O que são parabenos?




Te desafio a olhar a data de validade dos seus cosméticos: quanto tempo dura um cosmético convencional? Bastante, não é mesmo.
Isso se deve a presença de conservantes, que tem como função impedir a proliferação de microorganismos (bactérias e fungos) que podem causar danos a saúde.

Até ai tudo bem! O problema é que as indústrias de cosméticos convencionais usam conservantes que são baratos e aumentam muiiiiiito a durabilidade do produto (quanto mais tempo ele puder ficar na prateleira, menos perda de produção a indústria terá), mas que não necessariamente são saudáveis e ecológicos.

Os parabenos são utilizados dessa forma. De acordo com o Food and Drugs Administration, parabeno é uma classe de compostos químicos utilizados como conservantes, principalmente em cosméticos. Há 4 classes mais comuns: metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno.

Ou seja, parabenos são produtos químicos com ampla utilização, já que possuem ação antimicrobiana e antifúngica. Entre os produtos que podem conter parabenos estão produtos para cabelo, maquiagens, desodorantes, hidratantes, esmaltes, produtos infantis entre outros.
parabeno

Parabenos e saúde

Não há evidências suficientes associando os parabenos ao câncer: tanto a Sociedade Americana de Câncer quanto a Agência Internacional pelo Estudo do Câncer, afirmam que, atualmente, não podemos associar essas substâncias ao desenvolvimento de câncer.

Mas, há evidências cientificas associando o uso de produtos com parabenos e alergias e, um ponto de destaque, a associação dessa substância como um desregulador endócrino.
Se você se lembrar das aulas de anatomia e fisiologia humana, o sistema endócrino utiliza hormônios para controlar todo o funcionamento do organismo e a falha em uma glândula afeta todo o indivíduo. É por isso que, durante a nossa vida, avaliamos a concentração de alguns hormônios, como os hormônios produzidos pela Tireóide (T3 e T4) ou pelos nossos Ovários (estrógeno e progesterona).
Assim, a desregulação endócrina é algo que compromete o funcionamento do sistema endócrino. Segundo a União Européia, os desreguladores endócrinos podem danificar diretamente um órgão endócrino; alterar a função de um órgão endócrino; interagir com um receptor de hormônios ou, alterar o metabolismo de um hormônio. Isso acontece inclusive em crianças.

 Lesgislação e uso de parabenos

 Apesar de não haver ligação direta entre parabenos e câncer, a União Europeia considera que também não há dados suficientes para garantir sua segurança. Dessa forma, proíbe várias substâncias dessa classe. Dentro as várias substâncias proibidas pela União Europeia, no Brasil só o benzilparabeno e o pentilparabeno são proibidos como conservantes pela Anvisa.
A Anvisa adota limites de concentração das substâncias usadas em cosméticos e monitora produtos que já estão em comercialização. No Brasil, esse limite máximo é de 0,4% de cada parabeno e um máximo de 0,8% de parabeno total em cosméticos. Porém, o número de diferentes produtos que uma mesma pessoa está exposta é alto e isso deveria ser levado em consideração.

Alternativas aos Parabenos.

No mercado, já existem diversas opções que são livres de parabenos e deixam isso claro nos rótulos.
Além disso, cosméticos naturais utilizam conservantes naturais, como o conservante verde. Eles têm o mesmo papel dos parabenos: impedir a proliferação de microrganismos. Porém, são mais caros e trazem uma faixa de durabilidade menor (até um ano), pontos pelos quais a indústria convencional não os adota.

A escolha do que usamos precisa ser feita de uma forma mais consciente. Levar em consideração o que eu quero para a minha saúde e qual planeta eu desejo deixar para as próximas gerações deve ser colocado em pauta na hora de escolher quais marcas e quais produtos eu levarei para a minha casa.



Referências:
-  https://ec.europa.eu/environment/chemicals/endocrine/documents/reports_en.htm 
- http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422007000300027   
- https://www.medscape.com/viewarticle/508430_4

1 comentários:

  1. Bom dia tudo bem? Procuro novos seguidores para o meu blog. Posso te seguir também com todo prazer. https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir