Manter o guarda-roupas organizado de forma funcional pode ser um grande desafio.
Além da correria do dia a dia, que podem ampliar a bagunça ou mesmo reduzir o tempo disponível para organizar os espaços da nossa casa, saber como tornar o nosso armário funcional e fácil de ser utilizado é algo desafiador.
Para te ajudar, separei algumas dicas que vão facilitaro processo de organizar o seu guarda-roupas
Um dos reflexos de quando não estou muito bem é o meu guarda-roupas: bagunça no armário é sinal de mente bagunçada. E isso faz sentido já que quando estamos cansadas (ou ansiosas, ou frustradas…) acabamos deixando de lado certas coisas básicas, como a manutenção da organização do guarda-roupas. E o contrário é válido: armário organizado é sinal de paz de espírito.
Aqui no #meuapt603 não tem closet e nem armário feito sob medida. Por isso organização é fundamental para uma boa rotina. Assim, decidi dar um trato no guarda-roupas e te convido a vir comigo: dá uma olhadinha ai dentro do seu armário, será que tá precisando de uma organização?
Muito além da organização, um guarda-roupas que facilite a sua vida precisa ser funcional. Isso inclui desde ter as peças corretas ao seu estilo e tamanho, até organizar essas peças de forma que o acesso a elas seja facilitado. E para te auxiliar nessa missão há várias dicas que você pode utilizar na hora de fazer a arrumação do seu armário.
1. Tire tudo e comece do zero
Se o seu guarda-roupas não vê uma organização há tempos, a melhor forma de começar é do zero. Tire tudo de dentro do armário, faça uma boa higienização no guarda-roupas e deixe ele ventilar.
Enquanto isso, comece a próxima etapa: separar as peças por tipo
2. Separe as roupas por tipo
Com todas as roupas fora do armário, olhe para todas as peças e separe por tipo: blusas de fio; calças; saias; blusas sem manga…
Além disso, eu também separo por roupas para ficar em casa, roupas de academia e roupas que uso para sair/trabalhar. Pense nas categorias que são importantes para você e faça com que a organização seja funcional.
Já pensou se todo dia antes de ir para a academia você precisasse abrir uma gaveta para procurar um top, uma porta pra procurar uma legging, a camiseta sabe Deus onde está. Ia ser um caos. Usando a categoria "roupas de academia" como exemplo, separe uma gaveta e já deixe "kits prontos": parte da baixo, de cima e top juntos. Ai é só pegar seu montinho de roupas e vestir. Super prático
3. Faça um detox
Agora que as roupas estão separadas por categoria, é hora de avaliar peça por peça. Será que faz sentido manter todas?
Uma dica é provar as peças que estão paradas no seu guarda-roupa. Aqui, você pode ver o que te serve, o que ainda te representa.
E ai você vai criar categorias para encaixar essas peças, como doação, venda, conserto e até mesmo lavanderia. Dá uma olhada nas próximas imagens, elas podem te ajudar nessa hora.
Aqui eu não coloquei, mas você pode ter a categoria “do coração”, na qual você coloca aquelas peças que não usa mais, mas que possuem apego emocional. O ideal é que elas fiquem em uma caixa organizadora a parte.
4. Escolha um lugar para cada tipo de peça
Tudo separado e com seu devido destino? As peças que ficarão no seu guarda-roupas precisam ser guardadas de forma estratégica: mantenha na altura dos olhos as categorias que mais usa, pensando sempre em trazer praticidade para o seu dia e evitando ter que remexer tudo (e depois arrumar novamente) para achar o que precisa.
Uma dica de ouro é mudar as peças de lugar conforme a estação: no inverno, traga para perto as peças de frio e deixe guardada as de calor e vice-versa.
5. Armazene de forma correta.
Tem peças que ficam melhor em gavetas, outras em cabide. Avalie o tipo da peça, o tecido e a praticidade para manter organizado, e separe.
Para manter a organização do guarda-roupas por mais tempo o ideal é padronizar a forma de dobrar as roupas e os cabides.
- Priorize pendurar roupas que amassem com facilidade ou que sejam mais estruturadas, como blazers, camisas, peças de alfaiataria e tecidos como a seda, o cetim e o linho.
- Outros tecidos como jeans, sarja, malha, camisetas de algodão e tricô, podem ser dobrados e acomodadas em gavetas e prateleiras.
- Peças íntimas podem ser colocadas em colmeias organizadoras, que vão delimitar o espaço de cada peça e facilita a visualização, evitando aquela gaveta bagunçada.
6. Use organizadores
Há uma variedade de itens que podem te ajudar a manter o guarda-roupas organizado: cabides específicos para determinadas peças, separadores para serem usados em gavetas, caixas organizadoras. Use e abuse do que vai facilitar a sua vida.
Nesse link da Magazine Luiza eu separei alguns produtos que podem te ajudarna hora de manter o guarda-roupas organizado.
7. Renove as energias
Guarda-roupas organizado, que tal renovas es energias das suas roupas?
Prepare uma misturinha com óleos essenciais doTerra. Aqui, eu apostei em amor-próprio, para trazer um olhar mais acolhedor para mim, por meio das roupas que utilizo
Seguindo essas dicas fica fácil manter o guarda-roupas organizado. É muito importante que a organização seja mantida e a avaliação das peças e da disposição das mesmas sejam feita eventualmente.
Saber o que consumir e consumir com consciência também ajuda muito na hora de ter um armário funcional. Mas isso a gente fala em outro momento!
0 comentários:
Postar um comentário