Xadrez: conheça os diferentes padrões dessa estampa

 



O xadrez é uma das padronagens mais antigas da história e tem se renovado constantemente durante os tempos. Ele já marcou épocas, estilistas e acontecimentos e continua sendo atemporal!


Seja você uma fashionista de plantão ou alguém desligada do mundo da moda, tenho certeza que já teve ao menos uma peça xadrez no seu armário, seja um casaco, uma calça ou até mesmo uma bolsa.


Pode ser que você seja uma amante de xadrez ou ainda que não goste tanto assim (como eu). Mas, você sabia que há diferentes padronagens dentro do xadrezSim, ao longo da história essa estampa se dividiu em diferentes tipos.

Xeque-mate! Vem comigo e eu tenho certeza que até o final desse post você vai encontrar um xadrez pra chamar de seu!


Xadrez Tartã

Marcado por linhas e quadrados, seguindo ângulos retos, o Tartã se caracteriza por um tecido xadrez de lã com a trama bem fechada.

Se você já assistiu algum filme que se passe na Escócia, como Coração Valente, ou até mesmo aquele série Outlander vai entender que a origem desse tecido está ligada aos clãs escoceses do séc XVIII.

Nessa época os kilts, tradicionais saias escocesas feitas de tartã, apresentavam padrões que representavam diferentes grupos.


tipos de xadrez

Xadrez Vichy


Romantismo no ar com esse xadrez cuja padronagem remete aos anos 50 e tem aquele toque quadriculado tipo “toalha de piquenique”. Esse tipo foi batizado em referência à cidade francesa de Vichy.

tipos de xadrez


Xadrez Príncipe de Gales


Formado por linhas diversas e muito finas, o nome remete a sua origem, já que foi um Príncipe de Gales - Eduardo VII - que introduziu esse padrão de xadrez ma moda. Por muito tempo foi um desenho exclusivo da moda masculina, mas hoje veste a todos e com uma elegância sublime.

TIPOS DE XADREZ




Xadrez Pied-de-poule


Esse padrão de xadrez é bem diferente e se destaca por onde passa. O seu padrão é formado por quadrados com pontas alongadas. Tem sua origem também na antiga Escócia, mas entrou para o mundo fashion e da alta-costura ao ser destaque na revista Vogue, em 1934.

tipos de xadrez


Xadrez em todas as estações


É comum vermos casacos, sobretudo, peças em tecidos flanelados, calças mais grossas na em padronagens xadrez. Mas, engana-se quem pensa que o xadrez só faz sucesso no inverno. 

Há inúmeras opções de modelos e cores e o xadrez pode ser usado em estações mais quentes, sem perder seu charme. O segredo é optar por peças mais leves e até mais coloridas.


xadrez outfit verão


Eu sou apaixonada no Xadrez Príncipe de Gales. E você? Qual o seu favorito?



*As fotos foram retiradas da internet, mas se você conhece alguém me avise para eu poder atribuir os devidos créditos


0 comentários:

Postar um comentário