Você aplica o conceito de linha editorial na sua marca?



Apesar de extremamente importante e de ter grande impacto na forma como a sua marca se comunica com o público/cliente, poucas empreendedoras utilizam essa ferramenta em prol do seu negócio. Por isso, ao longo desse post vamos compreender a importância e como usar esse conceito para fazer a sua marca gerar conexões incríveis.


A Linha editorial é a linha de pensamento que conduz a produção de conteúdo das redes que você utiliza para alavancar e criar conexões para o seu negócio (instagram, facebook, tik tok…).

Hoje, sabemos a velocidade na qual uma marca pode crescer na internet e sabemos que no ambiente online o seu negócio pode deixar de ser local para se tornar um grande empreendimento.


Mas, a dinâmica na internet é diferente e aqui só ter uma vitrine não basta. É preciso investir em conteúdo de valor, conexão e identidade com o seu público-alvo.


E é ai que muitas empreendedoras se perdem. Além de toda a rotina de ter um negócio próprio, precisamos pensar em quais informações são relevantes e contribuirão com o crescimento da marca. Para te auxiliar, a linha editorial guiará esse processo e irá te ajudar a definir os assuntos que serão abordados.


linha editorial

Vamos usar um exemplo? Qual revista fazia sucesso na sua época? A Capricho? A Contigo?

Pense em alguma revista e imagine você folheando página por página. Quais assuntos apareceriam?

Focando na Capricho, com certeza dicas de moda, relacionamento, umas imagens de boys bonitos da época.

É muito improvável que nessa revista haja uma matéria sobre bolsa de valores ou mesmo uma receita para a ceia em família. Isso é óbvio, já que esses assuntos não faziam parte da linha editorial e não aproximariam o público-alvo – podendo fazer o contrário e afastá-lo.


Extrapolando esse exemplo da revista para o seu negócio, a sua linha editorial precisa estar alinhada com as expectativas da sua audiência e ser usada como base para alcançar os diferentes estágios da jornada que o seu público faz, desde o momento em que conhece a sua marca até o momento que efetivamente se torna um cliente.


Vamos voltar à criação de conteúdo, você já sabe que essa é uma peça chave para atrair potenciais novos clientes. Seguindo o exemplo da revista, fica claro que você não pode sair falando de qualquer coisa, caso contrário vai perder tempo e dinheiro.



Para que os conteúdos sejam relevantes na hora de alavancar a sua marca (seja vendendo um produto, oferecendo um serviço ou mesmo se divulgando como influenciadora) é preciso de planejamento e constância. Cada conteúdo precisa ter um objetivo, pois informações aleatórias e que não possuam qualquer relação com as dores e interesses do seu público, não trarão bons resultados.



E é ai que a linha editorial se faz tão importante.


Ao estabelecer uma linha editorial para a sua marca, fica mais fácil definir e construir o tipo de conteúdo que você deve criar, além de permitir manter essa produção consistente ao longo do tempo.


Outra vantagem é a possibilidade de que o seu público compreenda de uma forma mais clara como a sua marca se relaciona a ele e que tipos de conteúdo ele pode esperar te acompanhando.



COMO CRIAR UMA LINHA EDITORIAL


Para criar uma linha editorial que alavanque sua marca e atraia um público fiel e engajado é preciso prestar atenção em alguns tópicos:


- O que?

Quais são seus objetivos com a linha editorial? Aumentar a visibilidade da sua loja online? Se tornar referência na sua área? Demonstrar o valor do seu produto/serviço?

- Quem?

Qual é o tipo de público que você pretende atingir?

- Quanto?

Qual será a frequência de postagens e como elas atenderão ao seu funil de vendas

- Onde?

Quais canais você utilizará para divulgar seu conteúdo?

- Como?

Como você comunicará? Qual a linguagem utilizada? Que imagem pretende fixar na mente de quem te acompanha?



Para definir esses pontos com clareza é preciso saber qual o posicionamento da sua marca e quem é o seu público ideal. Só assim você conseguirá estabelecer uma relação sólida e que desperte nos seus potenciais clientes. Quer saber como fazer isso? Vejanesse link como eu posso te ajudar.

0 comentários:

Postar um comentário