Cronograma Capilar: Recuperando os cabelos em um mês!



Nesse mês eu estou com muito menos trabalho do que o normal (pseudo-férias) e por isso vou ter um tempinho a mais para dedicar a pessoa mais especial da minha vida: EU! 

Brincadeiras a parte, vou aproveitar o mês para cuidar das madeixas e realizar o famoso cronograma capilar!
Você não sabe o que é isso e nem como fazer? Vem comigo que te explico!

cronograma capilar
“Mas, o que é esse Cronograma Capilar?”
Nada mais é do que uma rotina/uma agenda de cuidados para os cabelos. Nela, você vai alterar diferentes tratamentos, como hidratação, nutrição e reconstrução.

“Qual é o objetivo Cronograma Capilar?”
Recuperar os fios de acordo com o que o seu cabelo mais precisa, seja eliminando a porosidade, hidratando e até mesmo restaurando a massa perdida.

“Por que fazer Cronograma Capilar?”
O uso de chapinha, secador, banhos com água muito quente (nesse inverno curitibano), exposição ao sol, mar, piscina, exposição a produtos químicos, entre outros, acabam agredindo os fios. Isso contribui para a perda de nutrientes e minerais e fazendo com que eles fiquem "detonados", ou seja  ressecados, quebradiços, com frizz e sem vida. O cronograma capilar promete fios mais saudáveis.

 “Quem deve fazer Cronograma Capilar?”
Todo mundo. Mesmo cabelos “virgens” precisam de cuidados, o que varia é o tipo de cuidado. Ou seja, o cronograma será criado de acordo com o que o seu cabelo mais precisa! Lembrando que as necessidades mudam conforme as agressões e, às vezes, ele pode precisar de hidratação, outras de nutrição (eu por exemplo estive tingindo meu cabelo todo mês, nos últimos 2 anos).

“Como saber o que o meu cabelo precisa?”
Boa pergunta! Eu não sou expert em cabelos, mas colhi algumas dicas e dá pra gente entender um pouco mais sobre o que está acontecendo com os fios.

Responda essas perguntas: seu cabelo está quebrando? Sem brilho? Fino? Com muita queda? Oleoso? Elástico? Com pontas duplas? Você fez tintura, alisamento, descoloração nos últimos meses? Utiliza chapinha todos os dias?

E assim fica mais fácil entende-lo:
Se o seu cabelo estiver sem brilho, áspero, embaraçado e ressacado, certamente ele precisa de hidratação;
Se o seu cabelo estiver com frizz, poroso e desalinhado, certamente ele precisa de nutrição;  
Se o seu cabelo estiver fino, com pontas duplas, muita queda e quebradiços, certamente ele precisa de reconstrução;

“Como fazer Cronograma Capilar?”
Você vai observar o que o seu cabelo precisa (seguindo as perguntinhas ali em cima) e montar uma agenda, que irá incluir três lavagens semanais com produtos que terão como objetivo hidratar, nutrir ou reparar.

“Para que serve cada etapa do Cronograma Capilar?”
Eu falei semana passada sobre quais são as diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução. Confere clicando aqui.

“Quais produtos devo usar em cada etapa do Cronograma Capilar?”
No decorrer da vida a gente acaba acumulando várias coisinhas. Por isso, eu estou fazendo o cronograma apenas com produtos que já tenho em casa.
Se você quer conhecer outros produtos que podem ser usados, clica aqui.

Aquela imagem lá em cima é da minha seleção. Eu vou começar com um Kit da Haskell (que veio em uma glambox), mas como sei que ele não irá durar o mês inteiro eu vou utilizar outros produtos que eu já tenho.
Seria bom seguir um kit só? Talvez! Mas, vamos economizar e aproveitar o que a gente já tem.
Vale ressaltar que se você segue cuidados No/low Pool deve verificar se os produtos se adequam a sua rotina capilar (não contém as substâncias que você evita usar). Há também quem use produtos naturais específicos em cada etapa (vinagre, óleo de coco...), mas confesso que não entendo muito disso e prefiro ficar quieta do que dizer coisa errada!


Ou seja, com este sistema de tratamento (que dura um mês e pode ser repetido) os fios serão hidratados, nutridos e reconstruídos.
Parece complicado, parece que vai dar preguiça, mas o cronograma promete cabelos mais macios, com brilho e saudáveis.

Se você procurar por ai vai encontrar diferentes cronogramas, que servem como uma orientação. Mas, lembre-se que você precisa observar seu cabelo para ver qual rotina será mais adequada para você!  

cronograma capilar
 É importante respeitar o intervalo minimo entre uma aplicação em outra (pelo menos 48h).
cronograma capilar

O meu cabelo está fino, fraco, desalinhado, quebradiço, com muita queda (senhor abençoa esse cabelo) e por isso vou fazer a rotina para cabelos Muito Detonados. Comecei semana passada e já estou indo para a 5º aplicação, que será uma de reconstrução. Essas fotinhos são de antes de eu começar e, quando eu terminar, eu volto para mostrar os resultados.

Me conta, você já fez algum cronograma capilar? Gostou dos resultados? Quais produtos utilizou?

Espero que tenham gostado... Me acompanha lá no instagram que sempre tem novidades.
Beijos...




0 comentários:

Postar um comentário