Um Pesadelo Americano vai muito além de Garota Exemplar: a vida imita a arte ou a arte imita a vida?

O novo documentário criminal Um Pesadelo Americano da Netflix vai muito além de um caso misterioso e erroneamente confundido com a ficção: ele mostra o quão a justiça é falha e imparcial. Mas, não é o único com uma história de tirar o fôlego, que relata situações inacreditáveis cometidas pelos profissionais que deveriam dar suporte e acolhimento as vítimas.


O documentário Um Pesadelo Americano conta a história de Denise, raptada e estuprada, e que teve sua trágica situação erroneamente relacionada a uma ficção. Muito antes de Denise, temos Marie que também foi vítima do sistema de justiça e teve sua história contada na minissérie Inacreditável, lançada em 2019 também na netflix



O que Denise e Marie tem em comum e que Amy Dunne, na ficção Garota Exemplar, não tem?


um pesadelo americano netflix


Antes de falar desse novo documentário, vamos voltar em 2008 no caso de Marie, que já foi representado pela minissérie Inacreditável disponível na Netflix.


Na minissérie Inacreditável, conhecemos a história real de Marie, vítima de estupro que foi acusada de mentir sobre o crime. Assim como em Um Pesadelo Americano, vemos uma vítima sendo julgada por seu comportamento e por atos relacionados ao seu passado. Em ambas situações, a vítima foi tida como suspeita e mais ainda: foi usada para ser feita como exemplo perante a mídia e a sociedade.


Marie, após ser atacada, se vê em um interrogatório no qual é forçada a contar tantas vezes a sua história que passa a confundir alguns detalhes. Isso, somado ao fato de manter sua calma e postura durante os momentos após um evento traumático, ao seu histórico de vida e ao descaso e despreparo por parte dos policiais e do sistema de justiça, levam-na a assinar uma declaração de que mentiu, sendo assim julgada e condenada, usando-a como um exemplo perante a sociedade.

Somente após alguns anos e vários outros ataques com o mesmo modus operandi é que Marie volta a ser ouvida e tem, enfim, suporte para que a justiça realmente seja feita.


Vamos para 2015 e temos Denise, que após ser sequestrada, tem sua história questionada e banalmente comparada a uma história de ficção (Garota Exemplar). Aqui, Denise também é questionada sobre o seu passado e problemas conjugais, que envolvem ciúmes e traição. Temos também uma história com características dignas de um roteiro de Hollywood: um sequestrador que utiliza de apetrechos e um método não convencional e que, assim como o sequestrador de Marie, utiliza do diálogo e de chantagens para gerar a falsa percepção de que a vítima é responsável pelo que está acontecendo.


Tanto Denise quanto Marie tiveram o infortuno de serem vítimas de homens, cujo sistema de justiça tornou-os impunes e livres para cometer uma série de crimes. Homens que tiveram tempo para aprimorar seus métodos e que conseguiram se livrar de seus crimes, imputando às vítimas a condição de “não serem verdadeiras e beirarem a loucura”.


Algo que me chamou muita atenção nas duas histórias foi a prestatividade desses dois criminosos ao se colocaram como boas pessoas. De formas diferentes, mais ainda assim muito similares, os diálogos com as vítimas trazem um ar de
“bom moço” e de quem “não está fazendo aquilo por mau”. No caso da Marie, o criminoso dá dicas para que ela possa se prevenir de outros ataques, como melhorar a segurança das janelas. Pra Denise, o criminoso tem um ar gentil e deixa claro que é melhor que seja com ele do que com seus comparsas.

Essa postura dos criminosos, que foi futuramente reportada pelas vítimas, faz com que haja desconfiança e julgamento por parte da polícia, como se fosse impossível alguém agir dessa forma.


Foram anos de injustiça, tanto Denise quanto Marie foram colocadas como culpadas por mentir e utilizar de recursos públicos para fins pessoais. A polícia afirma que elas estavam usando de uma situação inventada pra ter destaque ou ainda alterar a sua relação com outras pessoas.


E ai chegamos na Amy, do livro e filme de ficção Garota Exemplar (Gone Girl). O caso de Denise foi erroneamente associado ao enredo do filme. Por alguma razão, os investigadores acreditavam mais em uma possível similaridade entre Denise e a história inventada pela personagem Any, do que no fato de que havia provas que poderiam ter evitado mais sofrimento a vítima e seus familiares.


A vida imita a arte ou a arte imita a vida?


Em Um Pesadelo Americano torna-se claro que o caso foi tratado com desdem e como se só houvesse um único desfecho: Denise estaria copiando o roteiro de um filme.

Já o filme, Garota Exemplar, mostra como uma personagem fictícia pode copiar situações reais e já vividas por tantas Denises, Maries, Marias, Carolinas e milhares de mulheres em todo o mundo. É nítido que a personagem do filme, Amy, possui traços de psicopatologias, misturando a realidade com a ficção para montar uma história que traria apelo social e uma posição de vantagem tanto perante a mídia quanto em relação ao seu marido.


O que fez com que a polícia associasse Denise com a Amy?


Em Garota Exemplar, Amy teve uma infância conturbada. Seus pais criaram uma personagem baseada nela e que teve grande fama. No entanto, a personagem Amazing Amy só trouxe rancor e mágoas para Amy da vida real, que vivia sob a sombra da versão perfeita de si mesma que seus pais criaram.

Ao crescer, ela passou a criar suas próprias regras de relacionamento, o que moldou seu caráter e trouxe a tona seus traços sociopatas. Amy é encantadora, capaz de manipular as pessoas com várias versões de si mesma, fazendo-as acreditar que ela é o que eles querem que ela seja. Ela utiliza dessas várias versões de acordo com o que mais a beneficiará no momento, e isso fica muito claro no decorrer do filme.


Ao descobrir que está sendo traída, simula um sequestro para incriminar seu marido. Isso o coloca em uma posição de culpado, assim como foi feito com o namorado de Denise na vida real.

Após o personagem conseguir reverter a sua imagem perante a mídia e tornar-se um marido aflito por respostas e ansioso pela volta da esposa, Amy muda as regras e retorna com uma história quase inacreditável. Assim, ela engana a todos e tem sua posição de destaque, tornando-se uma queridinha da sociedade e reestabelecendo laços, mesmo que forçados, com seu marido.

um pesadelo americano netflix


Se você quer entender mais sobre a relação dessas histórias, sugiro que assista Inacreditável, Garota Exemplar e Um Pesado Americano.

Todos estão disponíveis na Netflix e vão fazer com que você enxergue além do básico e perceba que a linha que separa a realidade da ficção é muito tênue.













0 comentários:

Postar um comentário