Dentre tantas empresas parecidas, como se diferenciar e ocupar espaço na vida dos seus clientes?
O conceito de arquétipos é uma ótima estratégia para praticar a humanização da sua marca, trazendo personalidade, visão de mundo, valores e, consequentemente, criando conexões fortes com o seu público.
Pessoas se conectam com pessoas, isso é fato. Mas é possível trazer características e padrões comumente associados a determinadas personalidades para a sua marca. Assim, quando uma marca assume um arquétipo para comunicar sua personalidade, as pessoas a reconhecem e passam a gostar e confiar, o que leva ao aumento do número de vendas.
Marcas com personalidade bem definida conseguem se comunicar melhor e acabam conquistando a confiança do público de forma mais natural.
O QUE SÃO ARQUÉTIPOS?
O conceito de arquétipos deriva da teoria proposta pelo psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung. Ele postulou padrões (arquétipos) que representam as principais motivações do ser humano. Esses padrões contém traços comuns a todas as pessoas e são capazes de gerar conexões entre um indivíduo e outro.
Na psicologia, o conceito de arquétipo é usado para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social: o sábio, a mãe, o herói, e assim por diante. Esses personagens têm características que já estão no inconsciente coletivo e são facilmente percebidas por todos.
O QUE SÃO ARQUÉTIPOS DE MARCAS?
Após algumas alterações, o conceito de arquétipo passou a ser aplicado na construção de marcas, para traçar a personalidade e se comunicar melhor com os clientes. Definir o arquétipo da sua marca ajudará a criar uma conexão emocional entre a marca e seu cliente ideal.
Pense comigo, qual é o motivo que faz com que as pessoas formem fila para tomar um café no Starbucks? Pode ser que você precise esperar e provavelmente irá pagar a mais do que em outro lugar. Nesse exemplo, entre tantos outros, a marca construiu uma personalidade tão marcante que a conexão gerada com o público remete a um estilo de vida.
Os arquétipos de marca são uma forma de praticar a humanização, mesmo sem ter uma face (uma pessoa, um nome) associado, gerando assim boas estratégias de marketing a partir de gatilhos emocionais.
Existem 12 principais arquétipos para fortalecer a essência da sua marca e criar uma oferta que vai muito além da simples necessidade de ter algo, mirando no desejo, implicações sociais e gatilhos emocionais que envolvem o ato de consumir o seu produto/serviço.
FAÇA O TESTE COMPLETO PARA DEFINIR O ARQUÉTIPO DA SUA MARCA E APLIQUE ESSE CONCEITO PARA AMPLIAR SUAS VENDAS
No
ebook “De eupresa a patroa: tudo o que você precisa saber para
definir a sua marca
e (re)construir o seu negócio!” você
fica sabendo com mais detalhes as características de cada arquétipo.
Além disso, o ebook apresenta um teste completo para você definir
de vez o arquétipo da sua marca e começar a vender mais.
APLICAR O CONCEITO DE ARQUÉTIPOS CONSOLIDA A SUA POSIÇÃO NO MERCADO E GERA UMA PONTE ENTRE O SEU PRODUTO E O CONSUMIDOR.
Desenvolver uma marca com personalidade construída em torno do conceito de arquétipos irá:
- Tornar claro a posição da sua marca no mundo;
- Tornar claro a mensagem que sua marca quer transmitir;
- Fixar a imagem da sua marca na cabeça das pessoas;
- Criar conexões com um público que se identifique com a personalidade da sua marca;
- Gerar uma comunidade leal;
- Aumentar o engajamento com a sua marca;
- Aumentar as conversões e vendas.
Aproveite
o cupom de desconto de lançamento “apatroataon”e garanta seu
ebook pela metade do valor. Lá, você vai entender melhor quais são
as características e motivações de cada arquétipo e como aplicar
na construção da sua marca.
0 comentários:
Postar um comentário