Como ter um blog de sucesso - Definindo sua identidade visual.



Já pensou em trabalhar em casa, fazendo o que gosta? Um blog pode ser uma das formas de alcançar esse objetivo! 
E para te ajudar a criar um blog e começar a fazer parcerias, eu criei uma lista 15 dicas para ter um blog de sucesso.

Eu compartilhei um Post Planner (se quiser a sua versão gratuita é só clicar aqui para te ajudar a organizar as suas postagens e hoje vamos falar um pouco sobre identidade visual pra você arrasar no seu cantinho.

Ter uma identidade visual bem definida faz com que as pessoas associem o seu blog a você! Por exemplo, o Adivinha Honey! tem uma cor azul água, com cinza e rosa. Tudo em tons pastéis... E eu tento manter isso nas fotos que posto, na capa do facebook, no meu mídia kit.
Uma forma de construir sua identidade visual é com fotos parecidas e layout exclusivo.

8- Use fotos no post.
Suas, claro!
Mesmo que não tenha a melhor câmera ou que isso não seja seu forte: dê o seu máximo!
Capriche na iluminação, deixe as fotos padronizadas e do mesmo tamanho. Isso contribui para o visual e para a identidade do blog.

Essa é uma das partes que mais mudou nos quatro anos de Adivinha Honey! Eu passei por várias tentativas e por um processo de aprendizado que me trouxe até as imagens que utilizo hoje no blog! 
Mas, eu ainda estou descobrindo ferramentas e vendo até onde eu consigo chegar.
O importante é: tentar!
Tente, poste, mude, procure inspirações... Um dia a gente acha algo que realmente gosta.

Ai vão algumas fotinhos das minhas tentativas!
Note que certas coisas não mudaram muito, como as cores e a ideia principal, já outras variam loucamente.
Atualmente eu tenho me dedicado a construir flatlays. Amo as fotos e as inúmeras possibilidades que posso criar com objetos. Se você visitar meu instagram vai ver que eles tem se tornado a minha marca registrada e eu quero continuar aprimorando a minha técnica. 

Um ponto importante: tente usar fotos que você mesma fotografou! Mas, caso não consiga, cuide com direitos autorais e se for usar foto de outras pessoas sempre dê os créditos.

imagem blog sucesso

imagem blog sucesso

imagem blog sucesso

imagem blog sucesso


9- Tenha um layout e visual legal e crie sua identidade
Tente deixar as coisas mais cleans, com fácil acesso, bonitas, mas sempre levando em conta a identidade que você quer dar ao Blog. Não faça porque Fulana fez, encontre seu jeitinho e tudo irá ficar lindo e aconchegante.

Em relação às imagens, o que eu tento seguir é: sempre o mesmo estilo para cada TAG de post.
Assim, quando as pessoas veem aquela foto de unha vão saber que é do meu blog... Identidade Visual florescendo!
Como eu disse, ainda estou descobrindo qual é essa identidade... Mas essa é a vida não é mesmo? Mudanças e busca por melhorias.

Em relação ao Layout: eu não domino! Por isso contratei alguém para fazer para mim (clica aqui pra ver). Gostei muito do trabalho dessa pessoa e tudo o que existe aqui foi realizado exatamente do jeitinho que eu queria, o estilo do blog me representa.

Essa representatividade é importante para que os leitores te conheçam e associem determinadas "coisas" com você! Isso com certeza vai dar um up na identidade do seu blog.

Dá uma voltinha ai pela blogosfera que você vai ver inúmeros estilos.
E olha que coisa legal: você pode se inspirar nesses estilos! Você só não pode copiar ou usar algo apenas porque a Fulana usa. Use o que te representa, algo que faça com que os leitores fiquem um pouco mais próximos de quem você realmente é.
E, como eu disse, a gente muda, cresce, deixa de gostar de certas coisas. Portanto nada impede que um dia você acorde, olhe para seu blog e pense: “Não, não é isso que eu quero!”

