Resenha Episol Color: protetor solar com efeito base vale a pena?


Não existe receita mágica: para ter uma pele saudável é preciso apostar no protetor solar.


Eu sempre tive muita dificuldade em manter o uso do protetor solar como um hábito. Esquecer de usar era mais comum do que usar! Além disso, eu tive dificuldades em acertar uma fórmula ideal para mim.


De uns tempos pra cá eu tenho usado protetor solar em pó com cor e amei o resultado, a eficiência e a praticidade. Então resolvi ampliar as possibilidades e, na minha última compra, investi no protetor em base Episol Color FPS70 da Mantecorp Skincare, uma marca de dermocosméticos.


base Episol Color


Sobre o produto:

Episol Color é uma linha de proteção solar facial com cor que promove perfeita cobertura com efeito natual e uniforme da pele, com efeito matte, toque seco e sem cheiro de protetor, textura leve e fácil de espalhar e rápida absorção. Possui proteção imediata FPS 70 contra os raios UVA, UVB, infravermelho A e luz visível. Disponível em 6 tonalidades desenvolvido para peles brasileiras.”


Minha opinião:

Episol Color vem em uma bisnaga plástica com uma porção transparente, que permite ver a cor do produto. A tampa é de rosca e tem bico aplicador, você consegue usar sem desperdícios.


Nas minhas primeiras aplicações, espalhei com a mão e senti ele um pouco pegajosos, difícil de aplicar de forma homogênea, além de acabar desperdiçando.

Com o pincel a aplicação ficou mais fácil e, logo que você começa a espalhar, o produto vai tomando forma e assentando no rosto. No fim, dá pra dizer que a textura é relativamente fácil de espalhar, não esfarela e acumula um pouco nas linhas de expressão. A absorção é rápida e ele logo se estabiliza.

❤Você também pode querer ler Resenha protetor com base Sunless: protetor solar com efeito base vale a pena?

protetor solar com base

Estou usando o TOM 1 (extra claro) e se encaixou perfeitamente com a minha pele. O fundo é mais para o branco e não para o amarelo, como a maioria dos protetores com “cor universal”.

Como a cor ficou ótima, iluminada e com um ar de pele saudável e ainda por cima cobriu partes das minhas manchinhas, isso pareceu facilitar a vida ocupando o lugar da base. Nas minhas experiências, eu selei com meu pó compacto do dia a dia e finalizei a make como de costume.

Mas, tudo o que é bom dura pouco! Em alguns momentos, a própria aplicação de outros produtos – como blush ou bruma fixadora- já fazem com que a base Episol Color FPS70 se desprenda da pele, formando falhas.

Além disso, nos dias de mais calor foi notável o efeito do suor na fixação. Especialmente na região do nariz e ao redor da boca.


Outro ponto negativo é o fato de que, apesar de ficar sequinha na hora da aplicação, no decorrer do dia a base Episol Color FPS70 começa a transferir, deixando a pele com um aspecto mais oleoso.

base Episol Color


O ideal desse produto é que ele seja usado sozinho, sem outros por cima. Assim, quando ele começar a perder a fixação você pode (e deve) reaplicar de forma rápida e prática. 

Ou seja, quer usar só como protetor e base? Vai funcionar!

Quer finalizar a maquiagem com outros produtos por cima? Não vai dar tão bom!


Esse é um protetor com filtro 100% “químico” e essa mudança ocorreu no último ano, já que a antiga fórmula era híbrida (químico e físico). É importante reaplicar o produto de acordo com o tempo de exposição ao sol.

O produto não tem cheiro de protetor e nem adição de perfume. Tem um cheirinho suave dos próprios ingredientes, mas é só durante a aplicação.



base Episol Color

Preço e onde encontrar?

Eu comprei em farmácia e paguei certa de R$80,00

Mas, você encontra melhores preços: na Amazon está custando R$52,00


❤ Avaliação geral:

As notas variam de 1 (ruim) a 3 (muito bom).

  • Eficiência: 3

  • Cheiro: 3

  • Aspecto: 2

  • Embalagem: 3

  • Preço: 2

  • Rendimento: 3

  • Custo/benefício: 2


Apesar de ter amado a cor e a praticidade de ter proteção e cobertura em um único produto, ainda não estou satisfeita com a durabilidade e com a transferência do produto durante o dia. Por isso, ainda prefiro a versão desse protetor em pó.

❤Você também pode querer ler Resenha protetor Sunless: protetor solar em pó com cor vale a pena?

Vale ressaltar que a ideia desse produto é proteger, com um adicional de ter cor. A indicação é de que ele seja reaplicado durante o dia. Então, é preciso alinhar as expectativas!

Fica dificil reaplicar quando você finaliza a make, mas se você quiser usar apenas a base vai ter sim um coberturada aliada a proteção.

Agora me conta: você já usou a base Episol Color? Tem alguma dica para aumentar a durabilidade?


2 comentários:

  1. Já usei ele e outros, o da vichy é fluído e é ótimo mas deixa um aspecto amarelado. Esse episol sinto o mesmo que você, como coloquei no lugar de base e depois passo blush e ainda moro em um local quente, não funciona, depois de um tempo fico horrível. Hoje eu pago mais caro no da adcos, tanto bastão quanto o fluído, o bastão tem uma cobertura maior mas sinto que marca mais as linhas de expressão, então depende do quanto me sinto velha/feia no dia pra saber qual deles vou usar rssss.

    ResponderExcluir
  2. Essse protetor não e prejudicial para a melasma??

    ResponderExcluir