Um ano sem anticoncepcional e cuidados com a pele mista



No ultimo ano eu larguei algo que me acompanhava há muito tempo, a pílula anticoncepcional. 

Eu contei como foram os primeiros meses e o por que decidi largar nesse post.
Vale lembrar que a decisão de para o uso da pílula é apenas sua e deve contar com a ajuda de um bom profissional. Cada caso é um caso!

Estão sendo quase 15 meses de luta e não tem sido fácil. Largar a pílula envolve muita preparação (eu já havia tentado mais de 3 vezes) e paciência.
Os primeiros sete meses foram marcados por muita oleosidade (no cabelo e na pele) e por muita inflamação (algumas bolinhas que se formavam no rosto e colo e que doiam muito). 

Isso sem contar o ciclo menstrual, que não existia da forma como conhecemos.
Foram meses de ciclo amnorreico, ou seja, sem menstruação! O que pode gerar paranóias incríveis. 

Nesse período eu procurei uma ginecologista e realizei inúmeros exames para ver se estava tudo certo. A conclusão? Sim, deixe apenas seu corpo se conhecer!

Como eu comecei a tomar a pílula muito cedo, meu corpo nunca teve tempo para se desenvolver em "livre curso", ele sempre foi moldado pela bolotinha hormonal. E eu? Também não o conhecia. 
Demorou um tempo pra gente pegar no tranco.

Agora eu tenho menstruado. Mas, o ciclo ainda não está definido e ele oscila (períodos de menstruação curtos e períodos insanos) e tem intervalos estranhos (mais de 40 dias, menos de 20 dias).

A TPM tem me destruído e eu ainda estou aprendendo a lidar com ela. 
Existem vários métodos para amenizar os sintomas da TPM, como atividade física, alguns alimentos e chás... Mas, como o meu ciclo não está regular, eu não consigo me preparar para ela e quando vejo já to depressiva, sem vontade de fazer nada e sem entender o que está acontecendo. 

ciclo menstrual


O meu corpo está estável. Nada de ganho ou perda de peso absurdos.
E a pele? Ahhhh a pele! Essa ainda dá um trabalho! Só que agora ela não é mais oleosa, ela está mista!

Durante a TPM, as inflamações de pele ressurgem (em alguns meses quase não se nota e em outros elas tomam conta) e os produtos para a pele mudaram, já que há regiões bem secas. 

Uma das minhas ultimas substituições foram os cuidados em limpeza, troquei sabonetes para pele oleosa por um controle de brilho mais sútil.
Vale ressaltar que minha pele também é sensível e eu tenho alergias recorrentes, o que dificulta ainda mais encontrar bons produtos.

A minha ultima aquisição foi esses Kit da Nivea. Eu encontrei eles na inauguração da Ella's Cosméticos do Shopping Total e trouxe para casa o Tônico Adstringente e o Sabonete em Gel

nivea pele mista

 O que os produtos prometem?
Tônico Adstringente: 
"Sua fómula ajuda a remover as impurezas e resíduos de maquiagem que não foram removidos totalmente pelo sabonete, desobstruindo os poros. Contém Extrato de Algas Marinhas que controla a produção de sebo, reduzindo e controlando a oleosidade."

Sabonete em Gel:
"Sua fómula limpa profundamente as impurezas e resíduos de maquiagem com uma microesfoliação, reduzindo e controlando o brilho da pele."

"Ambos limpam e removem impurezas profundamente; possuem extrato de algas marinhas que ajudam a reduzir e controlar a oleosidade; contém vitamina B5; auxiliam na renovação da pele; não possuem álcool etílico e são dermatologicamente testados." 


 Minha opinião:
Eu estou usando e estou amando esses produtos. Um toque sútil de controle a oleosidade, sem agredir a pele. 
Tenho usado no final do dia, para retirar impurezas e restos de maquiagem, e minha pele tem estado ótima.
Meu ultimo período menstrual causou inúmeras inflamações na região do colo. Minha pele estava horrível! Mas, no rosto as mudanças foram bem pequenas, com uma ou outra espinha, e tenho certeza que isso se deve aos bons produtos que tenho usado. Eles ajudam no dia a dia e preparam a pele para as mudanças hormonais que enfrentamos.

Uma das vantagens desses produtos é que eles não deixam a pele extremamente seca, causando aquele efeito rebote depois (de ela produzir o dobro de oleosidade para compensar). 


O preço de cada um está em média R$30,00, mas compensa porque eles tem uma ótima durabilidade.

Se você quer largar a pílula deve contar com o suporte de produtos estéticos!
Parece mimimi, mas tem uma grande influência, afinal foram anooooooos com uma pele fácil de cuidar e de repente bummmm! Uma explosão de coisas que você não sabe lidar, sem contar as mudanças emocionais.

Ter um bom médico do seu lado, ter paciência para se conhecer e investir um pouquinho mais em cuidados com você faz toda a diferença na hora de largar a pílula anticoncepcional. 



Me acompanha no insta e fique por dentro das novidades.
Me conta? Como tá seu ciclo ai? Já pensou em largar a pílula? Ou pra você ela funciona?
Ah, e vamos deixar de tratar como tabu algo que é tão normal e que nos acompanhará por quase toda a nossa vida!


Curta nossa página no facebook e fique ligadinha nas novidades.
Beijos...

0 comentários:

Postar um comentário