Vou deixar aqui algumas inspirações para você dar uma espiada. Esses blogs são lindos, tem uma identidade visual muito bem definida e me encantam sempre que eu passo por eles. Tem o link logo abaixo das fotos ;)


Se gostou, siga o Blog aqui e curta nossa página do Facebook. Não deixe de nos acompanhar pelos instagram.

Não se esqueça de contribuir com o post deixando um comentário: qual a sua dica para tirar boas fotos? Você acha que identidade visual é importante?

Beijoos..


8 comentários:

  1. Eu demorei um pouquinho pra criar uma identidade legal. E como você não tenho muita experiencia com layouts e contratei alguem.
    Uma das coisas que eu mudei é tentar ao maximo usar imagens próprias no blog, e gostei muita de conseguir fazer isso.
    Obrigada pela indicação <3
    beijos
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
  2. Adorei, todos são super lindos. Adorei muuuuito da Book nerd, é daqueles que a gente sabe que é dela, e não tem nenhum igual. Adorei a postagem, dá pra se inspirar muito. Beijos linda.

    www.mundodefany.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei me ver aí no meio aiuheieuh ♥ Adoro esses tipos de posts, porque a gente acaba agregando conhecimento com relação ao blog. Até porque, blogar não é nada fácil, e ter que se ligar com a aparência e com detalhes pequenos dá trabalho também, mas é tão bom ver nosso cantinho bonito. Postagem ótima.

    ResponderExcluir
  4. Ai que amor ver o blog aí em meio a tantos outros que adoro <3 Obrigada linda! Estou sempre acompanhando esses posts que você faz sobre a blogosfera, sempre tem dicas muito úteis, e fico muito feliz em saber que o blog tem uma identidade visual bacana (apesar de ainda não estar do jeito que eu quero haha)
    Muito obrigada, mesmo! *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É uma emoção danada ver o meu filho virtual sendo citado em uma postagem tão bacana e ao lado de blogs que eu sigo e admiro demais! <3 Muito obrigada, mesmo! Quanto a layout e identidade visual, eu me sinto muito orgulhosa em relação ao do Fleur porque sempre fui metida a fazer sozinha, e lutei por um bom um ano e meio para deixar ele do jeito que eu queria. Claro que a identidade visual e uma coisa ou outra vão mudando e evoluindo, mas, como você disse, sempre do meu jeito, de uma forma que me representa e reflete. Isso é muito importante! Gerar uma marca, uma identidade forte e que seja logo identificada pelos leitores <3 Muito obrigada mais uma vez! Amei <3 Um beijo : *

    ResponderExcluir
  6. Primeiro AMEII o post, já indo ler todos o outras dicas para blogs, hahahaha. Fico muito feliz e honrada, de estar nele <3 - Superrr Obrigada <3 <3.
    Eu demorei a achar um estilo para chamar de meu, até comentei no post sobre o novo layout, porque eu fiquei só três meses com o antigo - o que é muitoo pouco - mas, eu não estava feliz com ele! E de repente, surtei e mudei tudo, o lay comprei - já a identidade construi durante o processo de surto hahahaha.
    Amei suas dicas, sou novo em blogs e tenho muito o que aprender se quero continuar crescendo aos pouquinhos, agora vou tentar me dedicar ao máximo para trazer fotos originais - sua dica valeu de indireta da vida. hahahahah

    Beijosss, <3 <3

    ResponderExcluir
  7. Ai suas lindas! Obrigado por virem aqui e contribuírem com o post e ajudar a amiga com suas dicas sobre blogosfera! <3 #gratidão

    ResponderExcluir
  8. Ah, que legal ver o Pequenos Retalhos ali! Fiquei muito feliz mesmo! Desculpe a demora para vir aqui, mas estava viajando e agora que estou colocando os comentários em dia! Eu tive uma ajuda danada para definir a identidade visual do blog, então é ótimo ver que todo o trabalho foi reconhecido!
    Obrigada!
    Mari

    ResponderExcluir