Como saber quais são as cores da minha paleta? Saiba mais sobre a coloração pessoal.


A moda está sempre mudando e se reinventando e, por muito tempo, fomos reféns das vitrines, das tendências e das modinhas. Isso resultou em muitas compras feitas por impulso, dinheiro mal gasto e roupas que não caíram nada bem no nosso corpo e armário.


Nos últimos tempos, mulheres do mundo todo tem se atentado muito mais para o que elas gostam do que para o que todo mundo está usando. Isso envolve aprender mais sobre o nosso próprio estilo, gostos, preferências e sobre quais cores combinam melhor conosco.


Se você está no time que quer aprender mais sobre você mesma na hora de se vestir, a análise de coloração pessoal é algo que vale a pena investir.


O que é a coloração pessoal?


Sabe aquela peça de roupa que quando você veste te faz receber inúmeros elogios? As pessoas perguntam o que você fez e por que tá tão arrumada, sendo que você só tá usando “aquela roupa”.

É bem provável que a cor dessa roupa esteja na sua cartela de coloração pessoal e destaque o que há de melhor em você.

O contrário também pode acontecer: você usa uma cor e tem a sensação de que algo está errado e você parece mais abatida do que o normal.


Isso acontece pois a combinação entre os pigmentos que formam nossa pele, cabelo e olhos se relacionam com as cores que usamos nas roupas, acessórios e maquiagens e reflete de uma certa forma. A física explica, eu não!

As cores que nos compõe têm características específicas de temperatura – quente, neutra ou fria -, profundidade – claro ou escuro - e intensidade -luminosa ou opaca -, que interferem diretamente nessa forma como as cores se relacionam.


Compreender isso e entender quais são as tuas características e quais cores ficam melhor em ti faz parte do processo para saber qual cartela de cores você pode usar.


A análise de coloração pessoal é feita por uma profissional da área que, bem resumidamente, usa um método comparativo para compreender sobre aquelas características que fazem parte de você: seu contraste pessoal, temperatura da pele, intensidade e profundidade. Juntas, essas características levam à cartela de cores que vai indicar quais tons irão te favorecer.


Quando utilizamos próximo ao rosto uma cor que harmoniza as nossas características, nossa aparência se torna mais iluminada e com um aspecto mais saudável (boca e olhos são realçados, olheiras e manchas são suavizadas). E o contrário você já sabe: quando as cores são usadas de maneira incorreta, a aparência é de cansaço, apatia e até envelhecimento.


Análise de coloração pessoal pelo método sazonal


O Método Sazonal foi criado na década de 1940, por Suzanne Caygill, e traz como fundamento uma relação harmônica entre cores presentes na natureza (mais especificamente as estações) e cores dos nossos elementos pessoais (cor da pele, cabelo e olhos).


Dessa forma, as cartelas de cores estão divididas nas 4 estações do ano: verão, outono, inverno e primavera. Com o passar do tempo o método foi sendo aprimorado e, atualmente, ele se encontra em versões expandidas, com cada uma das estações se subdividindo em três dimensões: temperatura, intensidade e profundidade.

Isso gera 12 possibilidades, cujos nomes se relacionam com a estação de origem e a sua principal característica. Por exemplo cartelas de inverno frio e inverno brilhante são da mesma estação, mas têm características diferentes: para o inverno puro a temperatura das cores deve ser fria, já para o inverno brilhante as cores precisam ser intensas.


análise de coloração pessoal

análise de coloração pessoal


A avaliação da coloração pessoal pelo método sazonal traz uma revolução na forma como enxergamos as cores que nos favorecem. Baseado na teoria das quatro estações, esse método associa paletas específicas a cada indivíduo, criando uma sinergia única entre sua pele, olhos e cabelos.


Para descobrir a paleta associada a sua coloração pessoal, os especialistas em consultoria de imagem fazem uma análise detalhada das características naturais de cada pessoa. A paleta de cores resultante não é apenas uma seleção aleatória, mas uma expressão personalizada que destaca o melhor de cada um.


As vantagens são inúmera! Imagine simplificar suas escolhas de roupas, maquiagem e acessórios, focando nas cores que realmente brilham em você. Adeus à confusão no guarda-roupa e às compras por impulso! Com a análise de coloração pessoal você economiza tempo e dinheiro, investindo apenas nas peças que realmente iluminam sua aparência.


