Como montar um armário cápsula



Quem é que não quer economizar e ainda assim arrasar nos looks por ai?






Se você já me acompanha há algum tempo já me conhece o suficiente para saber que eu estou refletindo muito sobre meu papel como consumidora.
Nos últimos anos eu mudei muito! E a cada dia tento construir um pouco mais da pessoa que quero me tornar. O caminho é tortuoso! E até eu me compreender, muitas peças de roupas foram compradas e nunca usadas! 
Isso já aconteceu com você?

Eu já contei pra vocês um pouquinho sobre consumo consciente e, em 2017, eu fiquei um mês inteiro sem repetir look. Assim, eu consegui entender  quais peças eu mais usava e me sentia confortável e quais peças eu poderia desapegar.
Em 2018 eu comecei a montar vários looks com uma mesma peça. Buscando sempre variar para não me iludir achando que eu “não tem roupa para sair”.
E o grand finale vem em 2019: eu quero ficar um ano inteiro sem consumir roupas e sapatos! Será que consigo?

Nessa jornada, eu descobri o Armário Cápsula e ele tem me ajudado muito! Esse conceito surgiu na década de 70 e nada mais é do que a ideia de ter peças-chave (básicas e atemporais) que serão combinadas com peças de estação.

“Thais, eu não tô entendendo o que você tá dizendo!”
Então olha esse exemplo. Nessas composições, a minha peça-chave foi o casaco verde militar e com ele eu consegui montar 4 looks diferentes, que me permitiram enfrentar diferentes ocasiões.

armário cápsula

Ter um armário cápsula te permite:
- Usar TODAS as roupas do seu closet;
- Nunca mais reclamar que você não tem roupa, afinal as roupas estavam lá você só não sabia usar;
- Aprender a combinar peças que você nunca imaginava e ousar;
- Conseguir uma diversidade de looks com poucas peças;
- Economizar, comprando apenas peças que você realmente vai usar.

Se você quer começar a montar um armário cápsula presta atenção nessas dicas:
1. Conheça o seu estilo: quais são as cores, estilos, texturas que você mais gosta? Você é mais social ou mais despojada? O que você nunca usaria? O que te faz se sentir confortável?
Leve essas informações em consideração quando for selecionar as peças para compor o seu armário cápsula.

2. Defina peças-chave: essas peças guiarão todo o seu conjunto de combinações. Cores neutras e peças clássicas são mais fáceis de combinar.
Uma calça jeans com lavagem clara. Uma saia de botões. Um casaco preto. Uma camisa listrada... Essas peças já são um bom começo.

3. Compre apenas peças que combinam com algo que você já tem: tudo bem comprar uma blusa super diferente e colorida, contanto que você saiba exatamente quais são as peças-chave que irão combinar. Caso contrário, a blusa irá ficar largada, trancando canto e você terá gasto seu dinheiro à toa.

Me conta um pouco sobre você: como costuma consumir? Você já parou para pensar sobre isso?
E o armário cápsula? Gostou da ideia?
Me segue no instagram, sempre tem dicas de como combinar peças por lá.

Espero que tenham gostado!

Beijos...

0 comentários:

Postar um comentário