Será que essa dor de cabeça é sinusite?



Ganhei meu diagnóstico ainda criança: aquela dor de cabeça que eu não sabia explicar era sinusite.

E, desde então, convivemos. Aprendi a identificar os sinais da sua chegada, consigo tomar as melhores decisões de cuidado quando as crises surgem, passei a respeitar esse momento e cuidar de mim.


A sinusite é uma inflamação dos seios da face.

Os seios da face são cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos que dão ressonância à voz, aquecem o ar e diminuem o peso da cabeça e que devem estar “vazios”. Durante um episódio de sinusite, pode haver o acúmulo de secreção nessa região, o que resulta em dor, pressão e sensação de peso na cabeça.


Existem diferentes classificações de acordo com o tempo de duração e intervalo entre as crises, podendo ser algo eventual ou não. No meu caso ela é crônica e sempre me acompanha.


Para mim, o inverno é o pior momento. O clima seco e gelado tende a aumentar as minhas crises. 

O primeiro sintoma que sinto é uma sensação de formigamento na face, especialmente na região da maça do rosto. E ai é batata: logo chega o nariz entupido, a tosse, a secreção e a sensação de estar usando um capacete de chumbo.


sinusite

A origem é multifatorial e pode ser devido a infecções virais, bacterianas ou fúngicas ou ainda reações alérgicas.


Os sintomas incluem obstrução e congestão nasal, rinorreia purulenta, dor ou pressão facial, podendo ou não estar acompanhado de febre.


O tratamento pode envolver lidar com a causa, por exemplo o uso de antibióticos em caso de uma infecção bacteriana, ou aliviar os sintomas, como inalação, uso de descongestionantes, sprays nasais, aplicação local de calor e umidade, drenagem da face, entre outros.


O uso de umidificadores em ambientes mais secos também ajuda a diminuir os sintomas. Nesse inverno, eu investi no meu e não me arrependo. Estou amando e se quiser saber mais sobre o meu umidificador é só clicar aqui.


O essencial? É ter um bom profissional de saúde que te acompanhe a avalie o seu caso com cuidado.


sinusite


0 comentários:

Postar um comentário