Apesar da linha editorial ser extremamente importante e ter grande impacto na forma como a sua marca se comunica com o público/cliente, poucas empreendedoras utilizam essa ferramenta em prol do seu negócio. Por isso, ao longo desse post vamos compreender a importância e como usar esse conceito para fazer a sua marca gerar conexões incríveis.
A Linha editorial é a linha de pensamento que conduz a produção de conteúdo das redes que você utiliza para alavancar e criar conexões para o seu negócio (instagram, facebook, tik tok, blog…).
Sabemos a velocidade na qual uma marca pode crescer na internet e sabemos que no ambiente online o seu negócio pode deixar de ser local para se tornar um grande empreendimento. No entanto, a dinâmica na internet é diferente e aqui só ter uma vitrine não basta. É preciso investir em conteúdo de valor, conexão e identidade com o seu público-alvo.
E é ai que muitas empreendedoras se perdem. Além de toda a rotina de ter um negócio próprio, precisamos pensar em quais informações são relevantes e contribuirão com o crescimento da marca. Para te auxiliar, a linha editorial guiará esse processo e irá te ajudar a definir os assuntos que serão abordados.
Mas antes disso, é importante ter a sua marca fortalecida. No ebook “De eupresa a patroa: tudo o que você precisa saber para definir a sua marca e (re)construir o seu negócio!” você (re)constrói a sua marca e alinha tudo o que precisa para construir sua própria linha editorial.
Para exemplificar o conceito de linha editorial, pense comigo: qual revista fazia sucesso na sua época? A Capricho? A Contigo?
Pense em alguma revista e imagine você folheando página por página. Quais assuntos apareceriam?
Focando na Capricho, com certeza dicas de moda, relacionamento, umas imagens de boys bonitos da época.
É muito improvável que nessa revista haja uma matéria sobre bolsa de valores ou mesmo uma receita para a ceia em família. Isso é óbvio, já que esses assuntos não faziam parte da linha editorial e não aproximariam o público-alvo – podendo fazer o contrário e afastá-lo.
Extrapolando esse exemplo da revista para o seu negócio, a sua linha editorial precisa estar alinhada com as expectativas da sua audiência e ser usada como base para alcançar os diferentes estágios da jornada que o seu público faz, desde o momento em que conhece a sua marca até o momento que efetivamente efetua uma compra.
Vamos voltar à criação de conteúdo, você já sabe que essa é uma peça chave para atrair potenciais novos clientes. Seguindo o exemplo da revista, fica claro que você não pode sair falando de qualquer coisa, caso contrário vai perder tempo e dinheiro.
Para que os conteúdos sejam relevantes na hora de alavancar a sua marca (seja vendendo um produto, oferecendo um serviço ou mesmo se divulgando como influenciadora) é preciso de planejamento e constância. Cada conteúdo precisa ter um objetivo, pois informações aleatórias e que não possuam qualquer relação com as dores e interesses do seu público, não trarão bons resultados. E é ai que a linha editorial se faz tão importante.
Ao estabelecer uma linha editorial para a sua marca, fica mais fácil definir e construir o tipo de conteúdo que você deve criar, além de permitir manter essa produção consistente ao longo do tempo.
Outra vantagem é a possibilidade de que o seu público compreenda de uma forma mais clara como a sua marca se relaciona a ele e que tipos de conteúdo ele pode esperar te acompanhando.
❤ Você pode gostar de ler: Como aplicar o conceito de linha editorial no seu negócio?
Como criar uma linha editorial
Para criar uma linha editorial que alavanque sua marca e atraia um público fiel e engajado é preciso prestar atenção em alguns tópicos:
- O que? Quais são seus objetivos com a linha editorial? Aumentar a visibilidade da sua loja online? Se tornar referência na sua área? Demonstrar o valor do seu produto/serviço?
- Quem? Qual é o tipo de público que você pretende atingir?
- Quanto? Qual será a frequência de postagens e como elas atenderão ao seu funil de vendas?
- Onde? Quais canais você utilizará para divulgar seu conteúdo?
- Como? Como você comunicará? Qual a linguagem utilizada? Que imagem pretende fixar na mente de quem te acompanha?
Para definir esses pontos com clareza é preciso saber qual o posicionamento da sua marca e quem é o seu público ideal. Só assim você conseguirá estabelecer uma relação sólida e que desperte nos seus potenciais clientes.
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