Guia de limpeza e organização da casa




Conciliar a nossa rotina com as tarefas de casa não é uma missão fácil!!


Eu sempre tive uma rotina de trabalho exaustiva e minha vida se baseia em correr o tempo todo. No meu trabalho eu sou extremamente organizada: tenho planilhas, metas, listas e as coisas quase nunca saem fora do planejado.

Agora, na minha casa a história é outra: tenho a capacidade de desorganizar tudo e a casa, muitas vezes, acaba ficando abandonada e eu vou fazendo “o que dá”.


Tentando conciliar faxina e rotina, em alguns momentos da minha vida eu definia o dia da faxina, aquele dia que estava na agenda pra me dedicar a isso… Em outros momentos eu ia fazendo o básico pra segurar as pontas.


Acontece que ter uma rotina de limpeza e organização facilita muito nos outros aspectos da minha vida, isso sem contar que alivia o fardo do Fer que vive “catando” as minhas bagunças por ai.


- Um ambiente limpo e organizado inspira a criatividade e produtividade.

- É mais fácil relaxar quando está tudo no lugar;

- Ter uma rotina de limpeza tira da cabeça aquela pulguinha atrás da orelha: será que hoje eu lavo a roupa? Arrumo o guarda-roupa? Descanso? Vou no mercado? Ou faço aquele relatório do meu trabalho.


Tirar as coisas da minha cabeça e não ter que ficar pensando se entre todas as minhas atividades diárias eu vou ter tempo pra limpar o fogão me deixam menos ansiosa e aquela sensação de estar perdida e não saber por onde começar vai embora.


Eu sempre soube disso e me organizar no aspecto “cuidados com a casa” sempre foi uma meta na minha vida.


Por isso, fui em busca de guias de organização disponíveis na internet. Queria algo que me auxiliasse e facilitasse meu dia a dia, tornando mais claro por onde começar.

Acontece que a maioria dos modelos prontos não é nem um pouco compatível com a minha vida! São listas enormes, com inúmeras atividades que se alternam entre todos os dias da semana. Isso acabou me deixando mais frustrada e com um sentimento de que não dou conta de tudo.


Talvez quem tenha criado esses guias tenha mais tempo em casa do que eu e não dá pra comparar rotinas diferentes. Ai fica difícil atender as nossas expectativas, ignorar a comparação com o que “as outras pessoas são capazes de fazer” e ser 100% em tudo.


DECIDI CRIAR O MEU GUIA DE ORGANIZAÇÃO E FIZ UMA VERSÃO QUE VOCÊ PODE BAIXAR E PERSONALIZAR DE ACORDO COM A SUA ROTINA!


Esse guia é adaptável e você pode distribuir as tarefas de acordo com a sua rotina.


PLANNER LIMPEZA DE CASA



No topo, listei algumas das tarefas que precisam ser feitas em um apartamento de tamanho médio, com plantinhas e pets (mas sem quintal, calçadas e afins). Se essas tarefas não forem suficientes para você, tem um espaço pra você adicionar “OUTRAS TAREFAS” que podem fazer parte do seu dia.


As tarefas estão divididas entre aquelas de “ALTA FREQUÊNCIA”, que precisam ser feitas mais de uma vez por semana; de “MÉDIA FREQUÊNCIA”, feitas um ou duas vezes por mês e de “BAIXA FREQUÊNCIA”, uma ou duas vezes por ano é o suficiente.


Na hora de se organizar e montar sua rotina de limpeza e organização da casa, leve em conta o tempo que cada tarefa leva e o tempo que você tem disponível. 


CASA LIMPA E ORGANIZADA

Selecione as tarefas que precisam ser feitas na sua casa e pense quanto tempo cada uma leva. Depois disso, você deve distribuí-las de acordo com os dias da semana, semanas do mês e meses do ano. Por exemplo, eu limparei a geladeira toda primeira segunda do mês e lavarei as cortinas no mês de dezembro.


Depois de preencher o seu guia de limpeza e organização da casa é só deixar em um lugar para que todos possam ver!


DICA EXTRA: se mais de uma pessoa ajuda na limpeza e organização da casa, experimente usar canetas de cores diferentes e criar legendas. No nosso roteiro, as minhas tarefas estão em azul e as do Fer em verde. Assim, fica fácil saber o que cada um deve fazer!


PARA BAIXAR O PDF GUIA DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO CLIQUE AQUI.


E se você gostou do guia de limpeza e organização da casa, quer mais conteúdo assim  e está usando o guia, posta uma foto no insta e me marca (@adivinhahoney). Compartilha com a gente a sua rotina de organização!


Beijos...

0 comentários:

Postar um comentário