Qual a diferença entre creme e manteiga corporal?




Cuidar da pele é importante na nossa rotina de cuidados. No decorrer do dia, sua pele está exposta a inúmeros estímulos que podem ser maléficos, como o sol e a poeira. Além disso, a nossa pele também está exposta a perda de água (ou seja, perda da sua umidade natural).
Cremes e manteigas corporais são aliados na hora de recuperar e proteger a nossa pele. Mas, você sabe a diferença entre os dois?

Para começar precisamos lembrar que tanto os óleos vegetais, cuja concentração é maior em cremes corporais, quanto as manteigas possuem propriedades emolientes que evitam o ressecamento da pele, atuam na prevenção de lesões, na cicatrização da pele e podem até ter ação bactericida.
Ambos são formados por triglicerídeos, porém os óleos são líquidos em temperatura ambiente e as manteigas não são. Essa diferença se deve a estrutura química das moléculas.


manteiga ou creme corporal

 Manteiga corporal – a sua formulação é predominantemente feita com manteigas vegetais (cacau, karité...) que ficam no estado sólido em temperatura ambiente. Assim, as manteigas corporais tem uma textura mais densa, sendo, por vezes, difícil de espalhar pela pele. Elas são indicadas para uma maior nutrição da pele, especialmente para quem tem pele seca, áspera e quebradiça ou naquelas épocas do ano, como o inverno.

Creme corporal – a sua formulação é predominantemente feita com óleos vegetais (abacate, semente de uva...) que ficam no estado líquido em temperatura ambiente. Assim, possuem textura mais leve e suave e são mais fáceis de aplicar. Os cremes podem ser uma alternativa para qualquer tipo de pele.

Embora haja diferença entre as manteigas e os cremes corporais, na hora de escolher um produto de beleza você sempre deverá levar em consideração o seu tipo de pele. Alguns óleos são indicados para peles mais secas (como a oliva), já outros para peles oleosas (como o óleo de maracujá). Respeitar o sue tipo de pele é meio caminho andado para que um produto seja eficaz e traga benefícios.

Agora me conta, você é do time creme ou manteiga corporal?
Me acompanha pelo instagram Honey_cosméticosnaturais e fica de olho nas novidades em rotinas de beleza.

Beijos...

0 comentários:

Postar um comentário