Arquétipos de marca: conheça mais sobre os 12 principais



Na sua cidade quantas pessoas oferecem o mesmo produto/serviço que você? E na internet, como sua marca se destaca dentre tantas outras?

Essas são perguntas que valem a pena você pensar.

E a resposta pode não ser tão fácil, afinal é difícil se destacar e tornar a sua marca sempre lembrada pelo público. Mas não é impossível e aplicar arquétipos na construção da sua marca pode ajudar a alavancar seu negócio.



O conceito de arquétipos é uma ótima estratégia para praticar a humanização da sua marca, trazendo personalidade, visão de mundo, valores e, consequentemente, criando conexões fortes com o seu público. Mas é importante que isso seja feito respeitando o posicionamento e toda a identidade visual da sua marca.


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Existem 12 principais arquétipos de marca utilizados para fortalecer a essência da sua marca e criar uma oferta que vai muito além da necessidade de ter algo, proporcionando compreensão da motivação e dos desejos do seu público-alvo e construindo uma conexão autêntica e duradoura entre a sua marca e seus clientes.


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Quais são os principais arquétipos utilizados na construção de marcas?


❤ FORA DA LEI 

Rebelde, inquieta e disposta a quebrar barreiras.
O arquétipo Fora da Lei usa da sua sensação de incômodo em relação a paradigmas vigentes para revolucionar o que está ao seu alcance. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como fora da curva, além do seu tempo e inovadora.

Arquétipos de marca fora da lei


❤ MAGO(A) 

Misteriosa, visionária, carismática e idealista.
O arquétipo do Mago usa da sensação de magia para criar algo especial e tornar os sonhos reais. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como capaz de transformar o mundo e inspirar as pessoas.

Arquétipos de marca maga

HERÓI (HEROÍNA) 

Corajosa, honrada e forte.

O arquétipo do Herói está pronto para encarar qualquer desafio e não se abala com situações imprevistas. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como capaz de resolver os principais problemas ou ainda inspirar outros a fazê-lo.

Arquétipos de marca heróina


CUIDADOR(A) 

Carinhosa, altruísta, generosa e amorosa.

O arquétipo Cuidador se posiciona frente a assuntos pertinentes no mundo e coloca as pessoas e grandes problemas da humanidade como prioridade. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como instrumento para ajudar e servir.

Arquétipos de marca cuidadora


CRIADOR(A) 

Criativa, não-conformista, inventiva e artística.

O arquétipo do Criador gosta de compartilhar conhecimento e valoriza qualquer ideia. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como visionário e estimulante.

Arquétipos de marca criadora


GOVERNANTE

Líder, responsável, organizada, carismática e autoritária.

O arquétipo do Governante tem a capacidade de unir um grupo de pessoas, criando uma comunidade em torno do seu produto/serviço. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como capaz de restaurar a ordem e criar mais estabilidade e segurança.

Arquétipos de marca governante


AMANTE 

Sensual, afetuosa, romântica, idealista, íntima e exclusiva.

O arquétipo Amante se posiciona fazendo com que as pessoas se sintam únicas e exclusivas. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como capaz de despertar prazer e a necessidade de fazer parte de uma relação única de consumo.

Arquétipos de marca amante


BOBO DA CORTE 

Divertida, despreocupada, irreverente e engraçada.

O arquétipo do Bobo da corte gosta de ver a vida de uma forma tranquila e valoriza o fato de que viver é simples e de que as pessoas podem viver unidas. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como capaz de permitir que as pessoas sejam mais autênticas, mais impulsivas e espontâneas.

arquétipo de marca bobo da corte


CARA COMUM 

Fiel, amigável, solidária e acessível.

O arquétipo do Cara comum tem afinidade com rotina, com a vida descomplicada e não se importa em ser mais um dentre vários. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como acessível e capaz de despertar sentimentos de pertencimento a quem a acompanha.

arquétipo de marca cara comum


INOCENTE 

Simples, otimista, positiva, espontânea e transparente.

O arquétipo Inocente enxerga as situações de forma simples e descomplicadas. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como confiável, honesta, associada a boas virtudes e simplicidade.

arquétipo de marca inocente


EXPLORADOR(A)

Aventureira, pioneira, individualista, ambiciosa e inquieta.

O arquétipo do Explorador tem vontade de descobrir o mundo e não se prende a amarras. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como livre, desafiadora e que te motiva a fugir do tradicional, permitindo viver momentos incríveis.

arquétipo de marca exploradora


SÁBIO(A) 

Inteligente, mentora e analítica.

O arquétipo do Sábio visa estimular o aprendizado e valoriza o raciocínio, está sempre atento as principais tendências, estudos e materiais que possam melhorar o seu entendimento. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como autoridade no assunto, cujas informações são assertivas.

arquétipo de marca sábia



Cada arquétipo de marca possui valores atrelados, características, tom de voz e até mesmo fraquezas específicas.


arquétipo de marca

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