"Acabar com a procrastinação e se tornar uma pessoa mais produtiva” realmente funciona?





Hoje eu vou te contar o porquê eu não gosto das inúmeras dicas que tenho visto na internet para “acabar com a procrastinação e se tornar uma pessoa mais produtiva”!

Vou te contar o porquê elas não funcionam para mim!

“PROCRASTINAR: negligenciamento de atividades, ou seja, quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para a produção de outras atividades menos importantes.”


Você também acha que a procrastinação tem arruinado seus dias?
Eu analisei várias dicas de como acabar com a procrastinação e separei o que funciona e o que pode te deixar mais ansiosa e distante de cumprir seus objetivos!

No final desse post, eu te conto como eu resolvo meus problemas e saio daquele poço escuro nos dias que eu me sinto muito pequena para lidar com tudo o que está acontecendo!

Vamos às dicas que encontrei por ai?

COMO ACABAR COM A PROCRASTINAÇÃO

1. “Simplesmente Comece: Comece logo, não pense demais, e não deixe para depois.” ME DEIXA MAIS ANSIOSA  
Quando estamos prestes a procrastinar, começar não é tão fácil assim! Eu mesma fico horas olhando para o teto, sentindo uma sensação de fracasso e uma preguiça enorme de, inclusive, fazer coisas que irão me fazer bem.

2. “Tenha foco. E se você perceber que está desviando a atenção ou evitando alguma tarefa, respire fundo e volte ao que estava fazendo.” ME DEIXA MAIS ANSIOSA 
Que bom seria se todos tivessem as mesmas habilidades de foco e atenção! Mas, somos diferentes e temos competências e estratégias distintas. Às vezes é impossível para uma pessoa ficar focado por mais de 30 minutos em algo.

3. “Elimine Distrações: Se livre dos ladrões de atenção, que facilitam o ato de procrastinar.” ME DEIXA MAIS ANSIOSA 
Fazer compras é um ladrão de atenção? Sim! Mas, também pode ser algo essencial se acabar a comida!
Lavar o cabelo é um ladrão de atenção? Sim! Mas, também pode ser algo essencial se isso estiver te incomodando!
Esperar uma mensagem no whatsapp é um ladrão de atenção? Sim! Mas, também pode ser algo essencial se for a sua chefa trazendo algo que você espera!
Num mundo onde fazemos mil coisas ao mesmo tempo, eliminar distrações não é tão simples assim e o que pode ser distração para você pode não ser para mim!

4. “Pequenas Recompensas: Toda vez que conseguir terminar uma tarefa difícil, desfrute de uma pequena recompensa: um breve descanso, escutar uma música, tomar uma xícara de café. Mas, cuidado para não se desfocar e deixar o restante do trabalho de lado.” ME DEIXA MAIS ANSIOSA 
Em breve eu vou te contar o porquê isso não é uma pequena recompensa! Para mim, isso é um grande passo na resolução dos seus problemas!

5. “Quebre as Metas maiores em pequenas metas.” FUNCIONA PARA MIM
Para mim, o sucesso é feito de pequenas conquistas e não de grandes metas! Desde que mudei a minha forma de me cobrar tenho percebido que a minha taxa de sucesso é muito maior do que eu imaginava. E, óbvio, a minha felicidade!

6. “Sempre planeje o seu dia com antecedência” FUNCIONA PARA MIM
Ter uma lista pode facilitar na hora de resolver seus problemas. Anote todos os seus objetivos! Assim, essas ideias não se perdem.Depois de um tempo, é importante que você reveja a sua lista e observe quais objetivos você já alcançou (dando aquele famoso check na listinha). E os que você não alcançou? Talvez seja a hora de rever suas estratégias e repensar em como concluir a sua meta.

7. “Entenda seu Ritmo: É importante estabelecer uma rotina de trabalho, e respeitar isso.” FUNCIONA PARA MIM
8. “Lista de prioridades: pode ser diária, semanal e mensal, mas crie porque isso ajuda a entender o que você precisa fazer e o que é mais urgente.”  FUNCIONA PARA MIM

Os dois últimos pontos estão relacionados com a minha estratégia de resolver problemas, ser produtiva e evitar a procrastinação!

Para mim, ser uma pessoa mais produtiva inclui sentir o que meu corpo (e minha mente) precisa nesse momento.
Como assim? Eu gosto de pensar sobre os meus problemas. A minha cabeça vira um novelo de lã, todo emaranhado. É problema que não acaba mais! As coisas parecem que não vão ter jeito e a tal da procrastinação bate na porta!
E é nesse momento que você tem vontade de largar tudo e ficar olhando pro teto.  

Você já percebeu que nos momento que está procrastinando você nunca faz o que queria fazer? Por exemplo: você deveria estar terminando seu TCC, mas queria estar assistindo Stranger Things, porém se sente muito culpado e ansioso com a ideia de para de produzir e assistir. Ai você decide limpar a geladeira! No fim, você não fez o que deveria e nem o que queria... Apenas empurrou suas obrigações e suas vontades para debaixo do tapete.

Por isso, depois de pensar sobre os meus problemas e querer começar a fazer coisas aleatórias para não lidar com eles, eu me faço a seguinte pergunta: 

Qual é a menor coisa que eu posso fazer para me colocar mais próxima de resolver meus problemas?

Às vezes é tomar um café enquanto eu faço uma lista com as coisas que preciso fazer. 
Às vezes é pintar a minha unha ou hidratar meu cabelo. 
Às vezes é pagar um boleto.

Coisas pequenas importam! E fazem toda a diferença na hora de desemaranhar o fio e construir uma blusa com aquela lã que não estava funcional.

Após concluir esse pequeno passo eu sinto uma mudança de perspectiva e continuo pensando: qual é a menor coisa que eu posso fazer para me colocar mais próxima de resolver meus problemas?

Assim, no decorrer do dia, ao poucos eu vou eliminando coisas eu deveria fazer para solucionar meus problemas, tornando meu dia produtivo, feliz e sem a tão temida procrastinação.

Lembre-se: nem todas as listas se encaixam para todas as pessoas! Você precisa descobrir o que funciona ou não para ti!

Entenda suas frustrações, encontre suas habilidades e use-as a seu favor. Não se force a seguir uma lista pronta, pois você pode acabar mais frustrada do que quando começou!

Me conta aqui nos comentários: o que funciona para você ser mais produtiva?
E hoje? Qual é a menor coisa que você pode fazer para se colocar mais próxima de resolver seus problemas?

Espero que tenham gostado!
Beijos...

1 comentários:

  1. Nossa sim!Para mim as dicas mais famosas acabam tendo o efeito reservo.
    O que funciona muito é: "Fazer as pequenas meta primeiro", pois isso me dá a sensação que estou sendo produtiva e me deixa mais animada.
    Por isso sempre estabeleço pequenas metas, por exemplo: Aos invés de estipular criar um post, postar e divulgar.
    Eu divido em dias, hoje a meta é escrever dois posts e depois separo publicar e divulgar em outro dia. Dessa maneira consigo produzir mais.

    Hurricane Stars

    ResponderExcluir