Menstruação: vamos quebrar esse tabu?

 


Você costuma falar sobre menstruação com as pessoas ao seu redor? E mais, você conhece o seu ciclo menstrual?



Eu já tive muita vergonha e, comparado com quando eu menstruei pela primeira vez, hoje o assunto já rompe barreiras e é tratado com naturalidade. Porém, isso não se aplica a maioria das mulheres.


Um estudo realizado pela marca Sempre Livre, entrevistou 1,5 mil mulheres de cinco países, inclusive do Brasil. E os resultados são assustadores: 54% das mulheres, entre 14 e 24 anos, relataram que não sabiam nada ou tinham poucas informações sobre menstruação no momento da menarca (primeira menstruação).

menstruação dúvidas


Eu sabia o que ia acontecer, sabia que teria que cuidar mais da higiene naquela fase, que eu poderia engravidar porque já era ‘mocinha” – apesar de ninguém ter falado sobre sexo comigo- e que eu não deveria demonstrar quando estivesse menstruando – apesar da minha vó contar para todo mundo.



Durante anos eu tive vergonha de comprar absorvente e sempre pedia para alguém. Se precisasse emprestar algum absorvente era aquele cochicho. E isso acontece com mais 39% das mulheres entrevistadas, que pedem um absorvente emprestado como se fosse um segredo.

menstruação dúvidas

menstruação dúvidas



Não vou entrar no fator histórico-social de como algo natural se tornou tão tabu, mas a gente sabe que a influência dos homens no controle do corpo feminino teve muito impacto. Conhecer o nosso corpo era perigoso em uma época na qual as mulheres tinham como papel servir. E essa repressão contribui para prejudicar a relação com o nosso corpo.

Passamos a esconder, não falar sobre e ainda odiar a menstruação! 57% das brasileiras sentem-se sujas durante a menstruação e mais de 40% ficam inseguras. Por isso, evitam sair, praticar esportes ou mesmo usar a roupa que querem.



Em algum momento da minha vida eu percebi que deveria falar sobre o assunto. Passei a dividir o andar do meu ciclo menstrual com meu companheiro. 

Para a minha avó era isso era uma afronta e eu entendo, anos separam as nossas gerações. Mas, ainda hoje sabe-se que as mulheres têm receio de compartilhar informações com homens cis.



Hoje, eu me sinto livre. Respeito meu ciclo e acolho minhas fases. O Fernando sabe tudo o que acontece com esse útero, inclusive já sabe identificar algumas situações.



O tabu que permeia o ciclo menstrual faz com que as mulheres desconheçam opções para usar durante os dias da menstruação. A porta de entrada no mundo pós menarca é o absorvente. Aos poucos você descobre uma infinidade de possibilidades: com aba, sem aba, suave, seco, noturno, mini…


E para muitas mulheres fica por isso mesmo!


Tem aquelas que se aventuraram pelo absorvente interno.

Mas, há um mundo de possibilidade, o que inclui calcinhas absorventes e coletor menstrual. Com certeza algum método vai fazer com que você lide melhor com essa fase que irá se repetir inúmeras vezes durante toda a sua vida. 


Vamos quebrar esse tabu? Compartilha esse post com as suas amigas e me conta nos comentário qual método você usa?


0 comentários:

Postar um comentário