Tudo o que você queria saber sobre Oil Cleansing Method: dá para limpar a pele usando apenas óleos?




Você já pensou em desapegar de quase todos os seus demaquilantes e sabonetes para rosto e limpar sua pele apenas com óleo?

Parece assustador né? Especialmente para quem tem pele oleosa. Mas, eu vou te contar um pouquinho sobre o Oil Cleansing Method, a técnica que vem mudando a forma como limpamos as impurezas da pele e que tem feito sucesso fora do Brasil.

óleo de limpeza

Antes de falarmos sobre Oil Cleansing Method precisamos entender como a nossa pele funciona e qual a relação da nossa pele e da produção de óleo.

A nossa pele naturalmente produz óleos e isso define o tipo de pele que podemos ter: as secas, que produzem pouco óleo, e as oleosas que produzem muito.
Essa produção natural de óleo forma uma barreira protetora, nutritiva e hidratante na nossa pele. Isso é natural!
Aqui vale ressaltar algo sobre as peles oleosas: você já comprou um produto para tratar a oleosidade que deixou a sua pele tão seca, mas tão seca, que no outro dia ela ficou muito mais oleosa? Isso se chama efeito rebote: a sua pele entende que não tem óleo e produz o dobro para compensar. E é ai que o Oil Cleansing pode ajudar...

Oil cleansing (podemos traduzir como óleo de limpeza / método de limpeza baseado em óleos) funciona usando uma mistura de óleos vegetais que remove impurezas da pele, incluindo protetor solar e maquiagem.


Limpar a pele sem água e sabonete? Isso mesmo!
Isso acontece graças aquele conceito que você aprendeu na escola, em química: óleo dissolve óleo.
Você já usou um produto bifásico (metade óleo e metade água)? Já reparou como ele não se mistura? Ou, um exemplo mais cotidiano: já tentou lavar uma frigideira depois de fritar um hambúrguer apenas com água? Funciona?
Não, não funciona. A água, além de não se misturar com óleo, não é capaz de dissolvê-lo. Por isso, limpar a pela com água não é eficiente para remover o óleo que a sua própria pele produz.

Dessa forma, ao utilizar um óleo vegetal para realizar a limpeza da pele, ele irá dissolver o óleo que já está entupindo seus poros (e que podem estar levando a formação de acne). Por isso o Oil Cleansing é tão eficiente e é indicado para todos os tipos de pele.
Ele faz uma limpeza profunda que, diferente dos sabonetes, não altera o PH da pele. De bônus, ele nutre e forma uma barreira protetora na pele.

limpar a pele com oleo vegetal

“Mas, posso usar qualquer óleo?”
Não, o importante é usar óleos vegetais puros prensados a frio.
Há diferentes tipos de óleos, com diferentes propriedades. Por exemplo, óleo de jojoba, de mamona, de semente de uva... Você pode misturá-los e formar algo apropriado para a sua pele.
Ou, pode conversar com alguém que entenda sobre o assunto e formule algo específico para cuidar do seu rosto.

Como usar Oil Cleansing Method?

Depois de escolher os melhores óleos vegetais para a sua pele. Você precisa começar a usar e observar quais efeitos está tendo.
É você quem decide quanto usa e em quais momentos do dia deve fazer o ritual de limpeza. Observe a sua pele e tende entender o que ela precisa e como atender essa necessidade.
Um ponto importante: pode ser que a sua pele reaja formando alguns cravos e espinhas nas primeiras utilizações. Isso é comum e se deve ao fato de que óleo está retirando as impurezas mais profundas da sua pele, o que pode culminar com acne. Mas, esse efeito é passageiro e logo a sua pele irá se adaptar ao método.


Para usar o Oil Cleansing Method você deve:
  • Retire do frasco em que armazena os óleos vegetais aproximadamente uma colher e coloque em um pires.Separe uma tigela com água morna e uma toalha de rosto limpa. Ou realize a limpeza logo antes de entrar no chuveiro.
  • Com as mãos limpas, aplique o óleo no rosto e, com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares. Faça os movimentos por cerca de 3 minutos. 
  • Você pode usar eco pads de algodão, caso não queira utilizar as mãos.
  • Depois, molhe a toalha na água morna e vá retirando o excesso de óleo do rosto. Passe a tolha com delicadeza. Caso tenha optado por fazer antes do banho, a água do chuveiro com a toalha irão te ajudar nesse processo de limpeza.

Prontinho, agora é só secar e seguir seu ritual, utilizando uma hidratante por exemplo.

Além de ser indicado para todos os tipos de pele, inclusive a oleosa, o Oil Cleansing Method é excelente para quem tem peles sensíveis ou alergias.
Eu mesma sempre tive alergia a demaquilante, e com isso muita dificuldade em encontrar um produto ideal. A limpeza com óleos vegetais mudou a forma como eu cuido da minha pele, e o melhor: sem vermelhidão e irritação.

Lá no instagram @honey_cosmeticosnaturais eu acabei de postar stories mostrando rotina da limpeza de pele com óleos vegetais.
Me segue por lá e fica de olho, pois eu vou falar mais sobre as propriedades de cada óleo.

Tem alguma dúvida?
Deixe um comentário que vou tentar te ajudar.
Beijos..

0 comentários:

Postar um comentário