Óleo essencial de Patchouli: para que serve?




Um dos componentes-chaves ao se trabalhar com Práticas Integrativas e Complementares são os óleos essenciais. Com propriedades extraordinárias, os óleos essenciais precisam ser utilizados com ressalvas, pois podem causar danos à saúde se utilizados de forma errada.

O Honey Cosméticos Naturais usa dos óleos essenciais para cuidar do corpo e da mente. Hoje vou contar um pouco sobre o Óleo Essencial de Patchouli.

Com um perfume forte e amadeirado, o Óleo Essencial de Patchouli é oriundo de espécies de plantas cultivadas na Indonésia, especialmente Pogostemon heyneanus e Pogostemon patchouly (também conhecida como Pogostemon cablin).

Em relação à Aromaterapia, o Óleo Essencial de Patchouli  diminui a ansiedade e estimula a coragem, além de ter um papel afrodisíaco.

Com ressalvas e realizado por um profissional capacitado, o Óleo Essencial de Patchouli pode ser indicado para acne, cicatrização, dor de cabeça, dor muscular, estimulante do sistema nervoso, inflamações de pele e coceira causada por fungos e bactérias, retenção de líquido e edema, entre outros. Isso, graças as suas propriedades farmacológicas.

óleo essencial de patchouli


A seguir, eu irei citar 4 propriedades que fazem o Óleo Essencial de Patchouli ser tão fantástico:



1. O Óleo Essencial de Patchouli atua como antidepressivo.
Ele melhora o humor e está associado ao relaxamento, pois o aroma do Óleo Essencial de Patchouli estimula à liberação de neurotransmissores (substâncias responsáveis por realizar a comunicação entre as células do nosso sistema nervoso) que estão associados ao prazer, como a serotonina. Dessa forma, sentimentos de ansiedade, raiva e tristeza podem ser amenizados.

2. O Óleo Essencial de Patchouli atua contra infecções de pele e micoses:
O Óleo Essencial de Patchouli apresenta atividade antibacteriana e antifúngica, dessa forma pode ser usado contra infecções de algumas bactérias e fungos que podem causar mal a nossa saúde. Além de atuar contra fungos que podem contaminar alimentos.
Por isso, ele é indicado para ser usado em desodorantes naturais e cremes para pés, pois eles irão atuar em regiões propicias ao surgimento de fungos e bactérias.

3. O Óleo Essencial de Patchouli estimula a circulação sanguínea:
Tem atividade vasoconstritora (ou seja, diminui/contrai os vasos sanguíneos), melhorando a circulação e a oxigenação dos tecidos e das células em todo o corpo. Além disso, ele aumenta a quantidade de urina eliminada, diminuindo o edema e excesso de água.

4. O Óleo Essencial de Patchouli funciona como repelente:
Ele apresenta propriedades inseticidas e é muito eficaz em manter os insetos longe. O Óleo Essencial de Patchouli pode ser usado em sprays, loções corporais, vaporizadores, difusores ou em incensos.


De bônus, em 2013, um artigo publicado na revista International Immunopharmacology identificou que o Óleo Essencial de Patchouli tem ação antitumoral em células de câncer colorretal em seres humanos. 
Vale ressaltar que o uso do óleo essencial não substitui o tratamento médico convencional.

ESFOLIANTE PARA PÉS A BASE DE PATCHOULI


O Esfoliante para Pés substitui as esferas esfoliantes de plástico, utilizadas em cosméticos convencionais, por alecrim e canela. Além disso utiliza Óleo Essencial de Patchouli que hidrata peles ressecadas e atua contra aquelas temidas rachaduras no calcanhar.


0 comentários:

Postar um comentário