Combina com o quê? Aprenda a usar o círculo cromático e combine cores na hora de criar looks


A combinação de cores na hora de compor um look ainda é um desafio para muitas mulheres.

Seja por medo de errar ou mesmo por praticidade, muitas vezes combinamos as peças do nosso armário sempre da mesma forma. E eu tenho certeza que você já apostou todas as suas fichas em combinar as peças mais coloridas apenas com preto ou branco.


E assim perdemos a oportunidade de criar combinações e ampliar nossos looks.


O círculo cromático é uma excelente ferramente para auxiliar na hora de combinar cores. Ele é composto por 12 cores em diferentes tons de saturação.

Através dele, você consegue testar as combinações que funcionam e hoje eu vou te ajudar a compreender melhor como usá-lo.


O que é o círculo cromático?


O círculo cromático é uma ferramenta visual que organiza as cores de acordo com suas relações e propriedades. Comumente utilizado na arte, design e moda, o círculo cromático ajuda a entender as harmonias e contrastes entre as cores. Na moda, a compreensão dessas relações cromáticas é crucial para criar looks atraentes e estilosos.


O círculo cromático é composto por cores primárias (vermelho, azul e amarelo), secundárias (verde, laranja e roxo) e terciárias, que são combinações de uma cor primária com uma secundária. Essas cores são dispostas de maneira circular e com camadas de diferentes saturações dentro da mesma cor.


como usar o circulo cromático

Ao aplicar o círculo cromático na hora de combinar nossas roupas, podemos criar combinações de cores que se complementam ou contrastam de maneira agradável.

Para usar o círculo cromático é só dar um google, imprimir algum modelo ou ainda comprar opções prontas e fáceis de usar.


Além de usar na hora de criar os meus looks, o círculo cromático é uma ferramenta importante no meu trabalho com o Brechó Achei no Garimpo. Ele me guia na hora de criar coleções, looks, vitrines e até mesmo auxiliar clientes em suas escolhas.


Como usar o círculo cromático?


Já entendemos a importância, agora é hora da mágica. Há várias formas de usar o círculo cromático na hora de compor seus looks e hoje eu vou te apresentar 4 delas.


 Tom sobre tom

Ao usar diferentes tonalidades dentro da mesma cor, você pode criar um look tom sobre tom. Essa combinação traz harmonia para o look, além de ser fácil de aplicar.


como usar o circulo cromático

 Cores Análogas

As cores análogas são aquelas dispostas uma do lado da outra no círculo (vizinhas).

Para compor um look escolhendo a combinação de cores análogas, você pode escolher a cor principal do seu look e usar as mais próximas dela para criar as combinações.

A ideia aqui é gerar pouco contraste e essa costuma ser a forma utilizada em mais elegantes, tradicionais e até mesmo românticos.

como usar o circulo cromático


 Cores Complementares

As cores complementares são aquelas dispostas ao lado contrário da outra no círculo (opostas).

Nesse tipo de combinação o contraste aumenta e cada cor ganha muito destaque no look. Com essa combinação de cores do círculo cromático dá pra compor looks mais ousados, despojados e modernos, principalmente se você apostar em tons saturados.


como usar o circulo cromático

Nem só de cor se faz um look e é importante levar em conta toda a construção na hora de transmitir uma mensagem: dentro dessa combinação de cores há diferentes tonalidades? Qual o estilo das peças? Como é o caimento? Tem diferença nas texturas? A soma de vários fatores é que vai contribuir para transmitir sensação de informalidade, ousadia, elegância, sensualidade, criatividade, entre outros.


 Tríade

Aqui são usadas 3 cores, dispostas em um triângulo no círculo cromático. Resulta em fortes contrastes visuais, mas de forma harmônica. Uma forma de usar 3 cores no look para quem ainda está começando a se aventurar pelo mundo das diferentes combinações é apostar em acessórios, como bolsas e até mesmo sapatos.


como usar o circulo cromático

Vantagens em usar o círculo cromático na hora de compor looks


Usar o círculo cromático na hora de combinar roupas é tipo um atalho fashion e te permite:


- Combinações Fáceis: O círculo cromático te dá esquemas de cores que já funcionam naturalmente juntas. É só seguir e acertar na combinação.

- Harmonia Garantida: Quer um look mais suave? Escolhe cores vizinhas no círculo. Quer chamar atenção? Pega as cores opostas. Harmonia garantida, sem quebrar a cabeça.

- Evita Gafes Fashion: Tá com medo de fazer feio? O círculo cromático evita combinações desastrosas. É quase um guia anti-gafes de moda.

- Versatilidade Infalível: Seja básico ou ousado, o círculo cromático é versátil. Desde looks discretos até explosões de cor, tudo com base em um círculo de confiança.

- Rápido e Prático: Não tem tempo a perder? O círculo cromático é rápido de entender. Um olhar, e você já sabe que cores vão casar bem no seu guarda-roupa.


O círculo cromático é uma ferramenta valiosa na moda, auxiliando na criação de looks que equilibram cores e transmitem intenções específicas. Seja na escolha de combinações harmônicas ou contrastantes, entender a dinâmica das cores é essencial para quem busca expressar sua individualidade por meio do vestuário.


É como ter um assistente pessoal de estilo. Fácil, rápido e com garantia de um visual que vai arrasar.

0 comentários:

Postar um comentário