Bruxas em Curitiba: Conheça o Bosque Alemão


Bruxas em Curitiba? Sim, é isso mesmo que você ouviu! Fomos visitar a casa da bruxa no Bosque Alemão.

Confesso que, apesar de morar aqui há mais de 10 anos, conheço muito pouco dos pontos turísticos em Curitiba. Em 2019, comecei a querer conhecer mais sobre as belezas da nossa cidade e comecei pelo Bosque Alemão.


O Bosque Alemão, localizado no Bairro Vista Alegre, contém 38.000 m² de verde. Ele se localiza na área de uma antiga leiteria no bairro e sua arquitetura remonta e homenageia aos povos germânicos.

O bosque contém uma trilha, bem fácil de andar e não muito longa. O caminho começa por cima, onde o Oratório de Bach recebe os visitantes. Ali, você pode ver a obra, em estilo neogótico, que é a réplica de uma antiga igreja presbiteriana.

Nesse espaço tem uma confeitaria e você pode experimentar alguns doces típicos. Não paramos ali, porque nosso objetivo era respirar o ar puro da trilha (e queimar umas calorias, em vez de ganhar hahaha).

A partir dali inicia-se um caminho repleto de pontes, árvores, e pequenas rodas de água. Já no começo, há uma ponte de madeira que leva ao mirante. Aproveite a vista. É linda!


bosque alemão curitiba



Descendo, a escadaria levará ao bosque e é passeio imperdível. A trilha que segue em meio à mata fechada e descreve, durante o trajeto, o conto João e Maria, dos irmãos Grimm.

No meio do caminho, há uma sala de leitura onde as crianças podem ouvir histórias. A biblioteca é chamada de Casa da Bruxa e às vezes elas estão por lá.


bosque alemão curitiba

Nós visitamos esse lugar durante um sábado, antes da quarentena (começo de 2019). O Bosque estava com muitas pessoas e vimos a Bruxa. Em 2021, visitamos novamente em um domingo e o movimento estava bem baixo. A Bruxa? Estava de folga, fazendo suas magias por ai.

O final do trajeto, todo em descida, e bem fácil de ser percorrido. Ele acaba com uma réplica da fachada de uma casa Alemã. Aproveita para tirar foto nas janelinhas. Ali, tem um gramado, bancos e flores e você pode descansar e aproveitar um tempinho.



A trilha é rápida, em 20 minutos você percorre. Mas, aproveita e leva uma toalhinha, senta no gramado... Dá uma pausa!

Na primeira visita nós fomos de ônibus, com a linha convencional. Pegamos o 020 (Interbairros II sentido Horário) ali no terminal do Campina do Siqueira e descemos na frente da Rede Massa. Na nossa segunda visita, fomos de carro (tem vagas na rua para estacionar). O Bosque Alemão também faz parte do trajeto percorrido pela Linha Turismo.

A entrada gratuita e o horário de funcionamento diariamente é das 8h as 18h (a Casa da Bruxa - diariamente, de 9h a 17h, sendo que a hora do conto acontece nos finais de semana, às 11h, 14h e 16h).

Fica na R. Niccolo Paganini, s/nº, Curitiba - PR - CEP: 80820-200


Quer ver mais detalhes desse rolê? Me acompanha no instagram que postei um vídeo delicinha!

0 comentários:

Postar um comentário