Quantos pratos você está equilibrando?



Um ambiente repleto de ruídos atrapalha a nossa vida, criatividade e produtividade.

Diariamente recebemos uma enxurrada de informações que demandam nossa atenção:  você precisa checar seus e-mails; fazer a lista de compras; terminar o relatório; tem aquela mensagem que chegou no whatsapp; a síndica quer saber se você vai na reunião do condomínio... São inúmeras informações vindas dos mais diversos lugares que, além da sua atenção, podem precisar de uma decisão. 

E é nesse processo que a sua energia se dissipa!


Eu parei de responder meus amigos no whatsapp, porque recebi tanto ruído por lá que só de ouvir o toque meu coração já disparava.

Eu parei de produzir conteúdo e interagir nas redes, porque recebi tanto email (sendo a maioria desnecessária) que só de pensar em sentar na frente do computador eu entrava em pânico.


E ai, você precisa dizer não! Para os outros e pra você!


Dizer NÃO dói! Libriana que sou me sinto extremamente desconfortável. 

O problema é que dizer SIM para tudo te torna cansada, ansiosa, sobrecarregada... ESGOTADA!

E ai vem aquela sensação de “eu não vou dar conta de tudo”, ou ainda “eu sou insuficiente e nada do que eu faço está bom!”.


Minha filha, não dá pra empilhar tantos pratos assim. Primeiro que ninguém dá conta de tudo. Segundo, com esse tanto de demanda chegando torna-se impossível focar no que é realmente substancial.  




Então, bora listar nossas prioridades e vamos eliminar tudo aquilo que só atrapalha e suga nossa energia. 


Pra cada sim que eu escolho, vem um não do ladinho. 

Eu escolho preparar meu café da manhã, pra isso eu digo não em comer um pão rapidinho enquanto respondo meus e-mails;

Eu escolho manter minha saúde mental, pra isso eu digo não em responder as demandas do meu trabalho às 23h pelo whatsapp;

Eu escolho seguir gente que me inspira, para isso eu digo não e paro de seguir quem não tem relação com o que preciso nesse momento;  

Eu escolho ter uma empresa que agregue valor aos clientes com produtos e conteúdo de qualidade, para isso eu digo não pra quem acha que eu estou disponível 24h e que posso fazer milagre entregando de uma hora para outra.


Não é fácil, todos os dias quero abrir uma exceção... fazer só mais uma coisa ou estar disponível 100% para todo mundo.   

Tá na hora de parar de pensar em como dar conta de tudo e passar a se perguntar sobre o que você escolhe dar conta!

0 comentários:

Postar um comentário