Como ter um blog de sucesso - 1. Planejamento, organização e atualização.




No último mês iniciei uma categoria de posts que pretende englobar dicas para conseguir ter e manter um blog, fazendo com que ele se desenvolva com sucesso.

Hoje vamos ir um pouquinho mais além nos três primeiros itens que estavam na lista de 15 dicas especiais para ter um Blog.

dicas para blogs


1. Planeje:
Antes de começar postando loucamente por ai, “perca” um tempinho planejando como o seu blog será.
Estabeleça itens e responda algumas perguntas, como "sobre o que eu posso falar, sobre o que eu sei falar, eu vou ter tempo para fazer isso, quais ferramentas vou usar, os temas serão amplos ou vou falar de algo específico, quantos dias na semana vou postar".

Se você decidir que realmente quer ter um Blog, “gaste” um tempo planejando e pesquisando sobre qual seria a melhor maneira de começar.
Faça uma lista de temas, pesquise na blogosfera e veja com quais trabalhos você se identifica e quem são os profissionais que te inspiram.
Uma dica importante é conhecer um pouco mais desse mundo virtual. Sugiro os
vídeos da lindíssima Karol Pinheiro. Ela fez tem uma série de vídeos sobre o tema “Quero ser Blogueira" e a cada episódio houve a participação de uma blogueira famosa...Tem dicas incríveis nessa jornada.
Eu, após planejar, fui atrás de alguém que me ajudasse com o layout. Já falei disso aqui nesse post.

2. Organização.
Básico! Se você não se organizar ou o Blog desanda ou o resto da sua vida. Ter um Blog dá trabalho e requer muita disciplina, o fato de você organizar faz com que você economize tempo e tenha um desempenho superior.
Por isso, faça um calendário editorial (ou um Blog Planner), separe quais as categorias que irá criar, em quais dias da semana irá postar o que...
Além de facilitar a sua vida, facilita a do leitor que vai saber que “todas as terças tem dicas de filmes no Blog da Joana”!.
Inclua também dias para interação, dias para a criação do conteúdo, dias para a divulgação.

O Blog Planner me ajudou e ainda me ajuda muiiiiiiiito na hora de organizar minhas ideias. Normalmente essa ferramenta tem inúmeras categorias para que você se organize. Espaço para anotar ideias, montar seu calendário, salvar dados referentes ao crescimento do Blog...
Existem diversos modelos, impressos e/ou arquivos para download. A melhor parte é que existem opções gratuitas para você baixar.
Eu sugiro que você dê uma olhada em várias opções e escolha a que melhor combina com o seu estilo. Por exemplo, eu preciso que seja impresso, adoro rabiscar o papel, grifar, não sou muito da coisa no computador, então planilha no Excel não me agrada muito.
Estou utilizando um feito pela Fran Guarnieri, do Blog Morando Sozinha  (tem disponível para baixar aqui e também tem uma versão linda e mais elaborada disponível para comprar aqui), mas há outras opções mundo a fora (destaque para SernaiottoFollow Your Dreams, Paula Guimarães e Fala Dantas).
Também observe que a composição do Planner pode variar (acabei encontrando páginas que complementam o que eu utilizo).
E nada impede que você crie o seu né?!

 3- Atualize com frequência.
Com base no calendário que criou, tente atualizar com frequência. Muitas vezes é difícil, temos outras prioridades, mas o essencial é ter estabelecido e sempre tentar.
Dois dias por semana? Ok. Vou me esforçar para isso e meu público saberá que dois dias por semana tem post novo. Caso contrário as pessoas desistem de te visitar já que “nunca tem nada de novo aqui!”

Uma dica minha de organização e que se relaciona com o fato de eu conseguir manter a frequência das postagens é que eu tenho uma lista dos grandes temas do Blog -Dicas para Blog, Resenha de Cosméticos, Play List, Feminismo, Moda-, com as datas em que devo postar cada tema (por exemplo, todas as quartas falo de viagem).
Dentro dessa lista tenho sublistas, com os temas que gostaria de falar dentro de cada categoria. Deixo tudo anotado para não esquecer, assim fica mais fácil e quando a criatividade está baixa é só ir na lista e ver o que já havia sido anotado.
Por exemplo, hoje é dia de postar play list, só que não tô sabendo pensar... Lá na minha listinha tem várias ideias: músicas felizes, músicas nacionais, músicas de filmes, músicas dos anos 90... É só escolher uma e pimba.


Espero que tenham gostado das dicas e anota ai: toda ultima sexta do mês tem dicas para blogs!

Se gostou, siga o Blog aqui e no Facebook. Nos acompanhe pelo insta também.

Compartilhe com suas amigas blogueiras!

Não se esqueça de contribuir com o post deixando um comentário: Quais ferramentas você utiliza para organizar e planejar o Blog?

Beijoos..


3 comentários:

  1. oi Thais, todas as suas dicas são muito válidas, eu pessoalmente creio que para ter um blog de sucesso você tem que estar a vontade com o que esta publicando, falar do que gosta e fazer deste um espaço seu!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Thaila! Concordo com você! Até porque sucesso é relativo né? Para algumas pessoas é ter seguidores, para outras é expressar sua opinião, pra outras treinar a escrita. Enfim, com certeza tem que estar a vontade e fazendo por que gosta! Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Como eu queria ser mais organizada - hahahha. Quando o novo layout do meu blog entrou no ar, eu criei um planner para me ajudar - e até disponibilizei no blog <3 - porém, eu continuei nas agendas mais zoneadas da VIDAHHHH! Me organizando do jeito mais desorganizado, eu me empolgo demais quando começo a escrever posts, ai quando vou ver tenho 20 novos e 500 ideias. Estou tentando organizar uma frequência certinha, vendo o que funciona e analisando os dados - vamos ver né hahahaha. Agora vou tentar colocar como meta tudo, que ai não fico no caos da desorganização hahahahaha.

    // Beijoss <3

    ResponderExcluir