Guia básico sobre identidade visual para pequenas empreendedoras


Você está começando e empreender ou já tem seu negócio e quer se posicionar melhor no mercado? Então, entender mais sobre identidade visual vai ajudar a destacar a sua marca entre tantas outras.


Várias demandas surgem quando começamos a empreender. Isso inclui desde encontrar fornecedores e otimizar as vendas até posicionar a sua marca no mercado.

Construir uma identidade visual é um ponto chave para que o consumidor se identifique, se sinta atraído e lembre do seu produto/serviço.


Nesse post vamos definir alguns pontos básicos para que você acerte na hora de criar a sua identidade visual.


O que é identidade visual?

Vamos usar um exemplo cotidiano para que você entenda a importância da identidade visual.

Imagine-se em uma doceria: o que faz você escolher entre uma torta ou outra? A textura, a aparência, as cores e todos os detalhes podem gerar desejo em consumir (ou até mesmo o contrário). É no primeiro contato visual que captamos as informações que fazem parte da identidade visual daquela torta e esse conjunto de informações nos faz avaliar se vai valer a pena ou não escolher aquele pedaço.


A mesma coisa acontece com a sua marca!


Entre tantas opções no mercado, que oferecem o mesmo produto/serviço que o seu, o cliente precisa de elementos para avaliar e se identificar (ou não) com a sua marca. Além disso, a identidade visual torna-se quase um crachá para a sua marca, fazendo com que de longe ela seja identificada e que seja lembrada pelo público.


Podemos definir a identidade visual como um conjunto de elementos gráficos, que tem como objetivo transmitir e comunicar para o público toda a construção e características da marca.


Entre os elementos que compõe uma identidade visual podemos destacar: logotipo, paleta de cores, paleta tipográfica, imagens, texturas, emojis, ilustrações, entre outros.

Esses elementos são usados na hora de construir todo o universo visual da sua marca: o ambiente físico; o ambiente digital (site, redes sociais), campanhas de marketing, as embalagens, os mimos, as campanhas, as coleções, etc.


Como definir a identidade visual da sua marca?

Identidade visual não é apenas escolher cores bonitas e a construção da sua marca vai muito além da criação de uma identidade visual.


No ebook “De eupresa a patroa: tudo o que você precisa saber para definir a sua marca
e (re)construir o seu negócio!”
você fica sabendo
como definir sua identidade visual respeitando o posicionamento e identidade da sua marca. Além disso, o ebook apresenta exercícios para você destacar a sua marca e começar a vender mais.


Antes de definir a sua identidade visual você precisa ter clareza sobre:

- Em qual cenário seu negócio está inserido;

- Quais são os valores da sua marca;

- Qual é a missão da sua marca;

- Quem é o seu cliente ideal;

- Qual é a imagem que você quer transmitir;

- Quais são os sentimentos que você deseja despertar.


Todos esses pontos são abordados no ebook e você pode de forma fácil,validada e rápida, aplicar no seu negócio.


identidade visual para pequenas empreendedoras

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Quais são as vantagens de ter uma identidade visual definida?

- Atrair: entre tantos concorrentes, como se destacar e atrair o seu cliente? Como ser a torta escolhida? A construção certeira de uma identidade visual fará com que o seu público ideal se sinta atraído pela sua marca, mesmo em meio há tantas opções;

- Percepção de valor e credibilidade: além das pessoas entenderem que há mais investimento na sua marca (o que gera mais valor), a identidade visual também traz credibilidade e profissionalismo , aumentando a confiança do público para se tornar um consumidor;

- Reconhecimento: ter uma identidade visual única e bem planejada faz com que o cliente reconheça a sua marca de longe;

- Comunicação: a identidade visual permite comunicar e transmitir exatamente o que você deseja com a sua marca;

- Atrai as pessoas certas: a personalidade da sua marca atrairá um público que se identifica. Quanto maior o sentimento de conexão, maior a chance de consumo;

- Melhora a experiência do consumidor: a identidade visual pode ser usada como uma estratégia que gera sensações no consumidor. Quando bem planejada, pode provoca experiências positivas, melhorando a experiência de consumo.


❤ Você pode gostar de ler: Identidade visual para a sua marca: como criar uma paleta de cores no Canva


A identidade visual leva ao reconhecimento e posicionamento da sua marca, gera sentimento de pertencimento e identificação, além de agregar valor.

Com o tempo, a sua marca terá um espaço nas lembranças do público, transformando o processo de consumo em algo praticamente automático.


Empreender pode ser desafiador, mas é possível tornar esse processo maistranquilo sabendo exatamente o que e como deve ser feito. 

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