20 C
Temperatura no final da excursão: 25 graus
Artigos indispensáveis: Normalmente chegamos antes do sol nascer e a temperatura é abaixo de zero, e altitude acima dos 4.000 m.s.n.m, deverão usar/levar: roupas para temperaturas abaixo de zero, gorro, luvas, botas de frio, óculos de sol, protetor solar, água e roupa leve para o retorno.

geiser


O local estava a mais ou menos 2 horas de carro de San Pedro de Atacama. Já começamos em altas altitudes, mas lidamos relativamente bem com isso (Roberta teve uns probleminhas, mas passa bem). O segredo é ir devagar, tomar muita água e respeitar seu corpo.
Acompanha uma temperatura muito baixa. FRIO! Quase congelei.
O terreno, apesar de “perigoso”, era muito bem delimitado.
Eu nunca tinha visto um gêiser antes e fiquei bem apreensiva! O fenômeno acontece porque a água subterrânea atinge temperaturas altas. Isso irá aumentar a pressão, o que faz com que ela precise sair de alguma forma. Como as rachaduras que levam a água à superfície são muito estreitas, os jatos podem atingir cerca de 80 metros de altura e apresentar temperaturas de 70ºC.

geiser


Depois do café da manhã, passamos pelo Lago Putana e o guia nos explicou um pouco sobre o hábito das aves que ficam por ali. A ultima parada foi o vilarejo de uma rua só,chamado Machuca, onde pudemos experimentar carne de Lhama.

carne de lhama


O guia também nos explicou sobre o respeito que eles têm por esse animal e por toda gratidão, já que ele proporciona alimento, transporte, calor... A carne consumida é apenas de machos, pois as fêmeas criam os filhotes.

O intervalo entre um passeio e outro foi curto, então nós comemos uma empanada no centro e experimentamos os sorvetes típicos.
Seguimos para o segundo lugar do dia, o Vale de la Luna.

atacama


  Valle de la Luna:
Paradas: Pedra do Coyote, Cavernas de Sal, Centro do Valle de la Luna, Fotografia Anfiteatro e entardecer no Valle de la Muerte.
Horário: Das 15h00 às 19h30 (inverno) e das 16h00 às 20h30 (verão), aproximadamente.
Alimentação: Lanche e Cocktail
Saída: da Agência
Valor: 50.000 pesos mais a entrada de 4.000 pesos, o equivalente a R$280,00
Temperatura da primera parada: Média de 30 graus
Temperatura no final da excursão: 5 a 8 graus
Artigos indispensáveis: Jaqueta corta vento para usar no pôr do sol (poderá estar ventando), tênis confortável para caminhar, roupa confortável, boné ou chapéu, óculos de sol, protetor solar, água, camiseta manga longa, é muito importante se proteger do sol.

valle de la luna


Dois vales que ficam pertinho de San Pedro de Atacama, a apenas 15 minutos de carro. Ali você irá encontrar paisagens fabulosas, que incluem cavernas de sal até terrenos em que foram testados robôs para serem usados em outros planetas.  Ah, tem cena de star wars que foi gravada ali também.
O lugar é cheio de esculturas naturais, formadas pela erosão. E o caminho é composto por várias trilhas curtas dentro do complexo.
Após passar pelo Valle de la Luna, seguimos para ver o por do sol no Valle da la Muerte. Esse lugar deveria se chamar Vale de MARTE, devido a sua possível semelhança ao planeta vermelho, mas houve um mal entendido ao nomear o lugar que acabou ficando com o nome Morte.


valle de la muerte

valle de la muerte



O fim do dia foi marcado por um entardecer insano acompanhado de vinho.
A energia desse lugar é fantástica, sem dúvida cores e sensações que ficarão para sempre na memória.

Nesse tom vermelho, terminamos nosso primeiro dia no Atacama. 
No próximo post conto como era o banheiro no Salar de Tara.

Me conta nos comentários: gostou do roteiro? O que achou desses lugares?

Beijos...

0 comentários:

Postar um comentário