A minha jornada ao descobrir minha paleta de cores


Eu vivi uma fase preto/cinza com uma pitadinha de branco por muito tempo. Foi onde me encontrei no início da vida adulta e ali permaneci por muito tempo. As minhas tentativas de usar cor eram sempre frustradas (depois fui entender que isso aconteceu porquê eu errei feio nas cores).

Análise de coloração pessoal pelo método sazonal

Análise de coloração pessoal pelo método sazonal

Em 2018 eu tive a oportunidade de realizar uma consultoria de estilo e imagem com uma profissional, a Kelly Dutra. Naquele momento tudo era muito novo pra mim, mas eu queria mudar algumas coisas, especialmente porque estava numa fase de mais responsabilidade no meu trabalho.

Uma das etapas da consultoria envolvia a análise de coloração pessoal. Pra minha surpresa o preto, o cinza e o laranja do meu cabelo não estavam na minha paleta.

Antes de continuar essa história vamos a dois fatos memoráveis desse mesmo ano.

1- Concurso da criação da coleção de 10 anos do Artha Atelie

2- Casamento da Bia


O concurso foi uma experiência única, onde a estilista Mari criou um vestido feito para mim apenas ouvindo a minha história. Sem me conhecer. O resultado ficou perfeito e vale a pena ver mais sobreesse momento.

Só que era um vestido preto. Ele se relacionava 100% com a minha personalidade, estilo e ambições daquele momento e preto era a cor que eu mais usava.


Análise de coloração pessoal pelo método sazonal

Logo após teve o casamento da Bia e do Rodrigo. Eu era madrinha e o vestido era pasmem rosa! Eu surtei e achei que nunca daria certo. Eis que encontrei o vestido, dei um toque de preto com o sapato e acessórios e fiquei deslumbrante (modesta). Parecia que eu estava mais bonita, mais vivida.


Análise de coloração pessoal pelo método sazonal

Alguns messes depois, ao fazer a análise de coloração eu entendi que aquele tom de rosa estava na minha paleta. Por isso o resultado foi tão favorecedor.

A minha paleta é a Verão Suave e a mudança do meu armário aconteceu aos poucos e apenas porque eu me senti confortável em fazer e não por ser uma imposição. Eu estava num momento em que queria mudar!

Aos poucos fui adicionando cores no meu armário (e cores que me valorizavam, veja só que maravilha). Depois ousei por algumas estampas e hoje me permito experimentar.

Análise de coloração pessoal pelo método sazonal

Análise de coloração pessoal pelo método sazonal



Eu mudei o cabelo. Esse processo foi um pouco mais duro e a mudança se deu muito mais pela saúde dos meus fios do que pela questão da cor em si.


Análise de coloração pessoal pelo método sazonal

Hoje eu já quase não tenho peças pretas. Permeio em alguns momentos por cores de outras paletas e tá tudo bem! O importante é que eu sei o que me valoriza e como me encontrar entre tantas opções.


Análise de coloração pessoal pelo método sazonal

Análise de coloração pessoal pelo método sazonal


O seu tom de cada cor


Noinstagram do Brechó Achei no Garimpo está rolando a segunda edição do Desafio Cuide-se. Hoje o desafio inclui usar rosa.

Acho que eu escolhi essa cor justamente pelo significado que ela teve na minha mudança: eu tinha pavor de rosa até entender que nem todo rosa é igual.

Trazer isso para o desafio tem o objetivo de mostrar para as participantes que há um mundo de possibilidades e só nos resta abrir um pouquinho a cabeça e experimentar.


rosa de cada cartela

Essa questão de experimentar cores e estampas aqui na minha região ainda é um desafio para grande maioria das mulheres. Presencio isso diariamente atendendo as clientes.

Pode ser que algo seja feito pra nós e a gente esteja com medo de experimentar.


Então bora lá se permitir.


Se você não tem como fazer a avaliação da sua coloração pessoal por enquanto, aqui vão algumas dicas para ser mais certeira nas cores que usa:

- Exclua de vez da sua vida aquela cor que te deixa “estranha”;

- Aposte em mais cores similares a das roupas que te deixam “bonita”;

- Sabe aquele batom ou esmalte que você ama? Provavelmente está na sua cartela, siga seu instinto.


Me conta nos comentários, você já fez sua análise de coloração pessoal? Qual a sua paleta?

0 comentários:

Postar um comentário