Na sua cidade quantas pessoas oferecem o mesmo produto/serviço que você? E na internet, como sua marca se destaca dentre tantas outras?
Essas são perguntas que valem a pena você pensar.
E a resposta pode não ser tão fácil, afinal é difícil se destacar e tornar a sua marca sempre lembrada pelo público. Mas não é impossível e aplicar arquétipos na construção da sua marca pode ajudar a alavancar seu negócio.
O conceito de arquétipos é uma ótima estratégia para praticar a humanização da sua marca, trazendo personalidade, visão de mundo, valores e, consequentemente, criando conexões fortes com o seu público. Mas é importante que isso seja feito respeitando o posicionamento e toda a identidade visual da sua marca.
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Existem 12 principais arquétipos de marca utilizados para fortalecer a essência da sua marca e criar uma oferta que vai muito além da necessidade de ter algo, proporcionando compreensão da motivação e dos desejos do seu público-alvo e construindo uma conexão autêntica e duradoura entre a sua marca e seus clientes.
No ebook “De eupresa a patroa: tudo o que você precisa saber para definir a sua marca
e (re)construir o seu negócio!” você fica sabendo com mais detalhes as características de cada arquétipo. Além disso, o ebook apresenta um teste completo para você definir de vez o arquétipo da sua marca e começar a vender mais.
Quais são os principais arquétipos utilizados na construção de marcas?
❤ FORA DA LEI
Rebelde,
inquieta e disposta a quebrar barreiras.
O arquétipo Fora da
Lei usa da sua sensação de incômodo em relação a paradigmas
vigentes para revolucionar o que está ao seu alcance. Isso faz com
que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como fora da curva,
além do seu tempo e inovadora.
❤ MAGO(A)
Misteriosa,
visionária, carismática e idealista.
O arquétipo do Mago usa
da sensação de magia para criar algo especial e tornar os sonhos
reais. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista
como capaz de transformar o mundo e inspirar as pessoas.
❤HERÓI (HEROÍNA)
Corajosa, honrada e forte.
O arquétipo do Herói está pronto para encarar qualquer desafio e não se abala com situações imprevistas. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como capaz de resolver os principais problemas ou ainda inspirar outros a fazê-lo.
❤CUIDADOR(A)
Carinhosa, altruísta, generosa e amorosa.
O arquétipo Cuidador se posiciona frente a assuntos pertinentes no mundo e coloca as pessoas e grandes problemas da humanidade como prioridade. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como instrumento para ajudar e servir.
❤CRIADOR(A)
Criativa, não-conformista, inventiva e artística.
O arquétipo do Criador gosta de compartilhar conhecimento e valoriza qualquer ideia. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como visionário e estimulante.
❤GOVERNANTE
Líder, responsável, organizada, carismática e autoritária.
O arquétipo do Governante tem a capacidade de unir um grupo de pessoas, criando uma comunidade em torno do seu produto/serviço. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como capaz de restaurar a ordem e criar mais estabilidade e segurança.
❤AMANTE
Sensual, afetuosa, romântica, idealista, íntima e exclusiva.
O arquétipo Amante se posiciona fazendo com que as pessoas se sintam únicas e exclusivas. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como capaz de despertar prazer e a necessidade de fazer parte de uma relação única de consumo.
❤BOBO DA CORTE
Divertida, despreocupada, irreverente e engraçada.
O arquétipo do Bobo da corte gosta de ver a vida de uma forma tranquila e valoriza o fato de que viver é simples e de que as pessoas podem viver unidas. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como capaz de permitir que as pessoas sejam mais autênticas, mais impulsivas e espontâneas.
❤CARA COMUM
Fiel, amigável, solidária e acessível.
O arquétipo do Cara comum tem afinidade com rotina, com a vida descomplicada e não se importa em ser mais um dentre vários. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como acessível e capaz de despertar sentimentos de pertencimento a quem a acompanha.
Simples, otimista, positiva, espontânea e transparente.
O arquétipo Inocente enxerga as situações de forma simples e descomplicadas. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como confiável, honesta, associada a boas virtudes e simplicidade.
❤EXPLORADOR(A)
Aventureira, pioneira, individualista, ambiciosa e inquieta.
O arquétipo do Explorador tem vontade de descobrir o mundo e não se prende a amarras. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como livre, desafiadora e que te motiva a fugir do tradicional, permitindo viver momentos incríveis.
❤SÁBIO(A)
Inteligente, mentora e analítica.
O arquétipo do Sábio visa estimular o aprendizado e valoriza o raciocínio, está sempre atento as principais tendências, estudos e materiais que possam melhorar o seu entendimento. Isso faz com que a marca envolvida nesse arquétipo seja vista como autoridade no assunto, cujas informações são assertivas.
Cada
arquétipo
de marca
possui valores atrelados, características, tom de voz e até mesmo
fraquezas específicas.
Quer saber mais sobre como aplicar o conceito de arquétipos de marca, além de ter acesso a outras atividades e estratégias para consolidar a sua marca? No ebook “De eupresa a patroa: tudo o que você precisa saber paradefinir a sua marca e (re)construir o seu negócio!” você fica sabendo com mais detalhes as características de cada arquétipoe realiza um teste completo para você definir de vez o arquétipo da sua marca e começar a vender mais.
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