Como se vestir no inverno? Camadas para não passar frio

 

Será mesmo que todo mundo fica mais elegante no frio? Ou você sente que no inverno  usa o máximo de roupa que consegue para não passar frio?

O inverno chegou e com ele a preocupação em se manter quentinho, sem perder mobilidade. Afinal, volume não é sinônimo de proteção térmica e acumular muitas peças pode estar longe de fazer você não passar frio.

O ponto chave na construção de um look, especialmente em regiões mais frias como aqui no sul, é saber escolher os melhores tecidos para a estação, além de utilizar uma ordem correta na hora de se vestir.

Como se vestir no inverno

Primeira coisa que precisamos nos ater é a capacidade do tecido em inibir a perda de calor corporal. O tecido em si não é quente ou frio, mas ele pode funcionar como uma barreira entre o seu corpo e o ambiente, fazendo com que todo o calor que você produza se mantenha. Os tecidos são formados por diferentes tipos de fibra e são elas que dão as características da peça.

Pensando nisso, vamos falar sobre alguns tipos de fibra comumente encontradas


1. Poliamida: é um polímero sintético conhecido por sua durabilidade e resistência. Ela é comumente utilizada na fabricação de tecidos como o nylon. A poliamida tem alta elasticidade, é resistente ao encolhimento, é um material leve e de secagem rápida.

2. Viscose: é uma fibra artificial obtida a partir da celulose de madeira ou outras fontes vegetais. É um material macio, sedoso e respirável, tem boa capacidade de absorção de umidade. No entanto, a viscose é menos resistente do que outros tecidos naturais ou sintéticos e tende a encolher ou se modificar quando lavada incorretamente.

3. Algodão: é uma fibra natural cultivada a partir das sementes de plantas de algodão. É macio, confortável, respirável e tem boa capacidade de absorção de umidade. É adequado para pessoas com pele sensível.

4. Poliéster: é um polímero sintético feito a partir de petróleo. É conhecido por sua durabilidade e resistência. No entanto, o poliéster possui baixa capacidade de absorção de umidade, o que pode torná-lo menos confortável em climas quentes.

5. Lã: é uma fibra natural entrelaçada do pelo de ovelhas ou outros animais, como alpacas e cabras. Ela é conhecida por sua excelente propriedade como isolante térmica, o que a torna um tecido ideal para climas frios. A lã é capaz de reter o calor corporal, proporcionando calor e conforto em temperaturas baixas. Além disso, a lã possui boa capacidade de absorção de umidade, o que significa que pode absorver o suor, nos mantendo sequinhas.

6. Acrílico: é uma fibra sintética produzida a partir de produtos químicos derivados do petróleo. É um substituto popular e mais acessível para lã natural. O acrílico tem uma aparência semelhante à lã, sendo macio e quente, mas não possui as mesmas propriedades já que não retém o calor tão eficientemente.


Não existe fibra boa ou ruim. Cada uma irá atender a necessidades específicas, portanto elas diferem nos pontos positivos e negativos.


Segundo ponto importante é ser certeira nas camadas que vão compor seu look. 


Se vestir com três boas camadas é o suficiente para não passar frio no inverno e ficar confortável!


A primeira camada, também conhecida como base layer ou segunda pele, entra em contato com a pele. Aqui, é ideal que ela fique bem próxima a pele, formando uma barreira para que o calor gerado pelo seu corpo não se dissipe. Além disso, é importante que essa camada seja feita de tecidos que dispersem o suor. Caso contrário, você vai produzir calor, suar e esse suor vai ficar ali preso, se transformando em algo molhado e gelado (isso sem contar o fato de gerar mau cheiro). A segunda pele é uma peça de roupa feita com tecido leve e fino, cujo objetivo principal é aquecer o corpo.


A segunda camada também vai oferecer isolamento térmico, impedindo que o calor saia e que o frio entre. Aqui, peças de trico, moletom e fleece ganham destaque. Dê preferência para peças compostas por fibras que favoreçam o isolamento térmico, como lã, algodão e a poliamida .

Como se vestir no inverno


A terceira camada é usada em dias de temperaturas mais baixas e normalmente envolve um casaco ou uma jaqueta. Aqui, destaque para jaquetas de poliéster forradas, casacos em lã batida e até mesmo o couro. Para cada clima uma terceira peça. Como vimos, o poliéster pode ser uma ótima opção externa, porque vai te proteger em tempos úmidos. Quanto mais quentinhas e certeiras as camadas de baixo, menos volumosa a terceira camada precisa ser. Isso faz com que você se mantenha aquecida, mas não perca conforto e mobilidade.


Como se vestir no inverno


Acertando nas camadas não tem erro. Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a se manter quentinha mesmo em dias mais frios. E se você quer saber mais sobre como ter um guarda-roupa otimizado comenta aqui

1 comentários: